Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Ernane Ramos

Conectando Servidor SQL no DELPHI

Recommended Posts

Aew Pessoal...sou iniciante ainda...então eu estava prescisando criar uma conexão com o SQL SERVER, e incluir as informações do sql em um campo, para que possa ser visualizado e seja feito a impressão dele.

Como abro a conexão no DELPHI???[/b]

Vlw!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei qual a paleta de componentes que esteja usando, mas se for a ADO, basta adicionar um ADOConnection e ir na propriedade ConnectionString e configurar o acesso, depois marcar a opção LoginPrompt como False, e então testar a conexão dando um Connected True e depois Connected False, para que fique fechado a conexão.Para mostrar as informações, basta adicionar um ADOQuery, ligar com seu ADOConnection e exibir os campos onde desejar...

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei qual a paleta de componentes que esteja usando, mas se for a ADO, basta adicionar um ADOConnection e ir na propriedade ConnectionString e configurar o acesso, depois marcar a opção LoginPrompt como False, e então testar a conexão dando um Connected True e depois Connected False, para que fique fechado a conexão.Para mostrar as informações, basta adicionar um ADOQuery, ligar com seu ADOConnection e exibir os campos onde desejar...

Para o SQL SERVER, qual opção eu seleciono??No Caso meu servidor seria:sqlserver.emdesenvolvimento.com.brVlw!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, depende da sua estrutura, pode criar usando um arquivo externo chamado UDL, ou então usando a opção "Use Connection String" esta ultima fica mais fixa a configuração... Depois na tela de configuração basta ir em Provider selecionar a opção de SQL Server em Connection informar o servidor, usuário e o banco desejado...

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de configurado, basta no fonte colocar...

ADOConnection1.Connected:=True;

Pode ser no OnCreate do formulário ou onde desejar...

Na query basta passar o SQL para a mesma, pode ser em um evento do botão, ou seja, quando clicar, passa o SQL e ativa...

qry.Close;qry.SQL.Clear;qry.SQL.Add('select *');qry.SQL.Add('from tabela');qry.Open;

Para exibir as informações pode usar um relatório QuickReport ou então um TDBGrid da aba Data Controls, precisando informar o DataSource somente...

Para informar um DataSource, precisa adicionar o componente TDataSource da paleta Data Access e na propriedade DataSet ligar com a qry...

Compartilhar este post

Link para o post

Os arquivos UDL nada mais é que um arquivo texto, você pode criar um arquivo .txt normal, depois somente renomeia e troca a extensão para UDL, e dê dois cliques sobre, vai abrir a tela de configuração...

Compartilhar este post

Link para o post

Ae...Consegui criar a UDL...Quero saber agora se posso exibir os dados na ListBox..e Como Farei isso?

Pode exibir em um ListBox sim, basta colocar uma query, executar o SQL e carregar o ListBox...Algo do tipo:
ListBox1.Clear;qry.Close;qry.SQL.Clear;qry.SQL.Add('select *');qry.SQL.Add('from tabela');qry.Open;if not qry.IsEmpty then	begin	qry.First;	while not qry.Eof do		begin		ListBox1.Items.Add(qry.FieldByName('NOME_CAMPO').AsString);		qry.Next;		end;	end;qry.Close;

Compartilhar este post

Link para o post

São ambos separados, a query você pega da paleta ADO, nome de TADOQuery...O listbox esta na paleta Standart com o nome de TListBox...Pode colocar ainda um botão da paleta Additional que tem o nome de TBitBtn, de dois clique no botão depois que estiver no seu form, e adicione o código que coloquei acima...

Compartilhar este post

Link para o post

Caro Ernane Ramos,

Vejo que você primeiramente precisaria entender um pouco mais sobre Delphi, para que depois tentasse fazer esse programa.

Aqui esta um link para download de uma apostila que ensina tudo que um iniciante precisa saber:

http://www.delphi.eti.br/engine.php?action...hi/00001085.zip

Para fazer o download você precisa se cadastrar antes.

Espero ter ajudado,

Victor Arruda.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.