texrs 0 Denunciar post Postado Maio 22, 2007 Ola pessoal,bom, sei o problema pode ate ser recorrente, porem nao encontrei nada no forum que me auxiliasse a dirimir esta duvida. Estou tentando realizar uma conexao com Postgres mas está ocorrendo o seguinte erro:java.lang.ClassNotFoundException: org.postgresql.Driver org.apache.catalina.loader.WebappClassLoader.loadClass(WebappClassLoader.java:1358) org.apache.catalina.loader.WebappClassLoader.loadClass(WebappClassLoader.java:1204) org.apache.jasper.servlet.JasperLoader.loadClass(JasperLoader.java:128) org.apache.jasper.servlet.JasperLoader.loadClass(JasperLoader.java:66) java.lang.ClassLoader.loadClassInternal(Unknown Source) java.lang.Class.forName0(Native Method) java.lang.Class.forName(Unknown Source) org.apache.jsp.fidelizacao.logon_jsp._jspService(logon_jsp.java:81) org.apache.jasper.runtime.HttpJspBase.service(HttpJspBase.java:70) javax.servlet.http.HttpServlet.service(HttpServlet.java:803) org.apache.jasper.servlet.JspServletWrapper.service(JspServletWrapper.java:393) org.apache.jasper.servlet.JspServlet.serviceJspFile(JspServlet.java:320) org.apache.jasper.servlet.JspServlet.service(JspServlet.java:266) javax.servlet.http.HttpServlet.service(HttpServlet.java:803)Notei que o problema é com o driver de conexao que nao esta sendo encontrado.Na realidade minha duvida é se estou setando corretamente a variavel de ambiente CLASSPATH: C:\jdk1.5.0_09\lib\postgresql-8.2-505.jdbc4.jarRetirei o .jar de dentro da pasta do Postgres e coloquei dentro da pasta do JDK.Creio que ja tenha tentado de tudo, mas ainda nao obtive exito. Se alguem puder me fornecer um auxilio agradeço.Obrigado,Rodrigo Teixeira. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
sublyer 0 Denunciar post Postado Maio 23, 2007 Você colocou o driver no seu classpath? se não tiver no classpath o java não vai encontra.caso esteja utilizando aplicações web, coloque dentro da pasta WEB-INF/lib o .jar do driver que ja era...ele detecta automaticamente.Flwww Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites