mhrphs 0 Denunciar post Postado Março 7, 2007 Senhores , montei uma rede com windows 2000 server, apesar de estar a 4 anos fora do mercado, e estou com algumas dificuldades.Será que poderiam me ajudar ?! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Igor Yamashita 0 Denunciar post Postado Março 8, 2007 Bom vamos começarAntes de qq coisa preciso saber como é ou como vai ser a estrutura lógica da tua rede....você estruturar uma rede com domínio ou com grupo de trabalho? Se você tiver poucas máquinas você pode usar grupo de trabalho mas se forem muitas recomendo o uso de um domínio.Quantas máquinas você tem ai?O servidor vai ser usado como servidor de dados?Como você quer dividir essa estrutura? Ex: Departamento de vendas, Departamento de Compras, etc...Vamos começar por partes....Obs. Em um domínio, computadores com Win98 não conseguem participar, apenas conseguem se autenticar mas não utilizam os serviços do domínio..... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
mhrphs 0 Denunciar post Postado Março 8, 2007 OK, então:1 servidor - Win 2000 Server - HD 60 - 10 sistema/ 10 sem formatação e 38 dados;2 laptops ocasionais via cabo em XP;10 desktops em XP;12 desktops em 98;1 Switch;1 hub c/ 16 portas;1 impressora laser hp 1200;1 impressora virtual para progs em DOS; A instalação do server 2000 ocorreu no domingo, criei os grupos da seções e coloquei neles dois usuários das seções, sendo um geral e outro diferenciado, pois este deve acessar pastas que os demais não podem.No active directory está assim:Builtin - Usuários padrões;Computers - Os computadores totais, mais os que vierem a integrar a rede;Domain controler- O micro domínio;Users - Todos os usuários da rede, e mais os que virão;TI - A minha seção com : computadores - os 4 da seção e Usuários - o diferenciado, o avançado e o geral da seção; Tenho de criar as pastas de compartilhamento com:Pasta Pública - com acesso a todos e duração de uma semana;Pasta Central - Com acesso à seção por cada usuário individualmente, sem que as demais seções o façam;Pasta de Atualização - Antivírus, softwares e etc...;Pasta de Instalação - Acesso somente de minha seção; A Impressora está instalada no server, via USB, onde todos imprimem, inclusive uma virtual - Generic Only Text, e pegam as impressões na sala; A configuração da rede vem via a central e foi toda aotumática bastando somente fornecer os endereços previamente anotados, onde os 4 IP's que acessam a internet já vem pré-estabelecidos, e os demais acessam somente a intranet; Existem coisas q nem lembro como fazer...Diante disto tudo como proceder agora...Se estiver no caminho certo é claro... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Igor Yamashita 0 Denunciar post Postado Março 9, 2007 As máquinas que possuem Windows 98 não suportam o windows XP ou 2000?O servidor você pode deixar o 2000 Server, mas você me disse pelo msn que a instalação do mesmo não está legal, então seria interessante você reinstalar o sistema operacional, e se houver a possibilidade de colocar um 2003 Server fica mais legal ainda.você comentou tb sobre um problema com um vírus na rede...e nesse caso antes de reestruturar a rede devemos nos certificar de que nenhum tipo de arquivo malicioso está rodando na tua rede.Numa reestruturação completa uma ferramenta interessante a ser utilizada é o Norton Ghost, pois você faz a instalação de um sistema operacional, cria uma imagem do mesmo e nas outras máquinas apenas restaura essa imagem, processo esse que consome muito menos tempo do que uma instalação normal.Sobre um antivírus como lhe falei existem soluções corporativas nas quais você tem ferramentas de gerenciamento interessantes , mas com custo elevado, por exemplo o NOD32.Vamos rascunhando e trocando idéias para fazer um projeto legal de reestruturação da tua rede. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
