Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Pedro_S

Mudar nome ou id do botão ao clicar

Recommended Posts

Bom, meu problema é o seguinte...to fazendo uma página que testa a "percepção extra-sensorial" do usuário (é tarefa do curso de Introdução a Tecnologia da Computação)coloquei 4 botoes, cada um escrito uma figura, aí quando o usuário clica em um deles, uma função javascript "sorteia" uma figura e mostra na tela...até aí tranquilo...agora preciso fazer com que o javascript conte quantos acertos o usuário teve...tipo, se ele apertou o botão do quadrado e foi sorteado quadrado, o contador de acertos aumenta...se sorteou outro, não aumenta...eu sei como fazer o contador, o problema é como comparar se ele acertou ou não...teria como eu dar um "name" ou "id" pro botão somente quando ele é clicado? ou "ativar" esse nome ou id no clique?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Utiliza a variável de evento para identificar o elemento que disparou a função:

<script>function MudaNome(e, nome){	try{var element = e.target		  }catch(er){};	try{var element = event.srcElement  }catch(er){};			element.name = nome;	alert(element.name);}</script><input type="button" value="TESTAR" onclick="MudaNome(event, 'NomeTeste');" />

OK..!!?? T+...

Compartilhar este post

Link para o post

achei uma solução "caseira" aqui...quando o usuário clica em um dos botoes, eu chamo a função que sorteia o número aleatório e armazeno o nome da figura sorteada como value de um input hiddentambém chamo uma função que coloca o nome da figura escolhida pelo usuário em outro hiddenaí comparo os 2 valoresse forem iguais, o contador de acertos aumenta, se não forem, só o de tentativas aumentao código fica maior, mas também funciona :)legal essa sua solução, mas o que é esse "try", "catch", "target"?

Compartilhar este post

Link para o post

Try e Catch são comandos de tratamento de excessões(ERROS) e o target é o método indicado pelo W3C para identificar o elemento que executou uma determinada função.

FONTE W3SCHOOLS: EVENT.TARGET / TRY...CATCH

OK..!!?? T+...

Compartilhar este post

Link para o post

pode fazer direto no onclick tbm...tipo:onclick="alert(this.name); this.name = 'Blablabla'; alert(this.name);":)

Compartilhar este post

Link para o post

eu preciso por esse "this.name = 'blabla' " ou posso usar o "name" que está no tag?(você pos 2 alerts...tá certo isso? não seria só o último?)

Compartilhar este post

Link para o post

o que eu fiz no final foi, ao clique de cada botao, dar um valor pra uma variavel...aí uso essa variável pra comparar com a do "sorteio" da imagem...se for igual, aumenta 1 no contador de acertos...

Compartilhar este post

Link para o post

eu preciso por esse "this.name = 'blabla' " ou posso usar o "name" que está no tag?(você pos 2 alerts...tá certo isso? não seria só o último?)

Se você for usar isso no próprio botão, sim, tem que ser com this.name = 'blabla'.Os dois alertas ele usou só para te mostrar que o nome mudou.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.