Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Delphi7 - Access -ADOCONNECTION
Estou tentando a duplicação de campos.
Para isso fiz o seguinte. No datamodule (DM1) eu dupliquei a tabela MATRICULA e a chamei de Mtr_Chek, eliminei todas as referências de eventos.
Na tabela MATRÍCULA localizei o objeto Aluno, dei um duplo click e sobre o evento OnValidate e digitei o seguinte:
procedure TDM1.MATRICULAALUNOValidate(Sender: TField);beginif DSMatricula.State in [dsEdit, dsInsert] then // verifica se o modo é de edição ou inserçãoif Matr_chek.Locate('ALUNO',MatriculaAluno.Text, [loCaseInsensitive, loPartialKey])AND // pesquisa na tabela criadaMatr_chek.Locate('SERIE',MatriculaSERIE.Text, [loCaseInsensitive, loPartialKey]) THEN // pesquisa na tabela criadaraise Exception.Create('Aluno(a) já Cadastrado!'#10+'Em caso de dúvida tente localiza-lo(a)'); //Caso exista mostrará mensagem de erro não permitindo o re-cadastramento.end;De fato... ele encontra o arquivo já existente e não permite gravação, só que não aparece a mensagem de erro.
O que estou fazendo de errado?
Há outra maneira de se fazer isso?
Carregando comentários...