Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rluiz1708

Login com Access

Recommended Posts

Olá pessoal, tenho experiência com delphi mas apenas com projetos educacionais, nuna fiz um programa que fosse vendido por um cliente. Faz pouco tempo que parei de estudar Delphi mas já me esqueci de bastante coisa. Estou precisando fazer um sistema de Controle de Estoque e quero fazer um login e meu banco de dados é o Acess. Peguei uma apostila que eu tinha aqui e comecei a programar. Mas na hora de compilar logo o 1° form, o programa já dá erro. Conforme abaixo:

[Error] estoque.pas(37): Incompatible types: 'String' and 'TField'

Abaixo, todo o meu código:
unit estoque; interface uses   Windows, Messages, SysUtils, Variants, Classes, Graphics, Controls, Forms,   Dialogs, jpeg, ExtCtrls, StdCtrls, Mask, DBCtrls; type   Tfrmlogin = class(TForm) 	lbllogin: TLabel; 	lblsenha: TLabel; 	btnlogar: TButton; 	Image1: TImage; 	txtsenha: TEdit; 	txtlogin: TDBEdit; 	procedure btnlogarClick(Sender: TObject);   private 	{ Private declarations }   public 	{ Public declarations }   end; var   frmlogin: Tfrmlogin;   login: string;   senha: string; implementation uses Unit2; {$R *.dfm} procedure Tfrmlogin.btnlogarClick(Sender: TObject); begin  login:= dmestoque.usuario.FieldByName('login');  senha:= dmestoque.usuario.FieldByName('senha');   if login = txtlogin.Text and senha = txtsenha.text then   begin 	Messagedlg('OK',mtWarning,[mbOK],0);   end; end; end.
Se alguém puder me ajudar agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

descobri o problema.

Eram os parenteses entre cada condição IF. O certo seria:

if (login = txtlogin.Text) and (senha = txtsenha.text) then

Além disso, lá na hora da variável receber o campo da tabela...seria:

login:= dmestoque.usuario.FieldByName('login').value;senha:= dmestoque.usuario.FieldByName('senha').value;

Compartilhar este post

Link para o post

a conexao com o BD é do mesmo jeito que faz para uma pesquisa? com o SQL?

ex

select * from tbl_senhas

?

pq nesse tbl_Senhas eu vou ter 2 campos

usuario

senha

é assim que monta?

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.