Guilherme Medeiros 0 Denunciar post Postado Maio 12, 2007 eu na verdade experimentei mto rapido o cake e o ci que acabei nem conseguindo faze nada por falta de tempo... mas o que vocês acham de montarmos uma comunidade brasileira de ci? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Void : 0 Denunciar post Postado Maio 12, 2007 tá thiagoaos , tá tá ...Use o cakephp com php4 entao, e seja feliz!ps.: Eu tentei ver a codificação, a api do frameworks, mas não consegui, o site ficou todo bagunçado no Ie. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
thiagoaos 0 Denunciar post Postado Maio 13, 2007 Void, moral, antes de falar as coisas pesquise um pouco, se você acha que o cakephp é feito em cima do php4 da uma olhada nessa classe http://api.cakephp.org/model__php5_8php-source.html e em outras mais. php 4 o construtor é declarado com __construct ou com o nome da classe? da uma olhada na doc e veja a resposta http://www.php.net/manual/pt_BR/language.oop5.decon.php Não consigo entender como tem gente que pontua coisas sem pesquisar antes. E outra eu uso CI como já falei aqui antes. Não estou defendendo nada só corrigindo argumentos que acho errados. Bom, pra mim basta. ------ Guilherme, sobre a comunidade é uma boa, mas para dar certo é preciso ter gente com tempo e com experiencia para se decidar. Ai só procurando para ver se tem disponiveis. Seria uma boa criar videos em pt, a comunidade desenvolver plugins entre outros ... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Void : 0 Denunciar post Postado Maio 13, 2007 cara ...não sou um programador amador velinho ... numa boa...presta atenção no modo de programação dessa API.Não adianta porcaria nenhuma os desenvolvedores dessa ferramenta utilizarem o php5 para programar em php4.Não digo coisas infundadas, pode ter certeza, falo com base no que eu vi.Cade o encapsulamento (visibilidade) ???Falta um bom esquema de herança entre os objetos, é tudo muito generalizado.Na boa, isso não muda nada sobre oque eu penso sobre este frameworks.Mas deixa pra la, essa discussão não vai chegar a lugar nenhum ...abbrasss Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
thiagoaos 0 Denunciar post Postado Maio 14, 2007 Quem falou que você era programador amador?Claro que tem que ser genérico para permitir de forma fácil a extensão do framework.E outra, quando a questão do encapsulamento, se o cakephp não utiliza private, public ou protect em seu atributos e métodos da maioria de suas classes, é porque tem motivo, motivo esse que deve ser o mesmo pelo o qual o CI não utiliza. Compatibilidade entre o php4 e 5. Baixa o CI, vai na pasta system\libraries e dá uma olhadinha se alguma classes daquela utiliza encapsulamento.Agora no entanto ambos frameworks mesmo não utilizando private, public, protected, eles utilizam setters e getters e acessam os atributos através destes. Em pratica eles seguem o encapsulamento, porém não 100%, pois para manter compatibilidade isso não é possível.E como você falou, essa discussão não vai chegar a lugar nenhum.E se o cakephp tem classes mal feitas devido ao encapsulamento e a seu modelo de herança então o CI peca da mesma forma.Como eu falei, basta olhar os fontes e comparar.Na minha opnião a grande vantagem que o CI leva em relação ao cakephp, é a ótima documentação e a simplicidade no uso.O uso do cake também é simples porém o CI consegue ser mais.O ponto ao qual eu utilizo o CI, é devido a documentação, pra mim um bom framework tem que ter uma boa documentação. E nisso o cake deixa a desejar.abraços. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Void : 0 Denunciar post Postado Maio 14, 2007 não entendo o porque manter uma compatibilidade com algo que tem tudo para entrar em desuso (php4) quando eu disse que não sou programador amador, foi pelo simples fato de dizer "moral, antes de falar, pesquise" ... não vou nem falar nada sobre este comentário, não vale a pena. Mas é isso ae, PRA MIM, na minha humilde opnião, não é uma boa documentação que define se o frameworks é bom ou não, quem define isso é o programador, "o cara" que conhece o frameworks por completo, tem ciencia de todos os recursos existentes. e com relação a: Claro que tem que ser genérico para permitir de forma fácil a extensão do framework.Desculpa, mas nada a ver cara !O frameworks deve ser flexivel ? Sim, de fato, mas sua flexibilidade não deve ser algo que resulte em uma codificação desorganizada. Deve se entender muito bem o contexto de abstração de objetos carinha ... abrasss Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
