Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

flaviojr

Soma entre campos

Recommended Posts

Olá pessoal sou novato em programação, porém estou tendo que fazer um programa aqui usando mysql 5 e visual basic 6.Como eu faço pra fazer o seguinte calculo entre os campos de tabelas no MySQL e armazenar o resultado.tenho 3 tabelas: tabelaALUNO| Nome| Desconto| valor a pagar| convenio | MensalidadetabelaCurso| curso| mensalidade|tabelaEmpresa|ConvenioPreciso fazer com que na tabela aluno, o aluno que tiver convenio ou algum desconto tenha o valor da mensalidade alterado para o valor diferenciado usando o desconto em porcentagem.Desde já agradeço a atençãoFlávioJr.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Flavio, bem vindo ao fórum !Tem sim como fazer isso, mas antes devo observar algumas coisas na estrutura de suas tabelas. Elas estão "soltas", não há ligação entre elas. Quero dizer que, pelo que você modelou, não tenho como saber em qual curso determinado aluno pertence e o mesmo acontece com a empresa/convenio.Se for o que estou pensando acho que você deve ter uma relação entre alunoXempresaXcurso, daí sim dá pra cruzar estes dados e fazer o que você quer.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Flavio, bem vindo ao fórum !Tem sim como fazer isso, mas antes devo observar algumas coisas na estrutura de suas tabelas. Elas estão "soltas", não há ligação entre elas. Quero dizer que, pelo que você modelou, não tenho como saber em qual curso determinado aluno pertence e o mesmo acontece com a empresa/convenio.Se for o que estou pensando acho que você deve ter uma relação entre alunoXempresaXcurso, daí sim dá pra cruzar estes dados e fazer o que você quer.

Obrigado me aceitar no forumé isso mesmo são três tabelas onde a tabela alunos se relaciona com a tabela empresa, mais eu teho uma outra tabela onde eu matriculo o aluno no curso que é a tabela (tabelaMatriculaXCurso) com os seguintes campos relacionados: `Id_Curso`,`Id_Aluno`e é a partir desta que relaciono o aluno com o curso para assim buscar a mensalidade do curso e caso o aluno tenha convenio eu possa vir a gerar o desconto com determinada empresa eu possa dar o descontoAproveitando uma outra dúvida aqui por exemplo eu tenho a tabelaAlunos e Uma tabelaCidades como eu faço pra que quando eu estiver cadastrando um aluno eu possa ter o nome da cidade ao invés do id_cidade.Walace desde já agradeço pela sua ajuda valew mesmoFlavio Jr.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.