mhrphs 0 Denunciar post Postado Março 9, 2007 - São máquinas um pouco obsoletas, acho que não suportam nem o XP;- Isso mesmo, acho que será refeita a instalação neste sábado, vou tentar refazer do zero, formatar as duas partições de 10 gb, uma para o sistema e a outra ficará livre, e a de 38 gb que já existe para dados, tentarei deixar todas em NTFS;- Mas num server 2003 como ficariam as estações em XP e 98?, e suas autenticações?;- Estou tentando conseguir o Antivírus - NOD32, hehehe, pelo menos o do SERVER, neste primeiro momento, e planejo instalá-lo junto ao OS neste sábado;- Pensei no GHOST tb, mas as estações diferem muito, talvez seja necessário ser na mão grande mesmo;- Vou usar a arquitetura que já fiz para o 2000, pois ficou tudo muito bem estruturado;Portanto o passo principal neste sábado será a formatação das duas unidades lógicas de 10 gb e a instalação do SERVERque acho será o 2000 mesmo, o problema é este a rede quase não para, então tenho de fazer tudo da forma menos radical possível, para não prejudicar o andamento dos trabalhos das seções.Me deseje sorte... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Igor Yamashita 0 Denunciar post Postado Março 9, 2007 Nas máquinas com Xp fica tudo legal, mas as com 98 se você for fazer uma rede utilizando Domínio, você pode ter algumas dores de cabeça, pois é como eu lhe falei, PCs com Windows 98 não participam de um domínio, apenas conseguem se autenticar Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
mhrphs 0 Denunciar post Postado Março 13, 2007 Bem irmão, fiz uma reparação no server, mas ele tá dando uns freezes estranhos, algumas estações XP não estão aceitando as configurações de logon, quando seleciono as pastas de compartilhamento e defino quem tem acesso uns logons simplesmente passam por cima e enxergam todas as pastas, além de que outros não salvam arquivos pois mostram as pastas em modo somente de leitura. retirei os computadores que tinha criado em computers, para ver se consigo deixar a rede funcionando; deixei os usuários que criei em builter, para ver se melhora o acesso; deixei os usuários e grupos padrão em users; instalei uma versão trial do NOD32, e já consegui achar duas ocorrências do LOVESAN; de tempos em tempos algumas máquinas simplesmente somem da rede....estou em apuros... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Igor Yamashita 0 Denunciar post Postado Março 14, 2007 Sobre as configurações de permissões dos diretórios, você tem que ficar bem atento pois uma má configuração pode ser o mesmo que atirar no próprio pé....Para cada diretório você pode configurar dois tipos de permissão: as do compartilhamento e as permissões NTFS.... Aqui vão dois links que falam de maneira bem clara sobre o assunto. http://www.microsoft.com/brasil/technet/se...nas/sm1105.mspx http://support.microsoft.com/kb/304040/pt Agora sobre os computadores sumirem da rede realmente é bem estranho.... você fez aquela limpeza geral da rede ou apenas no servidor? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
mhrphs 0 Denunciar post Postado Março 14, 2007 Hehe... Havia uma pasta raiz das outras pastas com compartilhamento para todos e com permissões somente de leitura, efetuei a retirada do compartilhamento dela e redefini os das seções, vou ver hoje como ficou tudo. Executei a limpeza e restauração no servidor, nas estações ainda estou em trabalho, pois como disse antes, a rede não pode parar. Estou usando a versão trial do NOD32, por enquanto, tanto no server quanto em algumas estações, e encontrei ocorrências do LOVESAN na pasta WINNT do server, alguma sugestão.... Redimensionei o tamanho dos acessos à rede, diminuindo os usuários e grupos, deixando apenas dois logons gerais e um avançado para cada seção. Se puder me indique as configurações de logon de usuários mais apropriada para as estações, tanto em XP quanto em 98, pois venho encontrando dificuldades com isso e as estações com 98 são muito fraquinhas... E, se ainda tiver saco, gostaria que me desse uma força na nomeação e atribuição dos computadores da rede, pois quando tentei cadastrá-los havia logons que não acessavam, ou diziam que haviam nomes duplicados na rede...Agradecido..... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites