Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

FerNandooo

Modelagem de Tabelas

Recommended Posts

OpaEstou com duvida na criação das tabelas de estoque de um sistema de produção...Verifiquei varios posts no forum.Muita gente controla o estoque atraves do campo Quantidade no cadastro de produtos, fazendo nele a manipulação de estoque quando há entrada e saída.Outros utilizam uma tabela chamada ESTOQUE:IdTipoMov (FK para uma tabela de tipos de movimento onde ja diz se eh de entrada ou saida)Produto (Fk para produto)Qtd (quantidade movimentada) Valor (valor referente a quantidade movimentada na data que ela foi movimentada) DataHoraMinha duvida nesse modelo é como manter a referencia com as tabelas de entrada, saida, produção, caso por exemplo tenha que editar (alterar) a quantidade de um determinado produto na entrada e/ou saida. Como ocorreria esta atualização?Minha idéia é montar as tabelas de uma forma que eu consiga verificar o estoque por período, estar calculando o estoque de forma online, ou seja, no momento que eu chamar um relatorio de estoque ele calcular instantaneamente todo o estoque.Gostaria de algumas ideias!!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poderia ter esta tabela de estoque, e colocar dois campos para controlar o tipo de movimento e código do movimento, onde ficaria registrado no tipo de movimento se é entrada, saida, produção, etc... e em código do movimento seria o código relacionado ao tipo de movimento, onde que um SQL simples e rápido pode retornar a referencia, caso queria que o banco faça todo o controle poderia usar triggers, mas isto dependeria do seu BD, poderia ainda criar na tabela de estoque um campo para cada tipo de movimento, ou seja, um campo para a entrada, um para saida, produção, etc... mas a tabela ficaria um pouco mais grande e não ficaria numa modelagem muito agradável, mas conseguiria garantir via chaves extrangeiras a integridade...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.