Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

sombrars

VB e Access

Recommended Posts

Olá pessoal, eu tenho um programinha que fiz em access (no mundo da programação eu so sei mexer em access mas isso por enquanto), bem esse programa trata apenas de cadastrar funcionarios, e as despesas de cada um, os formulários eu fiz através de umas consultas que filtram as despesas do mês atual, e outro formulário que filtra do mês e ano desejado, mas isso é só para vocês entenderem o que eu pretendo fazer, como o access eu acho instável, e lento, pretendo fazer em vb, já que no momento me familiarizo aos arrasta arrasta do que apenas com linhas de comandos, o problema é que quando eu fico pensando em como criar em VB eu me encho de perguntas,* Preciso criar as consultas no access? (se não, como fasso para pesquisar datas)* como crio consultas, exemplo tenho o funcionário A, R, T, Y, Z e quero ir direto pro T, ou como pesquiso funcionários para cadastrar as despesas (isso no access eu faço tudo via combobox)* os relatórios como serão feitos? (eu imagino que terei de usar um gerador de relatorio, mas isso eu procuro mais tarde)eu estou utilizando o Microsoft Visual Studio 2005e o Banco de dados do Access (como ja conheço bem ele irei continuar usando, mais tarde eu pretendo migrar para outro)No momento minha meta é fazer um programa que fassa o que eu disse a cima, mais tarde eu procuro incrementar ele, mas o meu maior problema, é que todos os tutoriais e livros de VB que tive acesso para ler, nao fala nada dessas minhas duvidas, alguem poderia me ajudar? (com tutoriais bons, programas de exemplo ou algumas dicas)Obrigado pela atenção!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

_

 

Olá!

 

 

Primeiramente, procure uma boa apostila pra começar, ou melhor, várias boas apostilas. Baixe boas apostilas aqui e aqui (me criei nesses dois links, principalmente).

 

 

Respondendo às perguntas:

 

1. Não necessariamente, você pode criar as consultas via código no VB (o que eu acho um pouco mais trabalhoso, porém mais flexível), ou, caso queira, criar as consultas no Access e acessá-las pelo VB (mais fácil, menos flexível).

 

2. Digamos que você tenha optado fazer a consulta no Access e acessar pelo VB, este tutorial pode vir a calhar, estude e adapte ao seu caso.

 

Caso você seja um programador ambicioso pode apelar pro código, que você confere aqui.

 

3. Para gerar os relatórios você pode usar o Crystal Reports que, infelizmente, é pago. Caso estivesse usando o VB6 você teria o DataReport, idêntico ao gerador de relatórios do Access, embutido. Salvo engano tem uma versão antiguinha do Crystal Reports (4.6, acho eu) que, segundo boatos é free rolando pela net.

 

 

Boa sorte na sua introdução ao Visual Basic, com certeza você vai ver que é infinitas vezes melhor do que o Access, tanto na parte visual quanto na liberdade ao se fazer um programa.

 

Dúvidas estamos aí, na medida do possível.

 

 

Abç!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.