Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

André Ormenese

Impressão de Código de Barras

Recommended Posts

Pessoal,preciso fazer a impressão de etiquetas de código de barras padrão 128 em impressoras Eltron,Zebra e Argox. Tenho o domínio da linguagem que estas impressoras utilizam para imprimir os códigos, mas não imagino como enviar os comando de impressão via web utilizando PHP.Alguém tem alguma idéia ???Só uma coisa, não quero fazer a impressão no servidor de aplicação, e sim na máquina onde a página é aberta.ObrigadoAndré

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, pelo pouco que entendo de código de barras, o padrão 128 me parece não ser intercalado. Se não for realmente, isso irá facilitar e muito a sua vida! Eu lido mais com o sistema 2 de 5 intercalado (boletos bancários), mas o funcionamento para impressão das "barrinhas" deve ser parecido...

Se você já souber qual tipo de barra aplicar para cada letra ou número, basta criar uma imagem bmp associada.

Em seguida, crie um ciclo "for()" para analisar letra por letra do que você quer imprimir, e imprima a barra correspondente (use um if, arrays, etc... ou que você achar melhor).

Mas e o tamanho de cada barra?

Bom... isso eu não tenho a mínima idéia, porque eu não tenho aqui comigo esse padrão de código de barras no momento. Se você também não souber, faça um monte de figuras aí no paint mesmo, imprima em uma dessas impressoras que você mencionou e vá testando até encontrar o tamanho ideal (incluido ainda a distância até a margem inferior do documento, caso não seja impressa em selos).

Bom, não sei se ajudei... mas minha intenção foi boa...

EDITADO:

Bom, aí vai um link bastante interessante:

http://www.revistaphp.com.br/artigo.php?id=146

Compartilhar este post

Link para o post

Klonder,obrigado pela ajuda, mas estas impressoras que mencionei são específicas para impressão de código de barras, são impressoras térmicas. Não é como uma laser qualquer que você manda imprimir uma figura e ela imprime. Estas impressoras tem uma linguagem de programação específica para elas.O que preciso é mandar esta codificação direto para ela, não posso criar uma figura e tentar mandar esta figura para a impressora. Por isso a dificuldade.Eu só posso utilizar estas impressoras porque nós utilizamos umas etiquetas especiais, com colas especiais e o ribbon, o que seria o cartucho da impressora, também é especial. Estas etiquetas, já impressas, precisam aguentar temperaturas de até -40 graus centígrados.Segue exemplo do código que preciso enviar para a impressora Zebra:^XA^FO100,30^ADN,10,10^FDNumero da Coleta^FS^FO30,80^BCN,45,N^FD9999999-999^FS^FO30,140^ADN,15,15^FD9999999-999^FS^XZ

Compartilhar este post

Link para o post

Segue exemplo do código que preciso enviar para a impressora Zebra:^XA^FO100,30^ADN,10,10^FDNumero da Coleta^FS^FO30,80^BCN,45,N^FD9999999-999^FS^FO30,140^ADN,15,15^FD9999999-999^FS^XZ

Ah sim! Desculpe minha ignorância!Então você deverá enviar é apenas código (símbolos)?Bom, o problema maior então é saber qual código corresponde a cada letra, e a estrutura do código em si.... mas pelo que parece você já sabe isso...Então, a minha sugestão é: no lugar das imagens, coloque apenas os símbolos correspondentes (pode usar um array para isso, mesmo que nesse array você utilize uns 160 índices... mas vai ter que ser assim.. não tem outro jeito, a não ser que exista uma lógica matemática para a construção dessa simbologia).A partir de um ciclo ( for() ) você seleciona os caracteres do código que será impresso, um por um, e em seguida concatená-los em uma string. Por exemplo:Retornar a string:^FO100,30^ADN,10,10^FDNumero da Coleta^FS:A partir de:4512NumeroColetaFimSerá retornado:cod[45]="^FO100,30"; //Corresponde ao número 45, por exemplo;cod[12]="^ADN,10,10"; //Corresponde ao número 12, por exemplo;$separador1 = "^FDNumero da Coleta"; //Algum separador ou comando em especial;$fim="^FS"; //Fim do código;Logo, a string retornada ficaria semelhante a:$string = cod[45].cod[12].$separador1.$fime assim por diante...No entanto, se esse tipo de impressora só aceitar esses comandos através de um programa especial... aí será difícil... não tenho vivência com isso... nem sei como te falar....

Compartilhar este post

Link para o post

Ok Klonder !!!Mas me responde uma coisa.....Como mandar estas strings criadas, para uma impressora instalada no micro que está abrindo a página ?Normalmente utilizo "Generic / only text" direcionada para LPT1.É preciso criar uma página apenas com as strings, utilizando o echo ???Desculpe as perguntas, mas eu não tenho experiência em desenvolvimento para web.Obrigado,AndréOk Klonder !!!Mas me responde uma coisa.....Como mandar estas strings criadas, para uma impressora instalada no micro que está abrindo a página ?Normalmente utilizo "Generic / only text" direcionada para LPT1.É preciso criar uma página html apenas com as strings, utilizando o echo ??? Ou tem como mandar estas strings direto para a impressora ???Desculpe as perguntas, mas eu não tenho experiência em desenvolvimento para web.Obrigado,André

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpe as perguntas, mas eu não tenho experiência em desenvolvimento para web.

Então estamos quites, pois não tenho experiência com esse tipo de impressora também! kkkkkk!Bom, na minha explicação, eu estou supondo que essas impressoras são capazes de imprimir o código a partir um arquivo que contenha esses símbolos.Por exemplo, de uma maneira bastante simples, eu estou supondo que se você digitar em um documento qualquer do word, esses símbolos, e clicar em Imprimir, as impressoras irão codificar esses sinais e imprimir o código de barras automaticamente!Se for assim (do jeito que estou pensando), você poderia mandar imprimir um documento PHP que ela imprimiria os símbolos automaticamente....Mas, agora.... pensando bem, acho que isso não é possível, né?! Porque você precisa dar um comando, em algum programa especial, para elas começarem a imprir os códigos... vixe!No entanto, se for assim, utilizando um programa especial... um cliente seu poderia simplesmente entrar na WEB, copiar esses símbolos estranhos retornados em uma página PHP e colar nesse suposto programa especial... não sei...Acho que não sei ao certo como essas impressoras funcionam... talvez eu esteja explicando algo que não seja possível de se fazer apenas com PHP...

Compartilhar este post

Link para o post

Klonder,realmente essa história de colar o código no word ou até mesmo no notepad, não funciona ....O que funciona é mandar os comandos direto para a porta de impressão, ou criar um arquivo texto com os comandos e dar um type direcionado para a porta. Por exemplo : type etq.txt > lpt1Estou impressionado com esta história, uma coisa que me parecia simples, talvez não tenha uma solução ....Caso alguém tenha alguma idéia, mesmo que muito estranha, pode postar. Qualquer solução está sendo considerada, principalmente porque se trata de intranet.Obrigadoaté

Compartilhar este post

Link para o post

type etq.txt > lpt1

Quer dizer então que se existir um arquivo txt com os códigos é possível imprimir a etiqueta? Não digo entrar no arquivo e mandar imprimir, como faz-se usualmente, mas sim, a partir de um comando, mandar imprimir as etiquetas conforme o código presente nesse arquivo (txt)?Se for isso, esse código estranho utilizado por esse tipo de impressora pode ser gerado em uma página PHP, salvo em um txt, e depois, com esse comando acima, impresso normalmente!

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,preciso fazer a impressão de etiquetas de código de barras padrão 128 em impressoras Eltron,Zebra e Argox. Tenho o domínio da linguagem que estas impressoras utilizam para imprimir os códigos, mas não imagino como enviar os comando de impressão via web utilizando PHP.Alguém tem alguma idéia ???Só uma coisa, não quero fazer a impressão no servidor de aplicação, e sim na máquina onde a página é aberta.ObrigadoAndré

Não estou respondendo e sim precisando de ajuda.Preciso usar um programa para desenhar etiqueta com codigo de Barras e depois exportar para fora. Estou usando um Software chamado BAR TENDER mas quando vou exportar para fora ele me pede a licensa do SEAGULL existe alguma maneira de evitar este SEAGULL.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara,

Eu estou tendo o mesmo problema hoje que você teve no ano passado.

Tenho um sistema WEB e preciso imprimir código de barras 128 em uma Zebra. A única diferença é que utilizo ASP ao invés de PHP.

você conseguiu achar alguma solução?

Compartilhar este post

Link para o post

Charlles,

não consegui encontrar uma solução naquela época, então acabei abandonando a idéia....

Infelizmente não poderei te ajudar.

Mas fiquei impressionado .... Um problema tão corriqueiro, e que talvez ainda não exista uma solução decente.

Caso você tenha sucesso, por favor, disponibilize no fórum.

Boa sorte !!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.