Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

FHL

[Enquete] - Proibir ou não o formato Raw nos Desafios?

Sim ou Não?  

8 votos

1. 1. Você acha que deve-se proibir o Formato *.RAW nos Desafios de Fotografia?

• Sim
      4
    • Não
      4

Recommended Posts

" Olá pessoal,

Nos últimos desafios tivemos participantes que postaram fotos tiradas no formato RAW. Pra esse tipo de formato não temos uma regra definida e gostaria de saber a opinião de vcs sobre o assunto.

Pra quem não sabe, o formato RAW é um formato sem compressão, ou seja, a foto sai "pura" da câmera e necessariamente tem que passar por um editor de imagens, pra ajustes de brilho, contraste, cores, etc, que são ajustes que a própria câmera faz, quando tiramos fotos em um formato "comprimido", como jpg.

Então, temos que discutir se esse formato é válido pra participar dos desafios, já que os ajustes são feitos pelo próprio fotógrafo.

Alguns colegas podem pensar que basta colocar um link pra original, que tá tudo certo. Mas o que temos que lembrar é que a única finalidade de ver a original é verificar se foi feito algum crop (corte).

Além disso, o tamanho da foto geralmente é imenso, podendo tranquilamente passar dos 30 MB.

No entanto, temos que lembrar que quando tiramos uma foto em jpg, a máquina faz os ajustes de brilho, contraste, cor... automaticamente. Então, o que o formato RAW permite é que você decida quais os níveis que você quer ajustar.

Podemos aceitar que vale postar o original pra conferir, se alguém tiver dúvida, se tem crop ou não, entendendo que o fotógrafo substitui a câmera na hora dos ajustes de brilho, cor...? ou alguém tem alguma outra idéia? "

(MARCOS VINICIUS)

Mais Info: http://forum.imasters.com.br/index.php?showtopic=244597

Votação até: 14 de Setembro

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara de uma esclarecida aee o PQ dessa enquete. Onde quer chegar etc etc!assim a galera que for opnar sabe o que está opnando!abrasss

A questão é que é proibido qualquer ajuste das fotos em editores de imagem. Só que quando a foto é tirada em RAW, ele sai da câmera sem qualquer ajuste (aqueles que ela faz automaticamente para o formato jpeg). Então, necessariamente o fotógrafo vai ter que fazer esses ajustes e o problema é que ele pode acertar o que quiser neste ajuste. Inclusive erros.

Compartilhar este post

Link para o post

Exato por isso Marcos, que sou contra, pois a manipulação de um arquivo RAW pode ser completo na parte de tons, cores, luzes, defeitos de lente e etc... Injusto com quem não edita as fotos. A minha idéia é de continuar mantendo a nossa brincadeira a respeito de fotografia e não Photoshop!! Nunca houve problemas antes com as regras, então por quê mudar time que está ganhando? Minha opinião...Se o post estiver no tópico indevido, por favor redirecionem.Abrax

Compartilhar este post

Link para o post

Ahh sim sim!bem, ou libera geral ou nao libera.Penso o seguinte. Foto existe para ser editada. Calma calma não sou radical. rsr Mas se fotografos proficionais as editam porque os amadores nao podem?é claro que derrepente sem editar pode ser ate melhor para a evolução da técnica de fotografia pois exige mais concentração na hora de tirar a foto.é isso aee... eu to junto com a maioria, o que a maioria apoiar to junto. Estamos numa democracia certo?^^abrass e fiquem na paz

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, eu sou de liberar, vai de cada um postar a foto e não mexer muito, acho que os desafios são legais para aprender, mas se alguem quer "trapacear" paciencia... por isso vo uvotar para não proibir.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, eu sou de liberar, vai de cada um postar a foto e não mexer muito, acho que os desafios são legais para aprender, mas se alguem quer "trapacear" paciencia... por isso vo uvotar para não proibir.

Penso como você Wallace. Acho que "tapinhas" como os fotografos chamam acho legal. Ajustar cor, contraste e Crop!por exemplo olhem essa magnifica foto... COM CERTEZA o cara editou no PS, mas nada que seja tao exdruxulo. editou bastante talvez mas nao montou nada e acho isso a chave entre arte fotografica e fotomanip. ^^Agora MONTAGEM é realmente apelação... isso acho que já é outra categoria que nao fotografia.abrassss http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Agora MONTAGEM é realmente apelação... isso acho que já é outra categoria que nao fotografia.abrassss http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

concordo! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.