Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Ricardo Lima (Aram)

Proposta insana: Criação de um fórum em PHP

Recommended Posts

Seguinte: Vamos criar um projeto open-source de um fórum em PHP + XHTML?

 

Aí você me pergunta, pra que, se já existem vários sistemas opensource (incluindo o que o imasters usa?)

 

1 - Seria uma oportunidade para vários membros se conhecerem melhor, trocarem idéias e conflitarem

 

2 - Iriamos criar um fórum um pouco diferente, com código mais leve. Seria um fórum + espaço para artigos, onde cada usuário poderia criar artigos, que ficariam publicos como as mensagens.

 

2b - Se uma dúvida é muito frequente, a gente simplesmente indica pro usuário que existe um artigo ensinando a pessoa a fazer isso. Assim poderiamos organizar melhor as dúvidas frequentes. Afinal nao tem jeito. Ninguem pesquisa antes de postar no fórum :D

 

2c - Mas teria todas as funções de um fórum comum tb.

 

3 - E tem mais um monte de coisas que vcs provavelmente devem odiar e quererem fazer diferente.

 

4 - Seria um fórum 101% Tableless. 102% usando padrões web. Já viram quantos tables tem no código fonte do fórum imasters? IE hacks serão proibidos (só em ultimo caso ehheheheh).

 

Os requisitos são dois: saber html (usaremos xhtml strict validado w3c ou outro padrao validado, não importa) e php. tudo em utf-8 para ser altamente internacionalizado.

 

Nem precisa saber muito, basta ter vontade de aprender.

 

O que vcs me dizem?

 

Meu objetivo não é concorrer com o imasters mas criar uma alternativa q eles mesmo podem usar, afinal é opensource galera!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu vejo com entusiasmo sim, se para um profissional em php, desenvolver um forum é reinventar a roda, para um aprendiz é uma MAO na roda, pois assim ele vai aprender muito sobre a linguagem e sua lógicaeu me ofereço para participar, meu msn é leoaguiarpereira@hotmail.comquanto ao tableless e padroes web, acho que isso não passa de uma grande bobagem, já que os browsers não respeitam os padrões da w3.o dia em que todos os navegadores atuarem da mesma forma em questao de interpretação de codigo, aí sim, os padroes web serão algo relevante.eu gosto de mesclar divs e tables para criar um layout que seja visualizado em todos os browsers da atualiadade, e é claro, usando o mínimo de código possivel.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, não levo muita fé, mesmo porque, para se fazer um fórum... sinceramente? nem é algo tão dificil assim, acho que a pessoa com um nivel bom em PHP consegue por si só montar um facilmente (a unica dificuldade é o tempo)...Mesmo porque, já existem diversos sistemas de fórum gratuitos por ai...Investir tempo em um projeto opensource, capitalismo != opensource, bem, em fim... acho dificil encontrar pessoas, mas boa sorte =p

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o Thiago falou tudo, nao é facil fazer um forum ainda mais pratico e funcional, e na boa pra quem ta aprendendo PHP, fazer um forum nao vai fazer o cara ter experiencias boas, simplemente porque se ele nao manja de PHP e nao vai conseguir fazer e sera preciso da ajuda de outros que entendam mais, dai entra a parte que todo mundo falou, tempo, vontade e dedicação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ricardo sua proposta é básicamente a mesma do Simple Machine Forum que é open source....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

T.P., o smf tá recheado de tables tb.

 

Fabyo, concordo com você. mas a pessoa que sabe pouco vai se ver cheia de dúvidas. mesmo que apenas 5% delas sejam resolvidas a pessoa vai absorver alguma coisa (eu acho :D). aprender php é o de menos, mas trabalhar em grupo usando cvs, subversion ou algo q o valha aí sim é que são outros 500.

 

tmferreira, a idéia é fazer um projeto que seja realmente usavel e power mesmo.

 

LeonardoAP, menos tables significa código mais enxuto e rápido, pois se o design está no css ele é carregado apenas uma vez. apesar de eu ser anti-microsoft, estou torcendo pro ie7 "pegar" logo, pois o suporte aos padrões dele tá beeeeeem melhor. e vamo nessa! mais alguns dias eu crio a estrutura do projeto.

 

Adailton, a idéia é fazer uma coisa diferente e integrar as pessoas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ricardo por expericencia propria nao vai dar certo, qualquer ideia sobre projetos é bem vinda

 

mas como falei ja tentamos diversas vezes montar grupos de trabalhos e nenhum deu certo, criamos o grupo imProjetos

e varios outros tivemos a ideia de fazer sistemas bem simples e nunca foi terminado nem um sistema de enquetes bem simples

 

o pior que nois admins ficavamos no pé da turma, mas só traz dor de cabeça e se a gente nao fazer tudo nunca sai nada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.