Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Tamanini

Framework para php?

Recommended Posts

Bom dia, pessoal.Me tirem uma dúvida. A partir da versão 5 do php, que foi introduzido um framework para php? Tipo o ASP.Net, no qual separa o código html do ASP.Net, não ficando mais aquela mistura de código PHP com html, é isso?Ou na verdade ainda não existe isso em PHP, ele continua como o PHP4 e o ASP antigo, que misturam todo o código junto com o html? A única coisa que mudou é que o PHP5 é todo orientando a objetos. Nem através de uma IDE como "Zend Studio" ou "PHP for Delphi" é possível trabalhar como o ASP.Net?Se existem frameworks como do ASP.Net, quais vocês recomendam?Abraço,Marcelo Tamanini

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok, então tem como trabalhar com PHP através de um framework, para que o código html fique separado do PHP.Esses outros que citei, como Zend Studio e PHP for Delphi, também tem seu próprio framework, correto? Vi tb que na sua assinatura você utiliza o Eclipse with PDT. Esse plugin PDT seria um framework tb?E qual frameowork você recomenda?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estava analisando aquele "CakePHP"...parece bom....Mas ainda não tive coragem de mudar minha "metodologia" de programação pra FrameWork....sei lá...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estava analisando aquele "CakePHP"...parece bom....Mas ainda não tive coragem de mudar minha "metodologia" de programação pra FrameWork....sei lá...

Qual seria o site desse CakePHP, ele é free?E qual framework você tem utilizado ultimamente?

Compartilhar este post

Link para o post

cara desde a versão 4 o php já trabalha com templates, eu não conheço o .net então não posso te dar uma opinião sobre essa ferramenta.

mas o php tem framework e templates engines a mais conhecida é o smarty

entre os frameworks tem vários

só pra citar alguns

Zend Framework

symfony Web PHP framework-

Miolo.

PHP2GO.

Seagull Framework.

Prado.

Castor.

da uma olhada nesse link

http://forum.imasters.com.br/index.php?showtopic=220137

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, então tem como trabalhar com PHP através de um framework, para que o código html fique separado do PHP.Esses outros que citei, como Zend Studio e PHP for Delphi, também tem seu próprio framework, correto? Vi tb que na sua assinatura você utiliza o Eclipse with PDT. Esse plugin PDT seria um framework tb?E qual frameowork você recomenda?

Recomendo o Smarty mesmo, o Eclipse é uma das IDE's top para o JAVA, PDT é um é um plugin para deixar o eclipse suportando PHP. com auto-completar, funções, classes e tudo mais.Você pode obter mais informações em www.eclipse.org

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoas, eu usei o Igniter e achei muito bom, muito bom MESMO!!http://codeigniter.com

Eu achava que nem tinha framework para PHP, mas pelo jeito tem vários. Vou ver esse tb.Mas agora surgiu uma outra dúvida. Se eu utilizar um desses frameworks, o meu provedor de hospedagem tem que ter instalado o framework que eu utilizar ou não precisa? Basta eu colocar os arquivos no site e o meu site irá rodar normalmente, é isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Qual seria o site desse CakePHP, ele é free?E qual framework você tem utilizado ultimamente?
Entre nesse site:http://www.cakephp.com.brTem download do pacote do Cake, manuais e videos...achei bem bacana....mas como eu disse antes....não sei se é a hora de mudar meu conceito de programação que eu tenho hoje pra essa metodologia de MVC...

Compartilhar este post

Link para o post

bom... eu testei o cake...eu acho que eu fiquei muito engessado....uma coisa simples que eu queria fazer e nao conseguia... ou tinha q seguir uma metodologia canseira la...Resolvi e estou fazendo meu proprio FW... reunindo classes como MyActiveRecord + bTemplates + phpajaxtagspronto.... meu FW ta fino... rodando tudo legal.... hiper facil e nao programo com as maos amarradas...tenta ai...

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoas, eu usei o Igniter e achei muito bom, muito bom MESMO!!http://codeigniter.com

Eu achava que nem tinha framework para PHP, mas pelo jeito tem vários. Vou ver esse tb.Mas agora surgiu uma outra dúvida. Se eu utilizar um desses frameworks, o meu provedor de hospedagem tem que ter instalado o framework que eu utilizar ou não precisa? Basta eu colocar os arquivos no site e o meu site irá rodar normalmente, é isso?
É só subir os arquivos e já está funcionando, moleza total!Não conheço esses outros FW, mas o bom desse que indiquei é que tem vídeos demonstrativos e muita informação no site para ajudar a usa-lo, sem falar que o HELP que vem com ele é muitooooooooo bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem o Codeigniter que é bem simples funcional, e em MVC.

