Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Fábio Leandro

programando com o Free Pascal.

Recommended Posts

Olá pessoal, hoje estou com uma duvida, que não consigo resolver.eu baixei o free pascal como me indicaram(pois sou iniciante), e então inseri na tela:program MeuPrograma;beginwrite('Olá mundo');end.e ai eu preciono F9 ou vou em RUN, mas nada acontece, apenas uma mensagem dizendo que o arquivo foi compilado com suscesso!como faço para que eu possa visualizar minha aplicação, assim como faço com o Delphi?pois quero ver como esta ficando, e não estou conseguindo.muito obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O quê você baixou? O Borland delphi 7 interprice?Sei lá cara aqui é só por algo tipo um button e quando aperto RUN aparece a Unit1 e depois aparece a janela do programa.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite Fábio,

Coloca um "readln;" depois desse "write('Olá mundo');" assim:

program MeuPrograma;

begin

write('Olá mundo');

readln;

end.

Geralmente o Free passa direto pelo programa, se você não colocar alguma condição que force ele a parar acontece isso mesmo!!

Se for isso mesmo que entedi, espero ter ajudado

Abração

Compartilhar este post

Link para o post

o dev-pascal usa o freepascal o gnu-pascal como compilador...

O quê você baixou? O Borland delphi 7 interprice?

freepascal é um compilador 32bits open-source com versões linux e windows, atualizado periódicamente. atualmente está na versão 2.0.4. possue bibliotecas de conexão com vários bancos de dados, tornando dessa forma, uma ótima opção para quem deseja programar em pascal, porém, não é mais recomendado programar em pascal puro, tendo como opção o Lazarus. Lazarus é uma IDE similar ao delphi usando o freepascal como compilador. Mantido pela mesma equipe que desenvolve o freepascal, é a alternativa ao delphi no mundo linux.eu recomendo, ao invés de usar o editor fp, usar um outro programa como gridinsoft notepad ou php editor ou outro que destaque o código. é interessante adicionar o diretório dos binários do freepascal ao path do sistema....assim, para compilar, chama o console e digita fpc <arquivo-fonte.pas>

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.