Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Carcleo

problema com mascaras

Recommended Posts

Ok Hugo. Tudo Bem.Ola pessoal, estou com um problema com mascarasComo autenticar mascaras para ela representar como valor vazio.Preciso colocar mascara para mostrar os dados dos campos Estado e CPF_CNPJ e Telefone de uma tabela de certa forma que a mascara não represente caracters digitados para não atrapalhar as auteticações de campo vazio ou verificar a quantidade de caracters digitados.Muito obrigado a todos que de uma maneira ou de outra contribuirem.Meu muito obrigado.Carlos Rocha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok hugo, tudo Bem?

 

É o seguinte:

 

Formulario de Cadastro de Clientes,

No campo CPF, eu coloco uma mascara de CPF pro cara digitar.

Só que, quando vou validar se foi ou não digitado alguma coisa no campo CPF, ou seja se foi enviado como vazio, ainda que o cara não digite nada, a mascara faz com que, por sí só, o campo não seja enviado como vazio.

Preciso fazer alguma coiza que faça validar a mascara como caracters invisiveis, ou seja, sem valor de digitos.

Usei o código abaixo mas não fucionou:

 

if ((DBEditCPF_CNPJ.Text = '') or (DBEditCPF_CNPJ.Text = '   .   .   -  ')) then		  begin			 ShowMessage('Digite o CPF');			 DBEditCPF_CNPJ.SetFocus; // posiciona o cursor			 Abort; // não grava e continua editando		  end;	   if (Length(DBEditCPF_CNPJ.Text) <> 11) then		   begin			  ShowMessage('CPF tem 11 Dígitos');			  DBEditCPF_CNPJ.SetFocus; // posiciona o cursor			  Abort; // não grava e continua editando		   end

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia Carcleo,

 

tudo bem sim, e você??

 

Bom, utilizando a máscara a seguir, eu faço da seguinte maneira...

 

//999.999.999-99if EdtCPF.Text <> '   .   .   -  ' thenBegin  if TestaCPF(EdtCPF.Text) = False then  Begin	Application.MessageBox(PChar('CPF Inválido, Verifique!!!'),'Aviso',MB_OK);	EdtCPF.Text := '';	EdtCPF.SetFocus;  End;EndElseBegin	Application.MessageBox(PChar('CPF Não Preenchido, Verifique!!!'),'Aviso',MB_OK);	EdtCPF.Text := '';	EdtCPF.SetFocus;End;

Dessa forma, se o cliente entrar no campo, não digitar nada... ai ele da a mensagem de não preenchido, caso contrário ele verifica se é válido...

 

Para o CNPJ o processo é o mesmo... apenas substitutindo a máscara que você utiliza...

 

if EdtCNPJ.Text <>  '  .   .   /	-  ' thenBegin  if TestaCNPJ(EdtCNPJ.Text) = False then  Begin	Application.MessageBox(PChar('CNPJ Inválido, Verifique!!!'),'Aviso',MB_OK);	EdtCNPJ.Text := '';	EdtCNPJ.SetFocus;  End;End Else Begin	 Application.MessageBox(PChar('CNPJ Não Preenchido, Verifique!!!'),'Aviso',MB_OK);	 EdtCNPJ.Text := '';	 EdtCNPJ.SetFocus; End;

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok.

 

Mas esse

TestaCPF(EdtCPF.Text)

É uma função??

Qual o código dela?

 

E se eu só quizer testar se o campo esta ou não preenchido sem usar função de validação do CPF?

 

Como eu faço nesse caso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para apenas verificar se não está em branco... faça da seguinte forma...

 

Usando o exemplo do CNPJ...

 

if (EdtCNPJ.Text =  '  .   .   /	-  ') or (EdtCNPJ.Text = '') thenBegin	 Application.MessageBox(PChar('CNPJ Não Preenchido, Verifique!!!'),'Aviso',MB_OK);	 EdtCNPJ.Text := '';	 EdtCNPJ.SetFocus;End;

 

 

Sim, Testa CNPJ é uma função que utilizo para validar o mesmo!!!

 

No caso na seção de Funções e Scripts aqui do fórum tem um exemplo delas... Vale a pena conferir!

 

 

Flw aew!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.