Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ideia

[RESOLVIDO] dois problemas com a manipulação de datas

Recommended Posts

Bom gente eu preciso de ajuda para conseguir fazer a seguiente operação. Tenho dois input no meu fomulario, uma eu capturo a data e no outro a hora, dai queria saber como faço para juntar essas informações antes de mandar para o banco, para mandar para um campo da minha tabela que é datetime. Mas e ai se eu quiser mostar separdao depois estes valores tem como eu quebra-los novamente?segunda duvida. Esta data e hora que estou lendo é uma data e hora prevista para terminar um tarefa, bom assim que o sidadão termina e marca a tarefa como concluida eu gravo em um outro campo a data e hora atual temabm em um campo datetime. Ai gostaria se fazer um select de todas as tarefas que terminaram depois do prazo previsto, no caso que atrazaram, como faço? Eu posso comparar dos campos em um select, tipo:"Select * from tarefas WHERE d_concluida>d_termino"?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lah intão:1º) "CIDADÃO" eh com "C" (ahuahuhauhuahuahuahu)2º) Zuera a parte (brincadera velho, não resisti), pra grava um campo datetime no mysql, o formato eh o seguinte: ('aaaa-mm-dd HH:ii:ss). o primero passo eh transformar a data da maneira como usamos para como o mysql entende:$data = "15/06/2007";$str = explode("/", $data);$data=$str[2].'-'.$str[1].'-'.$str[0];Pronto, agora q você tem uma data funcionando, eh soh concatenar:$tempo = $data.' '.$hora;Agora, eh soh coloca no banco normalmente, e pra exibi pros users, usa assim:$str2=explode(' ',$tempo);$data = $str2[0];$hora=$str[1];Volta a data ao normal...$str = explode("-", $data);$data=$str[2].'/'.$str[1].'/'.$str[0];E pronto, tah certo já... 3º) De acordo com o manual de referência do mysql, sim, a comparação de datas é feita dakela forma mesmo ($data1>$data2), porem, TODAS AS DATAS USADAS NO MYSQL DEVEM ESTAR NO FORMATO CORRETO: (aaaa-mm-dd). Se você estiver amrzenando corretamente, pode compara sem erro.Axo q eh isso, qqr coisa, tamo ae.Falows

Bom gente eu preciso de ajuda para conseguir fazer a seguiente operação. Tenho dois input no meu fomulario, uma eu capturo a data e no outro a hora, dai queria saber como faço para juntar essas informações antes de mandar para o banco, para mandar para um campo da minha tabela que é datetime. Mas e ai se eu quiser mostar separdao depois estes valores tem como eu quebra-los novamente?segunda duvida. Esta data e hora que estou lendo é uma data e hora prevista para terminar um tarefa, bom assim que o sidadão termina e marca a tarefa como concluida eu gravo em um outro campo a data e hora atual temabm em um campo datetime. Ai gostaria se fazer um select de todas as tarefas que terminaram depois do prazo previsto, no caso que atrazaram, como faço? Eu posso comparar dos campos em um select, tipo:"Select * from tarefas WHERE d_concluida>d_termino"?

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho dois input no meu fomulario, uma eu capturo a data e no outro a hora, dai queria saber como faço para juntar essas informações antes de mandar para o banco, para mandar para um campo da minha tabela que é datetime. Mas e ai se eu quiser mostar separdao depois estes valores tem como eu quebra-los novamente?

É possível sim. Você deverá deixar a data neste formato: YYYY-MM-DD HH:MM:SS. Para montar a data, depende do tipo que as informações vêm do formulário. Para formatar a data, pegando somente data, hora, etc, use date() mesmo.

Mais informações:

http://www.php.net/manual/pt_BR/ref.datetime.php

segunda duvida. Esta data e hora que estou lendo é uma data e hora prevista para terminar um tarefa, bom assim que o sidadão termina e marca a tarefa como concluida eu gravo em um outro campo a data e hora atual temabm em um campo datetime. Ai gostaria se fazer um select de todas as tarefas que terminaram depois do prazo previsto, no caso que atrazaram, como faço? Eu posso comparar dos campos em um select, tipo:

"Select * from tarefas WHERE d_concluida>d_termino"?

Sim. Você pode fazer essa filtragem na própria SQL.

Abraços,

Beraldo

Compartilhar este post

Link para o post

nao deu!! nao o campo está ficando em branco.$dataf = $_POST['dataf'];$horaf= $_POST['horaf'];$stp = explode("/", $dataf);$dataf=$stp[2].'-'.$stp[1].'-'.$stp[0];$tempo = $dataf.' '.$horaf;$str = "INSERT INTO tarefa_horas(nome,titulo,termino,prioridade,status,porcento,obs) VALUES('$_POST[nome]','$_POST[titulo]','$tempo','$_POST[prioridade]','$_POST[status]','$_POST[porcento]','$_POST[elm1]')";mandei dar um echo nas variáveis $tempo e $dataf e elas estao com os valores certinho!! Mas no banco ta indo tudo 0000-00-00 00:00:00

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.