Inovar 0 Denunciar post Postado Abril 5, 2007 Olá pessoal, estou desenvolvendo um software no Delphi 7 + DBExpress + Firebird. O software é para controlar pedidos de consultas e exames enviados diariamente por vários municípios. O software será utilizado num consórcio intermunicipal de saúde, onde existem 14 municípios consorciados que enviam através de fichas, solicitações para consultas e exames de pacientes. O que estou necessitando fazer é o seguinte... Para cada município existe Cotas e Cotas Extras. Vou dar um pequeno exemplo para facilitar o entendimento: Vamos supor que o município Inhapim tem 10 Cotas. Essas 10 cotas é o limite diário que o município teria disponível para solicitar consultas e exames. Só que existe uma variação dessas contas entre os municípios, que podem ter ZERO cotas ou ter 5, 10, 15 etc. O que estou necessitando fazer exatamente é criar uma condição de que, se Inhapim teria 10 Cotas disponíveis, inserir um bloqueio ao atingir aos 10 cotas cadastradas, e automaticamente qualquer novo pedido seria considerado como Cota Extra. Existe uma tabela para cadastramento dessas Cotas e Cotas Extras com seus respectivos valores, que será interligada com a tabela Municípios, para poder saber quantas contas tem cada um deles e poder fazer um controle posterior. Não sei se apenas com essas informações daria para algum colega ajudar-me a criar essa rotina, caso seja necessário mais informações, favor postarem para que eu possa fornecer. Para dar um outro exemplo, seria o mesmo que um formulário de produtos, onde colocamos uma data limite de validade, e quando atingir a data X passaria a ter um bloqueio do determinado produto, evitando sua venda no PDV. Só que no meu caso, preciso que ao inserir as cotas para cada município, o sistema tenha condições de quando atingir o limite informado, considerar como cota extra as demais solicitações que continuarem chegando dos municípios. E existe mais um detalhe que seria de oferecer condições para na virada de cada mês o bloqueio seja liberado, visto que iniciaria novamente o processo de cotas. Agradeço desde já pela compreensão, atenção e gentileza! Conto com vocês! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Hugo Slepicka 0 Denunciar post Postado Abril 5, 2007 Mais atenção por favor ao postar para manternos a organização... Movido iMasters Fóruns > Programação > Delphi > Laboratório de scripts (Delphi) http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif iMasters Fóruns > Programação > Delphi Obrigado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
marcio.theis 3 Denunciar post Postado Abril 5, 2007 Não é muito complicado esta sua situação, primeiro acho que na tabela que armazena as informações de exame e consulta é colocar um campo para informar se é extra, para ficar somente como S ou N, teria que ter uma tabela de relação por mês/ano dos municípios pelas suas respectivas cotas, ou seja, poder cadastrar no mês/ano x cotas e y cotas extra, sendo que quando vai inserir um novo exame ou consulta, seria verificado para aquele dia quantos já foi inserido, depois validar pela tabela de cotas em relação ao n° já marcado se ainda permite, e ver se é extra ou se é normal, e marcar o campo conforme, e assim podendo bloquear caso necessite. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Inovar 0 Denunciar post Postado Abril 5, 2007 Prezado marcio.theis, agradeço pela colaboração, mas, devido ser iniciante na programação Delphi, seria possível fazer um exemplo para que eu possa compreender melhor e poder implantar no meu sistema? Não sei se sua explicação estaria condicionada ao que necessito, as informações que passei foi basicamente ao que imaginei se necessário, claro que uma boa dose de análise seria a melhor direção para obter o proposto resultado, não sei mediante a sua posição os resultados esperados, por isso, gostaria de poder contar com sua ajuda e gentileza para que eu consiga concluir com êxito esse trabalho.Com relação ao cadastramento de cotas extras, no caso sempre ficaria nulo, isto é, zerado, essa opção teria apenas os valores referente a cada procedimento (Consultas ou Exames) e no momento em que um município atingir sua cota limite, a cota extra passaria a efetuar os cadastramento, não tendo portanto, um limite para a mesma, compreende?No que depender de maiores informações do projeto, basta solicitar que passarei.Não sei se o local para o post seria justamente aqui, visto que não tenho ainda conhecimentos suficientes de locais devidamente dedicados, segui pela intuição de que estamos relatando sobre Delphi e como existem muitas outras solicitações.Desde já muito agradecido! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Inovar 0 Denunciar post Postado Abril 5, 2007 Mais atenção por favor ao postar para manternos a organização... Movido iMasters Fóruns > Programação > Delphi > Laboratório de scripts (Delphi) http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif iMasters Fóruns > Programação > Delphi Obrigado Desculpe, mas não entendi o motivo da atenção ao tópico, visto que existem muitas solicitações de ajudas relacionadas a rotinas etc. Nesse mesmo local. Agradeço se puder esclarecer para até mesmo evitar posts em locais supostamente errados mas que aparentemente não apresentam ser! Obrigado pela atenção. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
marcio.theis 3 Denunciar post Postado Abril 5, 2007 A seção Laboratório de scripts (Delphi) é somente para procedures e functions criadas, e você deseja disponibilizar para os demais, na seção não se pode colocar questionamentos, todos devem de ficar na raíx em delphi mesmo.Quanto a sua questão do post, não teria como eu fazer um exemplo, pois teria de desenvolver praticamente um sistema, no caso como você mesmo mencionou, precisa analisar muito bem a sua situação, fazer testes de mesa e colocar em prática depois na programação, problemas ligados a análise, desenvolvimento de lógica, programação, posso lhe ajudar sem problemas, mas fica complicado de desenvolver um exemplo... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Inovar 0 Denunciar post Postado Abril 5, 2007 A seção Laboratório de scripts (Delphi) é somente para procedures e functions criadas, e você deseja disponibilizar para os demais, na seção não se pode colocar questionamentos, todos devem de ficar na raíx em delphi mesmo.Quanto a sua questão do post, não teria como eu fazer um exemplo, pois teria de desenvolver praticamente um sistema, no caso como você mesmo mencionou, precisa analisar muito bem a sua situação, fazer testes de mesa e colocar em prática depois na programação, problemas ligados a análise, desenvolvimento de lógica, programação, posso lhe ajudar sem problemas, mas fica complicado de desenvolver um exemplo...Prezado marcio.theis, compreendi perfeitamente ambas as questões.A respeito da segunda, sobre as rotinas etc. Sei que necessariamente ao desenvolver um exemplo mediante ao que necessito acabaria praticamente desenvolvendo por completo.Estarei analisando aqui e caso surja necessidade de solicitar ajuda, postaria novamente, ok?Obrigado! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
marcio.theis 3 Denunciar post Postado Abril 5, 2007 Ok, sem problemas... sempre que precisar pode contar com o pessoal do fórum... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites