Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sérgio H. Martins

Campo Código somando + 1?

Recommended Posts

Olá pessoal, aqui estou eu novamente, sou iniciante de delphi, e estou fazendo um sistema e estou tentando incrementar o código.No momento consegui fazer um contagem no código com a autonumeração do access, mas gostaria q quando eu entrasse no form de cadcidades já aparecesse o código no dbedit1 q sera inserido com o novo cadastro (ultimo código + 1), no momento ele inseri um novo codigo mas não aparece no dbedit e quando excluo ele pula seguencia, se tiver em 2 e eu excluir algum registro e pula para 4. Estou utilizando Adoconection, Adotable, adoquery e access 2003. Muito obrigado pela ajuda que vocês me deram no ultimo post!!! Um abraço a todos. Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se estiver usando access com autonumeração, ele faz isto mesmo de pular, é coisa do access, mas se quiser você mesmo pode montar o sistema de busca pelo próximo número, basta fazer uma query que faz a busca do último e incrementa...

Pode ver neste tópico um exemplo de como fazer...

Compartilhar este post

Link para o post

Ola amigo muito obrigado pela ajuda que estas me dando!!!Já consegui pegar o ultimo número e somar +1, até ai tudo ok como eu precisava, mas na hora q executo o sistema e ele coloca o ultimo número no dbedit1 mas se clico no dbedit2 e ele volta o numero do registro anterior, como faço para ele fazer a seleção e colocar somente no dbedit1 e deixar em branco os proximos campos, desculpe a burrice mas sou iniciante. Tentei assim, pelo access a pesquisa da certo mas no delphi da erro !!SQL.Add('Select tbcadastro_cidade.código From tbcadastro_cidade Where Código = (Select MAX(Código) From tbcadastro_cidade)');Segue abaixo o codigo do onshow do formprocedure TForm1.FormShow(Sender: TObject);varUltimoReg:integer;begin with dm.ADOQuery1 do begin Close; SQL.Clear; SQL.Add('Select * From tbcadastro_cidade Where Código = (Select MAX(Código) From tbcadastro_cidade)'); Open; end; UltimoReg:= dm.ADOQuery1.FieldByName('Código').AsInteger +1; dbedit1.text:=inttostr(UltimoReg);Se pude me ajudar eu agradeço. Um grande abraço.Sergio Martins

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigo CONSEGUI !!!!!!!!!!!!!!!!!!!Muito obrigado mesmo pela ajuda!!!!Usei uma query para pesquisar o codigo max e somei +1 e inseri no dbedit e usei outra query para fazer a insersão dos dados ja com o codigo alterado, funcionou perfeitamente. OBRIGADO UM GRANDE ABRAÇO E TUDO DE BOM!Sergio Martins

Compartilhar este post

Link para o post

Opah! com certeza Sérgio H. Martins ...

O interessante é você montar uma função que usa uma qry separada somente pra isso. Busca o valor maximo e incrementa 1 ....

Depois você chama a função Ex: Edit1.Text:= Incrementa();

Bom isso você adapta de acordo com suas nescessidades e tauz ... o importante é que você já conseguiu pega a malandragem ... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela diga Rodrigo e Marcio, estou utilizando uma query separada para esse procedimento e esta dando muito certo, vou seguir sua opnião de criar uma função incrementar, Esta ficando exatamente como eu preciso, valeu pela ajuda pessoal!!Um grande abraço !!!!Sérgio Martins

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.