Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

J. L. Gregorio

Mudar a cor do TDBEdit sem passar o nome do componente!

Recommended Posts

Galera, é o seguinte..... tenho um form com muitos campos.... muitos mesmo....! Passa de 40....! Os usuários são leigos e devo criar um mecanismo que enfatize os campos mudando a cor dos DBEdit´s. No evento onEnter eu posso mudar a cor deles, e no onExit voltar ao normal...! :rolleyes:

Até aí tudo bem... o problema é o seguinte: tem muitos campos e eu gostaria de nos eventos citados passar como parâmetro o objeto a ser modificado e não ficar mudando os campos um a um.! Se conseguir posso colocar isso em uma procedure e reutilizar a qualquer momento....! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Em Java ou PHP isso é fácil...basta passar o objeto usando a diretiva "this" e a propriedade do objeto a ser modificada, no Delphi eu não consegui...! <_<

Alguém sabe como fazer isso..... ou alguma outra sugestão para resolver o problema....!

Aguardo sugestões.... abraços....!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desta forma que especificou, tem uma forma bem simples, basta criar um procedure e passar os parametros, algo do tipo:

procedure TForm1.MudarCor(Sender: TObject; tipo: string);beginif Sender.ClassType = TDBEdit then	begin	if tipo = 'E' then		TDBEdit(Sender).Color:=clRed	else		TDBEdit(Sender).Color:=clWindow;	end;end;

E fazer no OnEnter:

MudarCor(Sender,'E');

No OnExit:

MudarCor(Sender,'S');

Compartilhar este post

Link para o post

Desta forma que especificou, tem uma forma bem simples, basta criar um procedure e passar os parametros, algo do tipo:

procedure TForm1.MudarCor(Sender: TObject; tipo: string);beginif Sender.ClassType = TDBEdit then	begin	if tipo = 'E' then		TDBEdit(Sender).Color:=clRed	else		TDBEdit(Sender).Color:=clWindow;	end;end;
E fazer no OnEnter:
MudarCor(Sender,'E');
No OnExit:
MudarCor(Sender,'S');
SHOW DE BOLA AMIGÃO...! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Deu certinho.....! :rolleyes: Um dos conceitos da Engenharia de Software que diz sobre a facilidade de uso de uma interface é chamar atenção do usuário para algum processo ou campo atual.....! Muito bom mesmo..... Agradeço sua atenção.... Abraços....! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

beleza J. L. Gregorio, precisando estamos aqui :D

Eu agradeço! Agora... sem querer abusar de seus conhecimentos, será que tem como detectar os eventos do componente dentro do form? Por exemplo: ao invés de colocar a sua procedure nos eventos de cada objeto, não teria como eu detectar o tipo de objeto e também o seu evento e, então, teoricamente, eu colocaria essa rotina uma vez só no form e ao entrar no componente Dbedit ele já vai mudar de cor....!?

Será que tem como fazer isso?

Abraços.... e obrigado mais uma vez!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Vou ver aqui se tem como fazer isto pelo evento, ou então pelos fontes do componente, quem sabe criando um novo componente derivado do TDBEdit... qualquer coisa coloco o retorno aqui no post...

Compartilhar este post

Link para o post

Olhei aqui os fontes do TDBEdit, o que controla a entrada e saída do componente é pelas mensagens CMEnter e CMExit, para não precisar criar um novo componente, você pode fazer o seguinte:

Antes da declaração do seu form, logo abaixo do type adicione, depois faça:

TDBEdit = class(DBCtrls.TDBEdit)	procedure CMEnter(var Msg: TMessage); message CM_ENTER;	procedure CMExit(var Msg: TMessage); message CM_EXIT;  end;

Depois o fonte da procedure:

{ TDBEdit }procedure TDBEdit.CMEnter(var Msg: TMessage);begincolor:=clRed;end;procedure TDBEdit.CMExit(var Msg: TMessage);begincolor:=clWindow;end;

Os fontes do form de teste meu ficam assim:

unit Unit1;interfaceuses  Windows, Messages, SysUtils, Variants, Classes, Graphics, Controls, Forms,  Dialogs, StdCtrls, Mask, DBCtrls;type  TDBEdit = class(StdCtrls.TEdit)	procedure CMEnter(var Msg: TMessage); message CM_ENTER;	procedure CMExit(var Msg: TMessage); message CM_EXIT;  end;  TForm1 = class(TForm)	DBEdit1: TDBEdit;	DBEdit2: TDBEdit;	DBEdit3: TDBEdit;  private	{ Private declarations }  public	{ Public declarations }  end;var  Form1: TForm1;implementation{$R *.dfm}{ TDBEdit }procedure TDBEdit.CMEnter(var Msg: TMessage);begincolor:=clRed;end;procedure TDBEdit.CMExit(var Msg: TMessage);begincolor:=clWindow;end;end.

