Hugher 0 Denunciar post Postado Maio 22, 2007 viva, eu gostaria de saber como crio um sistema de busca mas desde raiz, de uma forma simples. Isto é desde a criação das tabelas no mysql até ao codigo da propria busca. peço imensa desculpa por vos incomodar, mas é que até agora não encontrei nada que me ajudasse e necessitava dessa grande ajuda para que compreendesse.obrigadopedro Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
nakid.mkt 0 Denunciar post Postado Maio 23, 2007 para conteudos que voce já possui no banco de dados (como produtos, caralogos, animais, sei lá) é só fazer a busca na tabela e redirecionar para a página. <form action="busca.php" method="POST"><input type="text" id="nome_animal" name="nome_animal"><input type="sumbit" value="enviar"></form>supondo que seja animais: a pessoa busca por 'marinho' na busca.php: $sql =" SELECT ANIMAL_ID ANIMAL_NOME FROM TABELA_ANIMAIS WHERE ANIMAL_NOME '%".$palavra."%' ORDER BY ANIMAL_NOME ASC"; linenums:0'>$palavra=_POST['nome_animal']$sql ="SELECT ANIMAL_ID ANIMAL_NOME FROM TABELA_ANIMAISWHERE ANIMAL_NOME '%".$palavra."%'ORDER BY ANIMAL_NOME ASC";dai voce vai ter uma tabela com o nome e o id dos animais: 21 cavalo marinho 33 leão marinho etc... dai voce pega esses dados com mysql_fetch_array(): ver http://www.php.net/manual/pt_BR/function.m...fetch-array.php aqui vai um exemplo: return $resultado; linenums:0'>$i=0; $consulta = @mysql_query($sql);while($linhas = @mysql_fetch_array($consulta)){ $i++; $resultado[$i]=$linhas;}$resultado['total']=$i;return $resultado; assim voce pode criar links com esses dados: <a href="animais.php?id=<?PHP echo $result['ANIMAL_ID'];?>"><?PHP echo $result['ANIMAL_NOME'];?></a> } linenums:0'>for (i=1; i<=result['total']; i++) { <a href="animais.php?id=<?PHP echo $result['ANIMAL_ID'];?>"><?PHP echo $result['ANIMAL_NOME'];?></a>} se voce tiver conteudo fora do BD, joga ele para dentro de BD... eu criei minha tabela assim: TABELA CONTEUDO_FIXO COF_ID COF_NOME (para colocar nos links.. os nomes que aparecerao nas telas) COF_LINK (para colocar no href) COF_TEXTO (onde eu vou gravar tudo que tiver escrito na minha página para pegar na consulta co, "LIKE %palavra%" bom, o que eu sei é isso ... espero que ajude arrumando erro: <a href="animais.php?id=<?PHP echo $resultado[$i]['ANIMAL_ID'];?>"><?PHP echo $resultado[$i]['ANIMAL_NOME'];?></a> } _linenums:0'>for (i=1; i<=result['total']; i++) {<a href="animais.php?id=<?PHP echo $resultado<strong class='bbc'>[$i]</strong>['ANIMAL_ID'];?>"><?PHP echo $resultado<strong class='bbc'>[$i]</strong>['ANIMAL_NOME'];?></a>} para conteudos que voce já possui no banco de dados (como produtos, caralogos, animais, sei lá) é só fazer a busca na tabela e redirecionar para a página. <form action="busca.php" method="POST"><input type="text" id="nome_animal" name="nome_animal"><input type="sumbit" value="enviar"></form>supondo que seja animais: a pessoa busca por 'marinho' na busca.php: $sql =" SELECT ANIMAL_ID ANIMAL_NOME FROM TABELA_ANIMAIS WHERE ANIMAL_NOME '%".$palavra."%' ORDER BY ANIMAL_NOME ASC"; linenums:0'>$palavra=_POST['nome_animal']$sql ="SELECT ANIMAL_ID ANIMAL_NOME FROM TABELA_ANIMAISWHERE ANIMAL_NOME '%".$palavra."%'ORDER BY ANIMAL_NOME ASC";dai voce vai ter uma tabela com o nome e o id dos animais: 21 cavalo marinho 33 leão marinho etc... dai voce pega esses dados com mysql_fetch_array(): ver http://www.php.net/manual/pt_BR/function.m...fetch-array.php aqui vai um exemplo: return $resultado; linenums:0'>$i=0; $consulta = @mysql_query($sql);while($linhas = @mysql_fetch_array($consulta)){ $i++; $resultado[$i]=$linhas;}$resultado['total']=$i;return $resultado; assim voce pode criar links com esses dados: <a href="animais.php?id=<?PHP echo $result['ANIMAL_ID'];?>"><?PHP echo $result['ANIMAL_NOME'];?></a> } linenums:0'>for (i=1; i<=result['total']; i++) { <a href="animais.php?id=<?PHP echo $result['ANIMAL_ID'];?>"><?PHP echo $result['ANIMAL_NOME'];?></a>} se voce tiver conteudo fora do BD, joga ele para dentro de BD... eu criei minha tabela assim: TABELA CONTEUDO_FIXO COF_ID COF_NOME (para colocar nos links.. os nomes que aparecerao nas telas) COF_LINK (para colocar no href) COF_TEXTO (onde eu vou gravar tudo que tiver escrito na minha página para pegar na consulta co, "LIKE %palavra%" bom, o que eu sei é isso ... espero que ajude arrumando erro: <a href="animais.php?id=<?PHP echo $resultado[$i]['ANIMAL_ID'];?>"><?PHP echo $resultado[$i]['ANIMAL_NOME'];?></a> } _linenums:0'>for (i=1; i<=result['total']; i++) {<a href="animais.php?id=<?PHP echo $resultado<strong class='bbc'>[$i]</strong>['ANIMAL_ID'];?>"><?PHP echo $resultado<strong class='bbc'>[$i]</strong>['ANIMAL_NOME'];?></a>} Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Hugher 0 Denunciar post Postado Maio 23, 2007 muito obrigado pelo post!Pedro Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
MrCrAzY 0 Denunciar post Postado Maio 31, 2007 Excelente isto, mas alguem me poderia ajudar em como fazer para o sistema de busca procurar em mais do que uma tabela?Sei que tenho de fazer um select para cada tabela, o meu problema esta na listagem dos resultados. Como poderia fazer?Obrigado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites