Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

wesleymoser

Query cache size

Recommended Posts

Achei na internet a opção cache query size, mas não sei se está de acordo com o que estou querendo.Seguinte, preciso de fazer várias consultas iguais no sistema, como exemplo listagem de produto.Seria possível ele retornar o valor do cache ao ter que fazer outra consulta no banco.Vi alguns site que usar SQL SERVER 2005, conseguem fazer isso de forma bem simples.O que não sei é se o mysql, consegue fazer isso da mesma forma.Agradeço a qualquer ajuda.Wesley Moser Marques

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

hummm....

você quer que o mysql armazene em cache determinadas consultas, ex:

SELECT * FROM usuarios

Então da proxima vez q algum usuário executar esta mesma consulta o resultado será do cache e não de nova consulta a tabela?

Se sim, você pode configurar o arquivo de configuração do mysql p/ isso.

Fiz isto uma vez apenas, mas se não me engano você pode utilizar estas variáveis no arquivo:

query_cache_type = tipo de cache a ser utilizado:

0 = não armazena cache,

1 = armazena qualquer query em cache com excessão das que contém a expressão SQL_NO_CACHE,

2 = armazena em cache apenas as querys que contém a expressão SQL_CACHE

query_cache_size = define o tamanho máximo em memória para o armazenamento das querys em cache, pode ser especificado em megabytes(M) ou kilobytes(K). Não me lembro se é para cada query ou total.

query_cache_limit = não armazena querys cujo resultado ultrapasse determinado tamanho em memória, pode ser especificado em megabytes(M) ou kilobytes(K).

então você adicionaria as seguintes variáveis no arquivo, exemplo:

query_cache_type=1

query_cache_size=10M

query_cache_limit=2M

Claro que os valores são de exemplo, você que deve definir o valor de cada, lembrando que depende de quanto o servidor tem de memória RAM livre p/ isso.

Vou procurar o link que utilizei para aplicar, mas lembro que funcionou legal.

O único detalhe é: utilizando a query de exemplo acima, se algum usuário fizer alteração na tabela, seja dados ou estrutura, a mesma será 'retirada' do cache, ou seja, ao executar a query uma nova consulta a tabela será feita para recuperar os novos dados.

flw

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

Esse topico me ajudou bastante mas estou com umas duvidas... por exemplo:

Quanto tempo fica no chache a query? pois meu banco de dados atualiza a cada 10minutos cerca de 30% dos dados.

Quantas querys ele guarda? digamos que eu tenha 20 tabelas, ele guarda query das 20 tabelas? ou sei la vai apagando 1 de cada vez e tal.

Tem algum tipo de comando para ver se meu host suporta cache?

Vlw pela ajuda!

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.