Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

milka

Mensagem de Alerta

Recommended Posts

Olá pessoal,

Eu quero fazer o seguinte:

Tenho uma tela de cadastro e quando o usuario não informa o nome ou e-mail e clica em CADASTRAR eu digo a ele que "Voce precisa informar todos os dados !!" ...assim como segue:

if(isset($_POST['cadastro']))	 {	   $nome = $_POST['nome'];	   $email = $_POST['email'];	 if((empty($nome)) or (empty($email)))		   {			  echo "<center>Voce precisa informar todos os dados !! </center>";			  echo "<center><input type = 'button' value = 'Voltar' name = 'btnVoltar' Onclick = 'java script:history.go(-1)'></center>";			  		   } else { 						 .						 .						 .						 .

Mas eu não quero ter que ficar guardando informações em variaveis para depois verificar se ele preencheu os campos do formulario, quero fazer em javascrip algo que confira isso e traga o alerta em uma caixa como um erro do windows ou um alerta..

Alguem pode me ajudar ? Ah! isso aí em cima é em PHP..

[]s

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

esse código php é feito na montagem da página, não é?

se for no onSubmit do form coloque uma função:

funtion teste(){if(document.getElementById('nome_do_campo').value = ''){alert("campo em branco");return false;}}

e por ai que você vai fazendo os outros...

Compartilhar este post

Link para o post

To fazendo da seguinte forma:

tenho uma página chamada colaborador.php onde tenho aqueles INPUT pra criar os texs, os botões ...

E tenho a página acao_colaborador.php que recebe as informações digitadas, qual botão foi pressionado....Nessa eu tenho as variaveis que recebe o conteudo que foi colocado, logo se nada foi colocado dá a mensagem como expliquei ali em cima..

Entendi o código que voce colocou aí em cima, só não sei qual é o onSubmit que voce esta querendo dizer e não entendi onde devo colocar o código... :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, espero que te ajude...

<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN"><html><head><title>Validação</title><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><script>	function valida(){		   campos = document.formulario;		   if (campos.usuario.value == ""){				 alert("O campo usuario deve ser preenchido!");				 campos.usuario.focus();				 return false;		   }		   if (campos.senha.value == ""){				 alert("O campo senha deve ser preenchido!");				 campos.senha.focus();				 return false;		   }	}		   </script></head><body><form action="acao_colaborador.php" method="post" name="formulario" id="formulario" onSubmit="return valida();">  <table width="369" border="1" align="center" cellpadding="1" cellspacing="0" bordercolor="#000000">	<tr> 	  <td width="184" height="36">Usuário</td>	  <td width="175"><input name="usuario" type="text" id="usuario"></td>	</tr>	<tr> 	  <td height="35">Senha</td>	  <td><input name="senha" type="text" id="senha"></td>	</tr>  </table>  <div align="center">	<p>	  <input type="submit" name="Submit" value="Enviar">	</p>	</div></form></body></html>

Valeu!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Me ajudou sim, mas esqueci de uma coisa...Quando eu clico em Cadastrar ele precisa ter prenchido todos os campos, mas quando clico em Excluir ele terá que ter preenchido somente o campo login. Então eu teria que tratar no evento do botão e não no evento do formulário...como ficaria ? Por que quando estou clicando em excluir ele esta me pedindo ainda nome, senha e eu não preciso informar tudo, apenas o login... :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, não te entendi direito...

Fiz um código que creio que seja +ou- o que você está querendo...

Ai vai ele

<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN"><html><head><title>Validação</title><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><script>	function enviar(tipo){		var campos = document.formulario;		var ok	 = 1;		if (campos.usuario.value == ""){			 alert("O campo usuario deve ser preenchido!");			 ok = 0;			 campos.usuario.focus();		}		if (campos.senha.value == "" && tipo == 1 && ok == 1){			 alert("O campo senha deve ser preenchido!");			 ok = 0;			 campos.senha.focus();		}		if (ok == 1)		{		   campos.submit();		}	}		  </script></head><body><form action="acao_colaborador.php" method="post" name="formulario" id="formulario">  <table width="369" border="1" align="center" cellpadding="1" cellspacing="0" bordercolor="#000000">	<tr>	  <td width="184" height="36">Usuário</td>	  <td width="175"><input name="usuario" type="text" id="usuario"></td>	</tr>	<tr>	  <td height="35">Senha</td>	  <td><input name="senha" type="text" id="senha"></td>	</tr>  </table>  <div align="center"> 	<p> 	  <input type="button" name="Submit" value="Gravar" onClick="enviar(1);">	     	  <input type="button" name="Submit" value="Apagar" onClick="enviar(0);">	</p>	</div></form></body></html>

Qualquer coisa responde ai se é isso

Valeu!!!

Compartilhar este post

Link para o post

É isso mesmo !!Na minha situação estou com cinco campos...devo fazer um if para cada um deles ou dá pra colocar todos em apenas um ? É que tentei colocar todos em apenas um e não me foi pra página alguma quando eu cliquei no gravar..Apareceu apenas uma pagina em branco..

Compartilhar este post

Link para o post

Que bom que funcionou

Há várias maneiras de se fazer, o problema é que as vezes um campo pode ser nulo ou não...

Fiz um outro código de exemplo, nele você define os campos que devem ser validados e se eles podem ser nulos

É apenas mais uma alternativa

<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN"><html><head><title>Validação</title><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><script>	function enviar(tipo){				// Variável tipo é o tipo de validação		var campo = new Array(); // Cria array de campos		var nulo  = new Array(); // Cria array indicando se campo		campo[0] = "usuario"; // Define os campos do form para serem validados		campo[1] = "senha";				// No if abaixo define se campo é nulo ou não		if (tipo == 0) // Se apagar		{			nulo[0] = 0; // Aqui está sendo definido que o campo usuário não pode ser nulo no botão apagar			nulo[1] = 1; // Aqui está sendo definido que o campo senha pode ser nulo no botão apagar		} else { // Se gravar			nulo[0] = 0;			nulo[1] = 0;		}		var ok	 = 1;		var tamanho = campo.length;		for (i = 0; i < tamanho; i++) {			var campoform = document.getElementById(campo[i]);			if (campoform.value == "" && nulo[i] == 0)			{				alert("O campo " + campoform.name + " deve ser preenchido!");				ok = 0;					break;			}		}		if (ok == 1)		{		   document.getElementById("formulario").submit();		}	}		  </script></head><body><form action="acao_colaborador.php" method="post" name="formulario" id="formulario">  <table width="369" border="1" align="center" cellpadding="1" cellspacing="0" bordercolor="#000000">	<tr>	  <td width="184" height="36">Usuário</td>	  <td width="175"><input name="usuario" type="text" id="usuario"></td>	</tr>	<tr>	  <td height="35">Senha</td>	  <td><input name="senha" type="text" id="senha"></td>	</tr>  </table>  <div align="center"> 	<p> 	  <input type="button" name="Submit" value="Gravar" onClick="enviar(1);">	     	  <input type="button" name="Submit" value="Apagar" onClick="enviar(0);">	</p>	</div></form></body></html>

Valeu amigo!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.