Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Alexandre Becker

script pasca de fora do delphi chamar e executar

Recommended Posts

olá pessoal, sou programador de delphi a algum tempo e gostaria de saber q alguem consegue criar um arquivo texto... (supostamente) dentro deste arquivo vai conter um código em object pascalexemplo..... showmessage('teste'); ou no meu caso...... instruçoes de campos a carregar num grid....... um codigo sql a carregarem uma tabela....... por dentro da aplicacao tudo bem..... mas eu gostaria de poder mudar estes codigos.....ex: tabela:codigo nome endereco telefonetenho um DBGRID..... e nele dependendo do cliente, quero carregar somente codigo e nomee em alguns quero carregar codigo nome e endereco...... minhas aplicacoes com certeza serao + complicadas.... mas sabendo o principio tudo fica + facil depois.......o motivo de kerer fazer isto eh para q tecnicos possam configurar o progra.......ex2: kero carregar no mesmo dbgrid.......codigo nome enderecoe na coluna endereço tenho somente 2 possiveis para uma determinada regiao..... estes serao carregados no picklist do column do dbgrid..... os campos a serem carregados serao informados no arquivo texto......poder colocar nestes arquivo condicoes de if else....... consigo ja trocar eventos no delphi.... vamos supor...... application.onmessage...... recebe: meu metodo.onmessage...... mas o codigo do meu metodo.onmessage esta definido dentro do sistema...... e eh isto q eu keria evitar... keria ler a codificacao de um arquivo externo.....se alguem tiver uma ideia de como fazer isto por favor poste aki.......OBS: nao eh um arquivo tipo ini onde eu leio opcoes predefinidas dentro do programa e seto seus valores..... e sim uma chamada para um codigo totalmente novo, definido por um tecnico, q esta fora do desenvolvimento.... o programa devera ler e executar as instrucoes contidas nakele documento...... mensagens condiçoes..... e tudo estara de acordo com o q se tem dentro do sistema........

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nunca vi nada do tipo, pois o delphi gera o .exe fechado e não tem entradas adicionais, o que poderia é desenvolver DLL ou BPL para este tipos de situações, assim no caso de BPL poderia desenvolver da forma que achar melhor e depois somente chama a BPL...Uma dica... :D

Compartilhar este post

Link para o post

OK valeu pela ajuda, já consegui fazer, tenho uma dll externa q eu carrego dinamicamentee para ela tenho um arquivo texto (q eu interpreto), com este eu faço tudo no meu sistema dinamicamente...... ex: um cliente q quer utilizar um cadastro q nao tem no sistema..... eu crio a tabela no POSTGRE e monto os dados dentro do arquivo texto, eu chamo a dll dinamica com um parametro ( q indica o arquivo texto) e ele interpreta os comando de dentro de tal arquivo, assim tenho apenas 1 formulario de cadastro q eh utilizado para todos os cadastros do sistema.funcionou 100%, a plicação ficou muito menor e + rápida ( muito mesmo! )meu problema esta so em como interpretar um comando ao ex:winexec('calc.exe',sw_shownormal);mais precisamente na hora de chamar este comando de fora e coloca-lo dentro do onclick de um button ( ou um menu dinamico )

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.