Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Thiago Loureiro

Desenvolvimento Web Vs2005 + Ajax

Recommended Posts

Pessoal, é o seguinte, trabalho em uma empresa de desenvolvimento de software em ambiente Web e desenvolvemos um produto próprio, quando entrei aqui era desenvolvidoem VS 2003 framework 1.1, até então tudo bem..Hoje o pessoal começou a trabalhar em camadas no Vs2005 e utilizar tecnologias como Ajax. Sobre o Ajax sem problemas pois já utilizo o MagicAjax no Vs2003 sem problemas. As dificuldades que estou enfrentando é quanto à Layout (creio que seja so questao de tempo para acostumar com as tables, pois utilizava GridLayout no 2003, o maior problema vem agora, hoje nao é escrita praticamente nenhuma linha de código em C# e sim em JavaScript no HTML da página, toda a lógica, chamada para o banco de dados, esta sendo feita através de webservices chamados pelo JavaScript, senti as páginas do sistema muito mais pesadas pela quantidade de código JAvascript, e sem contar a dificuldade de debugar um código JavaScript (sem opção de breakpoint entre outros)...Gostaria de saber se eu estou desatualizado e errado ou tem algo errado por aqui??Imaginem , voce quer popular um dropdownlist, voce envia um chamado via webservice (Via javascript), retorna uma string, dentro do javascript eu pego o retorno do webservice e faço um FOR para preenche-lo com as strings de IDS e nomes que vem dobanco de dados...Pensei se nao seria mais fácil retornar um datatable do banco e setar o datasource dele dentro do C# ???Não seria mais facil utilizar update Panels do ajax e programar a lógica no C# neste caso??Li algumas reportagens sobre desempenho, camadas e outras coisas, mas vale a pena mesmo ter esse "trabalhão" para "melhorar"o desempenho???Nunca percebi melhora nenhuma em desempenho, e sim demora em desenvolvimento.Agradeço a atençao de quem estiver lendo e peço sugestoesObrigado :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em questão de performance no caso para preenchimento do DropDownList, o interessante seria popular usando um DataReader, pois você trabalha conectado, portanto, você preenche o dropdown e após isso fecha a conexão com o banco, assim não havendo necessidade de guardar os dados em memória.Com o ASP.NET AJAX, as facilidades são enormes, você praticamente não faz nada, o componente cuida de tudo. O desenvolvimento em camadas é super importante, e não é um trabalhão, isso faz parte das boas práticas de desenvolvimento.Agora pensa, se você pode pegar os dados tudo de uma vez para que fazer 10.. 20.. 30 chamadas no webservice para ficar retornando um valor e preenchendo o dropdown ?A partir do momento que a equipe de desenvolvimento estiver integrada com OOP, implementando boas práticas de desenvolvimento, você verá que o trabalho não será um "trabalhão", melhorará a performance, manutenção e reusabilidade da mesma etc.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.