Prado ja é no estilo de .NET quem meche com .NET irá acha muita coisa semelhante ajudando no entendimento.

agora o lance que voce falou de separação, isso é mais da IDE, e nao do frameworks, o .NET criou um estilo e seu Visual studio controla tudo, da para trabalhar assim com PHP, usando Delphi for PHP com estilo de arrastar e soltar controles na aplicação e ja funcionar.

Compartilhar este post

Link para o post

bom... eu testei o cake...eu acho que eu fiquei muito engessado....uma coisa simples que eu queria fazer e nao conseguia... ou tinha q seguir uma metodologia canseira la...Resolvi e estou fazendo meu proprio FW... reunindo classes como MyActiveRecord + bTemplates + phpajaxtagspronto.... meu FW ta fino... rodando tudo legal.... hiper facil e nao programo com as maos amarradas...tenta ai...

Interessante. Acho que agora compreendi melhor os frameworks para php, nada mais é do que classes já prontas com determinadas funcionalidades e em determinada parte do código html a classe é executada, com isso não fica aquela mistura de código html com php, correto?Sendo que eu posso utilizar essas classes de alguns frameworks que são free e assim até melhorar essas classes ou acrescentar novas classes que estou fazendo criando meu próprio framework, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

basicamente sim, frameworks te facilita no dia dia, pra você nao ter que ficar fazendo sempre as mesmas coisas em vareios projetos, pois no frameworks essas coisas ja estao prontas só usar

Compartilhar este post

Link para o post

eh... por alto... FW sao um conjunto de classes pra te ajudar a programar... eles devem "facilitar" a sua vida...Geralmente os FW te impoem a seguir o padrao deles...entao você tem q ver se algum padrao encaixa com você...Se nao encaixar... cria o seu e tal... e seja feliz...o negocio é ter em mente que depois voce ou outros terao que dar manutencao.... entao... se você escolher um FW famoso... outras pessoas poderam mexer... e se você fizer o seu FW... apenas você ou conhecidos que vao poder trabalhar... dar manutençao do sistema que você fizer....eh isso ai...

Compartilhar este post

Link para o post

aê galera

tava pesquisando sobre este assunto hoje...coincidência!?!?!?! rsrs

pois então...

encontrei um artigo de um cara que acabou de lançar um livro, parece ser bom.

não conheço o autor e não li o livro ainda e portanto não posso garantir sobre sua qualidade, mas já decedi que vou comprar, acho que será um bom início, de qualquer forma para quem está começando não perderá nada!!!

link direto da editora:

http://www.novateceditora.com.br/livros/frameworks/

p.s.: vou esperar chegar nas livrarias, para adquirir o meu

Compartilhar este post

Link para o post

Tem o Codeigniter que é bem simples funcional, e em MVC.Prado ja é no estilo de .NET quem meche com .NET irá acha muita coisa semelhante ajudando no entendimento.agora o lance que voce falou de separação, isso é mais da IDE, e nao do frameworks, o .NET criou um estilo e seu Visual studio controla tudo, da para trabalhar assim com PHP, usando Delphi for PHP com estilo de arrastar e soltar controles na aplicação e ja funcionar.

Certo. Além do Delphi for PHP, teria o Zend Studio, que também faz essa separação, correto? E no caso, eu posso utilizar esses frameworks como o Codeigniter nessas IDEs?

Compartilhar este post

Link para o post

aê galeratava pesquisando sobre este assunto hoje...coincidência!?!?!?! rsrspois então...encontrei um artigo de um cara que acabou de lançar um livro, parece ser bom.não conheço o autor e não li o livro ainda e portanto não posso garantir sobre sua qualidade, mas já decedi que vou comprar, acho que será um bom início, de qualquer forma para quem está começando não perderá nada!!!link direto da editora:http://www.novateceditora.com.br/livros/frameworks/p.s.: vou esperar chegar nas livrarias, para adquirir o meu

Thryllander, depois que você comprar, você poderia postar aqui ou me mandar uma MP falando sobre esse livro, se é bom mesmo? A impressão que eu tive, é que o livro é ruim, por ter estar abordando muitos frameworks em poucas páginas. Mas quem sabe eu esteja errado. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

É...eu achei tbm cansativo. Por isso fiquei com receio de utilizar esses frameworks, pq você custa a criar uma metodologia pra programar do seu jeito e pegar embalo nos seus programas, ai você muda pra um framework e muda tudo na sua cabeça, de boa que minha cabeça pira....Aw fredBelZonte, onde você pega esses "phpajaxtags"!?

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.