deivis 0 Denunciar post Postado Junho 29, 2007 Preciso desenvolver um sistema para salvar fotos de produto. O sistema utiliza BD MySQL, então quero salvar as imagens em uma pasta do servidor, e o caminho da imagem no Banco de dados. O sistema funciona em rede, porém outros computadores terão que cadastrar os produtos e incluir imagens, mas as imagens devem ser salvas apenas no servidor.Gostaria de uma ajuda sobre como posso começar a fazer isso. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
marcio.theis 3 Denunciar post Postado Junho 29, 2007 Teria somente que ter na sua tabela um campo informando o caminho que se encontra a imagem, e quando for cadastrar, o seu sistema terá de fazer o envio da imagem para esta pasta, para isto vai precisar estar compartilhada para que todos consigam acessar e gravar as imagens, e ainda pegar depois o caminho da figura, se quiser pode criar no seu sistema um campo que vai conter o diretório padrão das imagens no servidor, assim quando for transferir, vai ler este campo com o caminho e mover as imagens para o destino, sendo que pode ainda padronizar o nome das imagens conforme desejar, para fazer a transferência dos arquivos, pode usar comandos do delphi mesmo, como o MoveFile e RenameFile... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rodrigo Miss 1 Denunciar post Postado Junho 29, 2007 Bom dia! kra, certamente você vai exibir a imagem do produto num Image antes de salvar, correto? então, na momento em que for savar o produtos você pode fazer algo assim: Image1.Picture.SaveToFile('\\servidor\Meus documentos\Minhas imagens\ID_PRODUTO.jpg');dai basta salvar o caminho do mesmo num campo string no DB, e qdo for exibir a imagem no cadastro basta fazer assim: Image1.Picture.LoadFromFile(qryIMG.Text);é, uma das soluções acho que seria essa... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
deivis 0 Denunciar post Postado Junho 29, 2007 Surgiu outra necessidade que além de copiar as fotos, eu vou ter que redimensionar a mesma. No caso vou precisar de gerar uma miniatura no tamanho 160x80px e uma foto no tamanho 800x600px. Existe alguma classe do delphi que me forneça essas opções?Outra coisa, o programa vai ser acessado via internet, então não posso apenas utilizar o compartilhamento de pasta do windows. Eu já fiz isso em php, então gostaria de saber se isso é possível em delphi. No computador servidor também será hospedado o site da loja, então este tem instalado apache server e tom cat. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
marcio.theis 3 Denunciar post Postado Junho 29, 2007 Para redimensionar pode pesquisar no fórum sobre, já foi discutido este assunto.Segunda questão ficou confusa, o que você quer saber se é possível ? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
deivis 0 Denunciar post Postado Junho 29, 2007 Para redimensionar pode pesquisar no fórum sobre, já foi discutido este assunto.Segunda questão ficou confusa, o que você quer saber se é possível ?é que o programa além de ser acessado pela rede local, também vai ser acessado de outros lugares via internet, como se fosse um site. então não posso deixar a pasta que vai conter as fotos compartilhada. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rodrigo Miss 1 Denunciar post Postado Junho 29, 2007 kra desculpa, mais eu continuo naum entendendo o real motivo de não comportilhar a pasta ... eu tenho um aplicativo em delphi q usa uma pasta compartilhada com documentos .... e tbm tenho uma pagina feita em ASP (eu uso o FileSystemObject para manipular) que acessa remotamente esta pasta compartilhada, e ainda faz upload na pasta e tauz .... No caso de ASp, você vai ter uma pasta normal compartilhada na web e na rede local .... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
deivis 0 Denunciar post Postado Junho 29, 2007 kra desculpa, mais eu continuo naum entendendo o real motivo de não comportilhar a pasta ... eu tenho um aplicativo em delphi q usa uma pasta compartilhada com documentos .... e tbm tenho uma pagina feita em ASP (eu uso o FileSystemObject para manipular) que acessa remotamente esta pasta compartilhada, e ainda faz upload na pasta e tauz .... No caso de ASp, você vai ter uma pasta normal compartilhada na web e na rede local .... Bom, se não tem problema em deixar a pasta compartilhada, ok então. E como é que você faz o redimensionamento das imagens? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Hugo Slepicka 0 Denunciar post Postado Junho 30, 2007 deivis, como o Márcio lhe falou em uns posts acima... Esse assunto já foi discutido inúmeras vezes aqui no fórum, de uma procurada com a BUSCA DO FÓRUM que garanto que irá encontrar muito material interessante... Ok? Abraço! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
João Pedro 0 Denunciar post Postado Julho 1, 2007 Aproveitando o tópico, teria como, ao invés de salvar em uma pasta no servidor, ele mandar a imagem por ftp para algum host ou criar uma lógica a ser seguida pelo programa para hospedar a imagem no, por exemplo, imageshack.us? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites