Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rafael_tst

winbinder, gtk - confusão geral

Recommended Posts

Olá galera, de tanto o pessoal falarm em php gtk e winbinder eu resolvi mecher com esses caras :P

Algumas dúvidas estão me atormentando, quem puder me ajudar, bem vamos lá:

WinBinder:

Achei legal, instalei sem problemas, ele tem um componente chamado FE(Form Editor) que lembra o Delphi, porém eu só consigo colocar coisas no Form, tipo botões etc.. mas não sei como usar, tipo chamar funções etc...

1a - Existe alguma documentação em português disso?

22 - Vi lá no site, que é possivel compilar ele em C, e gerar executaveis, isso é verdade ou eu fiz confusão?

De cara o que mais mas desanimou foi o fato de não achar documentação em Portugues.

PHP-GTK:

Também instalei sem problemas, achei documentação sobre ele, até ai normal,:

1a - se eu fazer um sistema, como eu uso ele, tipo vai ser um monte de arquivo php, ou um único arquivo compilado?, em um site existe várias pasta e arquivos, em um sistema gtk também?

2a - O que é esse tal Gnome? e para que serve?

Bem eu sei que é muita coisa pro pessoal responder, mas eu queria ver realmente qual dos dois eu devo me aprofundar, percebi que o PHP-GTK tem muito mais repercução que o winbinder. O que sugerem?

Desde já muito obrigado por me ajudarem.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola Rafael, achei muito legal o seu tópico, pouca gente trabalha com isso, e eu naum me lembro ter visto post relacionado.Bem, posso explicar um pouco de gtk, pq trabalho com isso, agora WinBinder, não conheço muito, pq quando estudei, algumas coisas me deixaram desanimado.

1a - se eu fazer um sistema, como eu uso ele, tipo vai ser um monte de arquivo php, ou um único arquivo compilado?, em um site existe várias pasta e arquivos, em um sistema gtk também?

sim e não.inicialmente sim, você terá varias pastas no seu sistema. Mais isso pode ser estruturado, para facilitar a vida do desenvolvedor, algo como--main.php--class/----usuarios.class.php----fornecedores.class.php--includes/----functions.php----config.php--img/----ok.png----cancel.png----edit.pnge por ai vai.em questão de compilar, só pagando uma ferramenta da zend, que o faz. e é caro, nunca fui atraz, mais naum vale a pena, até pq sou apto ao opensource. Se você naum for, você pode usar ferramentas que criptografam seu fonte, naum deixando "a olho" de curiosos.

2a - O que é esse tal Gnome? e para que serve?

Gnome eh um gerenciador de janelas, igual a esse que você ta vendo ai do windows, ele gerencia janelas, no linux, assim como o kde, fluxbox, blackbox e muitos outros.A emprensa que desenvolveu o gimp (editor de imagens muito forte nativamente do linux, até comparado ao photoshop por alguns) quando foi desenvolve-lo, precisava de bibliotecas graficas, independentes de outras. Assim ela desenvolveu o GTK, apartir disso, ele foi evoluindo, e ganhando portabilidade a outras linguagens, assim como o PHP.Eu acho que você se confundiu com Gnope. Gnope eh um "pacote" para windows, tipo um pacote run-time.se você instalar o gnope, e colocar a extenssão .phpw nos seus arquivos "executaveis", ele vira um "executavel". Vamos supor que você faça uma telinha. ao invez de ir no cmd, e digitar "php janela.php", você pode dar dois clique no janelas.phpw, capiche?? ;)outra coisa muito legal que existe no PHP-GTK, eh o glade. O Glade eh uma ferramenta para "desenhar" suas janelas. Com ela você pode criar um frame (janela) e arrastar objetos (textfields, grids, botoes, e muitas outras coisas a mais) para dentro dela.pronto, você desenhou seu sistema inteiro, e agora? agora você salva o projeto, e ele gera um xml com a extenssão .glade.no seu codigo, você simplesmente chama uma função do glade, com o arquivo como parametro. e pronto :)Programando para se obter vantagens com isso:o ideal, e o que isso propoe ao meu ver, é se programar em classes. assim você criará front-ends para suas aplicações.vamos usar o exemplo de cima, que cadastra clientes e fornecedores. Se você ja tem as classes que fazem isso, agora eh só fazer um pagina em HTML que com poucos códigos em php efetue os cadastros e pesquisas. O mesmo serve para o gtk: "poxa, meu cliente queria uma coisa plataforma agora". BLZZZ, faz umas janelinhas com o glade, e uns codigozinhos para efetuar os cadastros e pesquisas. "POXA, meu cliente descobiru o linux, e agora ta usando la", muito legal, pode usar =)Eu geralmente dou um nome a isso, multi ambiente, e naum multi plataforma. Veja bem. Voce pode ter tanto o sistema acessado de qualquer lugar (web) como em um notebook usando linux ou window, com a mesma base de codigo.não sei se escrevi muito =) eh que esse eh um assunto que me aprofundei muito e que acho muito interessante, e visivelmente futuristico, pq a cada dia, mais linguagens possuem suporte web e plataforma.se você se interessar pelo assunto, posso fazer um "pacotao" com o gnope, e o glade que uso em casa, assim a gente conversa um pouco por MSN, e te dou ajuda a dar uns passos ;) vamo marca um final de semana, pra mim pode até ser nesse mesmo. OK? espero que tenha gostado, e que tenha lido tudo, pq acho que esse eh meu maior post, escrito na unha hahahhaaabraços e bom aprendizado ;)

Compartilhar este post

Link para o post

ScornInPC, Eu tava preocupado, achando que não ia achar ninguem no planeta terra que se interessaria por GTK ou WinBinder...Muito OBRIGADO MESMO.Comigo ta acontecendo o seguinte, quanto mais eu leio, mais perdido fico e com mais vontade de aprender.Como havia dito eu to com os dois aki, o GTK e o WinBinder, bem como faz 6 horas eu to mechendo com isso, acho que já consegui bastante coisa (fiz uma tela com dois botões, cada um é um site diferente, quando clica abre o site...).Como havia dito eu to na dúvida de qual devo usar, o GTK eu encontrei mais assunto, e o winbinder na unha eu já consegui fazer algo ( Meu pré-navegador).o que eu vi de vantagem no winbinder, é alem dele vim já com programa que monta os elementos gráficos (pelo que entendi no seu post, é o mesmo que o glade do gtk), ele não é 100% orientado a objeto, e pode ser compilado.Já o GTK, tem documentação em português, é mais conhecido, e tem LIVROS sobre ele.Cara, se você puder me dar uma força, pode marcar pra quando você quiser para conversarmos sobre isso, final de semana, amanhã, agora de madrugada, to tão afim de aprender isso, que amanhã mesmo vou comprar o livro de gtk.(heheh)Cara Valew mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

rafael, naum naum vou poder agora pq amanha tampo auehauhe pq vontade naum falta =)um conselho meu. aprenda um, e sómente um, depois aprenda o outro, e sóment eo outro, e compare as duas versões, pq se o que eh estar perdido.amanha vou te providenciar alguma coisa que tenho aqui, espera eu chegar no meu trampo, naum compra na ainda nuam, pq tenho muita coisa aqui. depois você ve se vale a pena comprar ;) ok? to indo nessa vou dormir agora, amanha a gente se fala, me add no MSN ai pra gente conversar um pouco ;)abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Eae Fabyo.Então cara, eu também achei legal o Winbinder, já até consegui fazer umas coisas nele, e ele parece ser mais fácil de mecher, só que eu achei a documentação dele muito pobre, além de estar tudo em ingles, a maioria das funções não tem exemplos, ai fica muito dificil pegar as manhas dele.Você conhece alguma documentação melhor, ou apostila, mesmo estando em ingles?Valew

Compartilhar este post

Link para o post

Rafael, ai esta o glade

http://www.sendspace.com/file/3ptwc7

um exemplo facil de se entender.

crie uma janela e um botao chamado btnTeste e salve

teste.php

$glade = new GladeXML('glade/janela.glade');		 $btnTeste = $glade->get_widget('btnteste');		 $btnTeste->connect_simple('clicked', 'btnTeste_onclick');		 function btnTeste_onclick {				  //ação		 }

ai está. abra o cmd, vá até o diretório que salvou tudo e digite "php teste.php"

;)

Compartilhar este post

Link para o post

fora do site nao, mas eu consegui fazer bastante coisas só com os exemplos que tem la

outra vantagem do Winbinder é que ele ja esta no PECL

http://pecl.php.net/package/WinBinder

sobre o glade tem esse site tbm

http://gladewin32.sourceforge.net/modules/news/

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.