Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

zenfra

Usuário Oracle 10g

Recommended Posts

Bom dia,Instalei o Oracle 10g em minha maquina para fins de estudo e gsotaria de saber qual usuário devo utilizar?Ao termino da instalação exitia um botão para gerenciamento de contas onde eu poderia habilitar algumas contas ou não caso fosse utilizar, mas preferia deixar as contas padrões Sys, system e outras que eu não me lembro que pelo que me lembro não possuiam senha, mas ao tehtar conectar com system sem senha no sistema ele não permite.Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom lembrei a senha que havia informado na configuração ...para System...Mais uma pergunta. System é um usuário DBA é isso?Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Zentra,

 

Para fins de estudo, é legal utilizar os usuários SYS e SYSTEM, porém, lembrando que sempre existirá as diferenças.

 

SYSTEM é apenas um "gerente" do banco de dados, e tem a role de DBA (Tarefas administrativas) porém não pode executar STARTUP e SHUTDOWN, pois não tem a role SYSDBA, que tem somente essa role é o usuário SYS.

 

Porém, caso queira criar um usuário DBA, basta criar um usuário normal e conceder o grant DBA, exemplo:

 

SQL > grant dba to USUARIO;

 

Para executar STARTUP e SHUTDOWN, basta conectar-se como SYS AS SYSDBA, exemplo:

 

C:\>sqlplus sys as sysdba

Para saber mais sobre cada role, basta realizar o SELECT abaixo:

 

SELECT * FROM DBA_ROLE_PRIVS WHERE GRANTEE = 'DBA';

 

Abraços,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.