Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mr Crowley

3-Ferramentas de gerenciamento do Oracle, como o Developer, quais?

Recommended Posts

Ola pessoaltrampo com SQL 2005, porem aparentemente vou ter que mudar para Oracle algumas aplicacaescomo nao sao aplicacoes grandes, vou utilizar o oracle XE.porem tenho algumas duvidas, porem me aparentem ser bem "simples"1)criacao de bando de dados?tentei usar CREATE DATABASE e por ai vai...como que crio bando de dados no Oracle?2)Estou usando o Oracle Developer 11, porem ele nao conecta no SQL 2000, me da o seguinte erro"UNABLE TO FIND A DRIVER: net.sourceforge.jtds.jdbc.net"procurei esse *.jar na net, coloquei no mesmo diretorio e mesmo assim nao funcionouprovavelmente tenho que fazer alguma referencia para ele conseguir conectarporem nao sei nada a respeito disso3)Alem do Oracle Developer, existe alguma outra ferramente de gerenciamento como ela, que eu possa usar?por enqto é soT+ pessoal

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seguinte,

1 - Não irá conseguir mesmo criar um banco de dados novo utilizando o XE, pois ele permite criar somente um único banco de dados chamado XE que é criado automaticamenten no momento da instalação.

2- Existe junto ao XE, o APEX (Application Builder) da Oracle, que tem o papel de gerenciar o banco de dados e construir pequenas aplicações para os usuários finais, acompanha na instalação, outra ferramente é o SQL Developer da Oracle que fornece gratuitamente no site da OTN (otn.oracle.com), também com o mesmo papel do DEVELOPER.

Abraços, http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Seguinte,1 - Não irá conseguir mesmo criar um banco de dados novo utilizando o XE, pois ele permite criar somente um único banco de dados chamado XE que é criado automaticamenten no momento da instalação.2- Existe junto ao XE, o APEX (Application Builder) da Oracle, que tem o papel de gerenciar o banco de dados e construir pequenas aplicações para os usuários finais, acompanha na instalação, outra ferramente é o SQL Developer da Oracle que fornece gratuitamente no site da OTN (otn.oracle.com), também com o mesmo papel do DEVELOPER.Abraços, http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

alphamekja tirou minhas duvidasvou baixar esse outro "gerenciador" de banco da oraclenesse ponto acho que complicou de poder criar apenas um bancopois ele tambem nao deixa criar outra instancia de banco de dados da oraclevou ter que ver outro banco Free ou tentar convencer de colocarem um Windows 2k3 aquipois o nesse ponto, o SQL Express você consegue criar varios bancos, entao você nao fica "limitado" a apenas 4 gigas de bancobem Obrigado alphamekValueT+ cara

Compartilhar este post

Link para o post

Seguinte,

1 - Não irá conseguir mesmo criar um banco de dados novo utilizando o XE, pois ele permite criar somente um único banco de dados chamado XE que é criado automaticamenten no momento da instalação.

2- Existe junto ao XE, o APEX (Application Builder) da Oracle, que tem o papel de gerenciar o banco de dados e construir pequenas aplicações para os usuários finais, acompanha na instalação, outra ferramente é o SQL Developer da Oracle que fornece gratuitamente no site da OTN (otn.oracle.com), também com o mesmo papel do DEVELOPER.

Abraços, http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Ae Alphamek, pelo menos no Oracle Express dá pra criar outros TableSpace, o console do Oracle não deixa, mas se for na linha de comando deixa, e não so 1, vários, quantos você quiser, isso ja alivia bem. Me corrija se estiver errado. A sintax (basicamente) do comando é:

CREATE TABLESPACE MyDB

DATAFILE 'C:\oraclexe\oradata\XE\MyDB.DMP'

SIZE 100M AUTOEXTEND ON;

Compartilhar este post

Link para o post

MineiroGH,

Está correto, assim como nas outras versões do Oracle, como Oracle Database 10G Enterprise, Standard ou Standard One, você pode criar diversas tablespaces... do modo que preferir e do jeito que quizer. Sendo LMT ou DMT, o que preferir.

Único problema no Oracle XE, que é limite de armazenamento, você pode criar várias tablespaces, porém, no limite máximo de 4GB, acima disso, não mais.

A síntaxe está correta, se precisar de uma completa, segue :

Syntax:

CREATE [UNDO] TABLESPACE tablespace_name
     DATAFILE Datafile_Options Storage_Options ;
Datafile_Options:

'filespec' [AUTOEXTEND OFF]
   'filespec' [AUTOEXTEND ON [NEXT int K | M] [MAXSIZE int K | M]]The Autoextend Maxsize clause will default to UNLIMITED if no value is specified. 

Storage_Options:

DEFAULT [COMPRESS|NOCOMPRESS] STORAGE storage_clause
   MINIMUM EXTENT int {K|M}
   BLOCKSIZE int K
   LOGGING | NOLOGGING
   FORCE LOGGING
   ONLINE | OFFLINE
   PERMANENT | TEMPORARY
   EXTENT MANAGEMENT {DICTIONARY |
      LOCAL {AUTOALLOCATE | UNIFORM [SIZE int K | M]} }
   SEGMENT SPACE MANAGEMENT {MANUAL | AUTO}

Abraços,

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.