Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Ignez

Um select com Float, duas respostas

Recommended Posts

Colegas, bom dia.Estou enfrentando uma situação muito estranha ao executar uma pesquisa no SQL Server, tanto no 2000 como no 2005. Temos uma tabela de cadastro, cuja chave primária é um campo do tipo FLOAT. Quando executo um select neste campo, as respostas que obtenho são:select ChavePK from Cadastro where ChavePK = 264345971717545.0 ChavePK ---------------------- 264345971717545 (1 row(s) affected)select ChavePK from Cadastro where ChavePK = 264345971717545 ChavePK ---------------------- 264345971717545 (1 row(s) affected)select ChavePK from Cadastro where ChavePK = 8247415505401535.0 ChavePK ---------------------- (0 row(s) affected)select ChavePK from Cadastro where ChavePK = 8247415505401535 ChavePK ---------------------- 8,24741550540154E+15 (1 row(s) affected)Observem que o primeiro e segundo select utilizam o mesmo valor, com a diferença apenas do .0 no final. O terceiro e quarto select também se diferenciam pelo .0 no final do valor. Porém, o terceiro select não retorna a linha. Será que alguém tem alguma idéia do por quê isso ocorre? Ter o .0 no final não deveria influenciar na pesquisa, já que o 1º select utiliza esta dado.Agradeço antecipadamente qualquer ajuda! Ignez

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Camarada,

Usar Float com PK não sei se é um boa prática.

E não sei se é a melhor abordagem.

Na minha humilde opinião seria melhor gerar um ID (auto-incremento) com chave e usa o valor float como atributo.

Porém sei que muitas vezes não é possível alterar o que foi modelado mas é um item a se pensar.

Nunca passei por uma situação desta (na verdade a área de AD aqui do serviço nunca permitiria esta modelagem) mas tente assim:

select ChavePK from Cadastro where CONVERT(VARCHAR(15),ChavePK) = '264345971717545.0'

Nem tive tempo de testar mas talvez o CONVERT lhe ajude.

t+

Compartilhar este post

Link para o post

Jothaz, bom dia.Obrigado pela rápida resposta. Infelizmente, trata-se de uma base antiga. O problema, na verdade, são problemas:1) Não posso mudar o datatype deste campo.2) O problema ocorre na pesquisa do BD do cliente A, mas a mesma pesquisa no cliente B é executada corretamente.O X desta questão é porque o 3º SELECT não reconhece o valor da cláusula WHERE. Alguma idéia?Obrigada,Ignez

Compartilhar este post

Link para o post

Camarada,

1) Não posso mudar o datatype deste campo.

Suspeitava desde o principio. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif Realmente este tipo de mudança causa uma certa apreensão.Mas a sugestão foi só pq as vezes é melhor retroceder alguns passos e tomar a direção correta do que enveredar por um caminho sem volta. E por favor não tome isto como uma critica é somente um ponto de vista de alguém que já passou vário apuros por para contornar inocorreçoes nao modelagem. Mas lembre-se cada caso é um caso e o bom-senso e a necessidade são os melhores guias.Portanto a opção de mudar a modelagem esta descartada.

2) O problema ocorre na pesquisa do BD do cliente A, mas a mesma pesquisa no cliente B é executada corretamente.

você testou o CONVERT com sugeri no post anterior? Se não testou tenha a bondade de testar e reportat qual o retorno.Fico no aguardo.Vou efetuar uns testes e qq novidade posto ai.E vamos esperar que os amigos aqui do fórum façam suas sugestões.No mais de nada e qq coisa estamos ai.t+

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Ignez,

Usar Float com PK não sei se é um boa prática.

concordo com o mestre jothaz

já peguei bases com valores monetarios definidos como float, quase tive um infarto .... como PK então eu me mataria ...kkkk zoeira

Mas a sugestão foi só pq as vezes é melhor retroceder alguns passos e tomar a direção correta do que enveredar por um caminho sem volt

creio que essa seja a melhor opção, vale a pena estudar isso antes para que tu não venha a ter mais problemas ainda...

veja a definição do tipo float no books online:

float and real

Approximate number data types for use with floating point numeric data. Floating point data is approximate; not all values in the data type range can be precisely represented.

se não tiver jeito msm, tenta converter para o tipo: BIGINT, testei aqui com os valores que tu postou e funcionou, veja:

set nocount ondeclare @tabPK table (ChavePK float)insert @tabPK (ChavePK) values (264345971717545)insert @tabPK (ChavePK) values (8247415505401535)select ChavePK from @tabPK where CONVERT(bigint,ChavePK) = 264345971717545.0select ChavePK from @tabPK where CONVERT(bigint,ChavePK) = 264345971717545select ChavePK from @tabPK where CONVERT(bigint,ChavePK) = 8247415505401535.0select ChavePK from @tabPK where CONVERT(bigint,ChavePK) = 8247415505401535

jothaz, convertendo para varchar ele ficou com um valor muito louco: "8.24742e+015"

t+

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Caros colegas,

Novamente, obrigada pela ajuda.

Fiz os testes conforme vocês orientaram, e realmente consigo o retorno do SELECT . O problema é que este código existe em várias rotinas do sistema, e em apenas no BD de um cliente específico não retorna os dados.

Infelizmente, eu não posso solicitar a modificação do código do SELECT :( , conforme as sugestões postadas anteriormente, porque o problema é pontual, em apenas um cliente. Eu preciso descobrir o que pode ter acontecido no banco de dados deste cliente, que o diferencia dos outros clientes, onde a rotina não apresenta o problema.

Resumindo, a pergunta de um milhão de dólares é: Existe alguma configuração, função, magia, promessa, etc http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/blush.gif que pode ter sido aplicada ao banco de dados do cliente A e faça com que o select não retorne resultado, já que o mesmo SELECT executa corretamente no BD dos clientes B, C, D, E .... Z?! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif

Abraços,

Ignez

Compartilhar este post

Link para o post

Resumindo, a pergunta de um milhão de dólares é: Existe alguma configuração, função, magia, promessa, etc http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/blush.gif que pode ter sido aplicada ao banco de dados do cliente A e faça com que o select não retorne resultado, já que o mesmo SELECT executa corretamente no BD dos clientes B, C, D, E .... Z?! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif

tenta ver quais as diferenças nos bancos, executa a sp_helpdb neles, e compare as informações:

sp_helpdb pubs
verifique também se as configurações regionais, e se os Service Packs do windows e do SQL Server estão iguais em ambos servidores

t+

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.