O único problema se bem me lembra, é que os OnEnter e OnExit dos seus DBEdit não vão ser executados...

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz uma alteração aqui e funcionou certinho agora, basta colocar o comando inherited depois de mudar a cor, ficando assim:

procedure TDBEdit.CMEnter(var Msg: TMessage);beginColor:=clRed;inheritedend;procedure TDBEdit.CMExit(var Msg: TMessage);beginColor:=clWindow;inheritedend;
O fonte fica:

unit Unit1;interfaceuses  Windows, Messages, SysUtils, Variants, Classes, Graphics, Controls, Forms,  Dialogs, StdCtrls, Mask, DBCtrls;type  TDBEdit = class(DBCtrls.TDBEdit)	procedure CMEnter(var Msg: TMessage); message CM_ENTER;	procedure CMExit(var Msg: TMessage); message CM_EXIT;  end;  TForm1 = class(TForm)	DBEdit1: TDBEdit;	DBEdit2: TDBEdit;	DBEdit3: TDBEdit;	procedure DBEdit2Exit(Sender: TObject);	procedure DBEdit2Enter(Sender: TObject);  private	{ Private declarations }  public	{ Public declarations }  end;var  Form1: TForm1;implementation{$R *.dfm}procedure TForm1.DBEdit2Enter(Sender: TObject);beginShowMessage('oi');end;procedure TForm1.DBEdit2Exit(Sender: TObject);beginShowMessage('t+');end;{ TDBEdit }procedure TDBEdit.CMEnter(var Msg: TMessage);beginColor:=clRed;inheritedend;procedure TDBEdit.CMExit(var Msg: TMessage);beginColor:=clWindow;inheritedend;end.
Funcionando o OnEnter e OnExit sem problemas, e aplicando a cor sem precisar repetir...

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz uma alteração aqui e funcionou certinho agora, basta colocar o comando inherited depois de mudar a cor, ficando assim:

procedure TDBEdit.CMEnter(var Msg: TMessage);beginColor:=clRed;inheritedend;procedure TDBEdit.CMExit(var Msg: TMessage);beginColor:=clWindow;inheritedend;
O fonte fica:

unit Unit1;interfaceuses  Windows, Messages, SysUtils, Variants, Classes, Graphics, Controls, Forms,  Dialogs, StdCtrls, Mask, DBCtrls;type  TDBEdit = class(DBCtrls.TDBEdit)	procedure CMEnter(var Msg: TMessage); message CM_ENTER;	procedure CMExit(var Msg: TMessage); message CM_EXIT;  end;  TForm1 = class(TForm)	DBEdit1: TDBEdit;	DBEdit2: TDBEdit;	DBEdit3: TDBEdit;	procedure DBEdit2Exit(Sender: TObject);	procedure DBEdit2Enter(Sender: TObject);  private	{ Private declarations }  public	{ Public declarations }  end;var  Form1: TForm1;implementation{$R *.dfm}procedure TForm1.DBEdit2Enter(Sender: TObject);beginShowMessage('oi');end;procedure TForm1.DBEdit2Exit(Sender: TObject);beginShowMessage('t+');end;{ TDBEdit }procedure TDBEdit.CMEnter(var Msg: TMessage);beginColor:=clRed;inheritedend;procedure TDBEdit.CMExit(var Msg: TMessage);beginColor:=clWindow;inheritedend;end.
Funcionando o OnEnter e OnExit sem problemas, e aplicando a cor sem precisar repetir...
Cara... Tu é fera...! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Conseguiu uma maneira de detectar o componente e o seu evento.....! Sabia que tinha como.... afinal, o Delphão é uma baita ferramenta de desenvolvimento, não é mesmo?

Deu certinho.....! Com isso é só reutilizar em outros softwares! Aqui na empresa onde trabalho, vamos começar a colocar em todos os nossos sistemas!!! Muito bom mesmo....!

marcio.theis, muito obrigado e abraços....! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

J. L. Gregorio, se quiser veja este post -> http://forum.imasters.com.br/index.php?showtopic=230402

Alterei um pouco o procedimento inicial, tornando mais fácil propagar a alteração de cor em outros forms, bastando apenas declarar uma unit na uses...

valew... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.