thiagoaos 0 Denunciar post Postado Maio 14, 2007 não entendo o porque manter uma compatibilidade com algo que tem tudo para entrar em desuso (php4)Porque você não vai falar isso para o pessoal do CI, do cakephp e vários outros frameworks php. Se eles mantem a compatibilidade é porque muita gente ainda utiliza.Se eu falei para você pesquisar foi porque você falou coisas sem sentido, tais como, dizendo que o cakephp é baseado em cima do php4. Tanto o code igniter como o cakephp, são baseados em cima do php5, porém tem coisas, como encapsulamento, que são tratados como no php4 para manter a compatibilidade.Documentação é uma coisa fundamental para qualquer framework. Se uma pessoa conhece um framework por completo, garanto que ela já fez uso da documentação, ou então ficou enxendo o saco da comunidade com perguntas bestas. Eu não falei que para um framework ser flexivel ele tem que ser desorganizado. Eu falei que as classes do cakephp, são genericas para que o framework seja flexivel e extensivel, e muito pelo contrário do que você pensa, eu não acho as classes nem do cakephp nem do CI desorganizadas ou mal feitas.Agora quando eu perguntei o porque você achou as classes do cakephp mal feitas, você falou, porque não utiliza encapsulamento e herança desorganizada.Então você deveria achar o mesmo do CI, basta da uma olhada e compará-las. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Guilherme Medeiros 0 Denunciar post Postado Maio 15, 2007 e viva o CodeIgniter!! \o/aeioauoieuoaiiuaoieuoiueem galera, vale a pena mesmo usar code igniter? ele realmente nos da tempo?pensem bem, ate aprender a usar tudo, ler a documentação e pararara,,,eu acho mais complicado =Dseila, mas eu criei minhas classes aqui para fazer o que preciso, e acabei nao usando framework nenhum.. so apanho com formularios ainda...so acho que eh bom pensar se realmente eh bom usar frameworls.. abraço! ;D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Void : 0 Denunciar post Postado Maio 15, 2007 caro amigo thiagoaos,Por 5/6 respostas que voce deu, ja percebi que realmente não vale a pena ficar discutindo sobre: Qual é o melhor frameworks, e qual que é o pior contigo.Eu só tive a oportunidade de olhar a codificação do cakephp, do Ci ainda não olhei, por isso em nenhum momento eu defindi ou elogiei o Ci.Eu sempre tomo como base o frameworks da Zend/Prado, pois são os mais completos (na minha opnião) e o que mais segue o esquema de programação OO.Aproveitando o ensejo, eu lhe pergunto: "Ja viu a codificação de algum desses frameworks?" (não precisa responder ta ok, justamente pra não dar continuidade com essa discussão)Eu acho que essa conversa paralela entre eu e voce, esta fugindo ao foco do tópico, que tinha como finalidade apenas divulgar o uso do Ci.Espero não ter que escrever novamente ou continuar com essa discussão eterna contigo.Espero chegar num consenso, sem ressentimentos, mantendo o clima de amizade.----Sim Guilherme Medeiros, vale a pena usar frameworks, mas de preferencia, procure algum que atenda as suas necessidades.O tempo que voce perdera para entender como a lib que voce escolheu funciona, sera o mesmo tempo que voce gastaria quebrando a cabeça com a "lógica" de uma programação procedural! e viva o CodeIgniter!! \o/aeioauoieuoaiiuaoieuoiueem galera, vale a pena mesmo usar code igniter? ele realmente nos da tempo?pensem bem, ate aprender a usar tudo, ler a documentação e pararara,,,eu acho mais complicado =Dseila, mas eu criei minhas classes aqui para fazer o que preciso, e acabei nao usando framework nenhum.. so apanho com formularios ainda...so acho que eh bom pensar se realmente eh bom usar frameworls.. abraço! ;DAbrass Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Guilherme Medeiros 0 Denunciar post Postado Outubro 25, 2007 ooopa! olha eu aqui re-ativando o tópico :Dbom, atualmente ando tendo experiência com muitos frameworks, na verdade são tantos que eu só to dando uma olhada por cima, mas concertea os que chamam mais atenção atualmente é o Cake e o CodeIgniter pela sua simplicidade e forma de aprendizadem.O que não gostei em muitos dos frameworks que vi, foi as configurações com XML e o uso de muita linha de comando.atualmente estou com a idéia de utilizar o CodeIgniter em meus projetos, porém tem 3 coisas do Cake que eu gostaria de utilizar no CI. Aliás, falando nisso, alguem sabe porque o CI usa active-records ao invés dos ORM's que o Cake usa? seria tão legal trabalhar com o banco de dados na forma que o cake trabalha, as relações e tudo mais é muito gostoso de se trabalhar..outra coisa é a parte de templates, porque o CI nao chama automático os templates, separados por pastas e também fazendo um 'load' do header e footer que é um default.html, aonde o conteudo fica no $content_for_layout. Seria interessante trabalhar com isso no CI.E por último a parte dos formulários, a forma com que o Cake, cria / valida / envia o formulário, e a forma com que isso é recebido e salvo com o ORM é muito mágico.desculpa os erros de português, já é tarde e já devia estar na cama ^^abraços! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
kobutiii 0 Denunciar post Postado Fevereiro 12, 2009 Existe algum tutorial BEEEEEM newbie-friendly... Porque ao passo que fui desenvolvendo fui percebendo minha dificuldade que nunca trabalhei com Frameworks MVC... Abrir a Database eu sei. Aí entrou uma porrada de dúvida. Onde eu coloco as querys? Aonde eu mostro os resultados? tenho que abrir a conexão toda vez que eu mudar de página? As models tem de ser carregadas em todas as páginas? Somente preciso carregar a conexão no controller? Só pelas perguntas já deu pra sacar que eu precisava mesmo de um tutorial beeeem newbie-friendly... BEEEM mesmo... Do tipo, nesta pasta vão tais arquivos, todo arquivo x você tem de fazer isso, arquivo y você tem de fazer aquilo... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
André Baptista 0 Denunciar post Postado Fevereiro 12, 2009 Achei umas video-aulas em português do Code Igniter.. as aulas são bem newbies.. mas vale a pena :D http://www.screencaster.com.br/tag/codeigniter/ []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites