rluiz1708 0 Denunciar post Postado Junho 17, 2007 Olá pessoal, tenho experiência com delphi mas apenas com projetos educacionais, nuna fiz um programa que fosse vendido por um cliente. Faz pouco tempo que parei de estudar Delphi mas já me esqueci de bastante coisa. Estou precisando fazer um sistema de Controle de Estoque e quero fazer um login e meu banco de dados é o Acess. Peguei uma apostila que eu tinha aqui e comecei a programar. Mas na hora de compilar logo o 1° form, o programa já dá erro. Conforme abaixo: [Error] estoque.pas(37): Incompatible types: 'String' and 'TField'Abaixo, todo o meu código: unit estoque; interface uses Windows, Messages, SysUtils, Variants, Classes, Graphics, Controls, Forms, Dialogs, jpeg, ExtCtrls, StdCtrls, Mask, DBCtrls; type Tfrmlogin = class(TForm) lbllogin: TLabel; lblsenha: TLabel; btnlogar: TButton; Image1: TImage; txtsenha: TEdit; txtlogin: TDBEdit; procedure btnlogarClick(Sender: TObject); private { Private declarations } public { Public declarations } end; var frmlogin: Tfrmlogin; login: string; senha: string; implementation uses Unit2; {$R *.dfm} procedure Tfrmlogin.btnlogarClick(Sender: TObject); begin login:= dmestoque.usuario.FieldByName('login'); senha:= dmestoque.usuario.FieldByName('senha'); if login = txtlogin.Text and senha = txtsenha.text then begin Messagedlg('OK',mtWarning,[mbOK],0); end; end; end.Se alguém puder me ajudar agradeço. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
rluiz1708 0 Denunciar post Postado Junho 17, 2007 Pessoal, descobri o problema. Eram os parenteses entre cada condição IF. O certo seria: if (login = txtlogin.Text) and (senha = txtsenha.text) then Além disso, lá na hora da variável receber o campo da tabela...seria: login:= dmestoque.usuario.FieldByName('login').value;senha:= dmestoque.usuario.FieldByName('senha').value; Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Marostegan 0 Denunciar post Postado Abril 8, 2008 a conexao com o BD é do mesmo jeito que faz para uma pesquisa? com o SQL? ex select * from tbl_senhas ? pq nesse tbl_Senhas eu vou ter 2 campos usuario senha é assim que monta? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites