Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Leandro Laranjeiro

Replicação Oracle

Recommended Posts

Olá pessoal.Tenho aqui rodando um Oracle 8 i na empresa que estou atualmente.Estive pensando em replicá-lo, porém conversando com um DBA ele me disse que ficaria lento no momento da troca dos .dbfMinha dúvida é existe outra forma de replicar este oracle sem ficar lento.Pensei em uma solução RAID, será que isto ajudaria?Alguém já replicou esta versão? Qual foi a performace?Alguma outra sugestão para garantir disponibilidade deste banco.Obrigado pela ajuda.Leandro Laranjeiro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Leandro,

 

Que tipo de replicação tu deseja realizar?

 

Pois existe a replicação LÓGICA (dos dados) e a física (arquivos).

 

Para replicação lógica, podemos utilizar as MATERALIZED VIEWS ou Advanced Replication da Oracle, ou caso queira física, pode fazer CP de um lado para o outro, criar um BCV entre os servidores ou criar um Stand-By entre as bases.

 

Fica a gosto do freguês.

 

Abraços, http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/dormindo.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,Acredito que no caso, o melhor a fazer é a replicação física.A idéia é a que se um servidor parar, o outro assuma o controle daquele ponto, sem interferir em nada dos usuários, isto é possível, da maneira que estou "falando"?Para este tipo de replicação a performace cai muito?Abraço,Leandro Laranjeiro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boas,a replicação que você quer, é possivel, porém não vai ser automática, será necessário a intervenção de um DBA para fazer essa troca de servers. A máxima automação que se pode consegui é, talvez, utilizar um script em nível de SO para fazer essa troca.Para a criação do banco Standby, caso essa seja sua escolha, é necessário indisponibilizar o banco, ao menos que você crie utilizando o RMAN, que é um procedimento bem simples.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Leandro,

 

Acho que tu não está falando de replicação e sim de ambiente de alta disponibilidade, e no caso, tu poderia pensar em utilizar o RAC (Real Application Cluster), esse sim, tu pode ter 2, 3 ,4 ou mais servidores, e caso, algum deles sofra algum problema, fique fora e etc, os outros servidores irão assumir de forma automática e sem nenhum usuário perceber, pois ele irá realizar o balanceamento das conexões entre os nós.

 

Stand-by o nome já diz, será um cópia da outra base, e aí sim, podemos utilizar o termo replicação, poré, caso tenha algum problema, terá uma intervenção do DBA para iniciar a instância de Stand-by.

 

Conselho, procure sobre RAC que irá lhe ajudar.

 

Abraços, http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.