Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ExsEcrAtUs

Problema com validaçao Formulario

Recommended Posts

Ola pessoal eu estou com um problema, mais por falta de conhecimento doq problema de navegador mesmo. Eu queria fazer uma validaçao dinamica nos campos de um formulario, nada q fosse muito complicado de entender pois eu ainda sou meio fraquinho em javascript... O formulario seria mais ou menos como o da figura 1:Imagem Postada

O * significa que o campo eh de preenchimento obrigatorio, caso o usuario preencha o campo e passe para o proximo o * seria substituido por uma imagem ou caracter semelhante, como na figura2:Imagem Postada

Caso o usuario submeta o formulario sem preencher o campo ele alteraria o * por um figura e uma frase com outro estilo css, diferente do aplicado no *, como na figura3:Imagem Postada

Nao precisa ser um script muito complicado nao, eh que eu realmente nao sei por onde começar e os exemplos da net ou sao complexos demais ou nao atendem ao que eu quero.

Agradeço de antemão qualquer ajuda de voces! =)

obs: como eu posto muito pouco nao sei se o post esta na seçao correta, caso nao esteja por favor movam para a seçao correta.

Vlw!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nesse caso eu aconselho voce a usar umas divs invisiveis contendo essas 3 informacoes, e mostrar cada uma na hora que lhe for mais conveniente. Fiz um script pra voce.

Não ficou muito funcional não, mas voce pode alterar facilmente para o que voce quiser:

// Defino aqui os estilos iniciais das divs<style>  #asterisco_campoUsuario { display: block;}  #correto_campoUsuario { display: none;}  #obrigatorio_campoUsuario { display: none;}  #asterisco_campoSenha { display: block;}  #correto_campoSenha { display: none;}  #obrigatorio_campoSenha { display: none;}</style>//Aqui o javaScript, são 2 funcoes, uma (testar) é para ver se o campo já foi preenchido// a outra (validar) é para saber se os dados estão corretos para enviar o formulario<script language="JavaScript">  function testar(campo)  {	var tamanhoTxt = document.getElementById(campo).value.length 		if(tamanhoTxt >= 1)	{	  document.getElementById("asterisco_" + campo).style.display = 'none'	  document.getElementById("correto_" + campo).style.display = 'block'	  document.getElementById("obrigatorio_" + campo).style.display = 'none'	}	else	  {		document.getElementById("asterisco_" + campo).style.display = 'block'		document.getElementById("correto_" + campo).style.display = 'none'		document.getElementById("obrigatorio_" + campo).style.display = 'none'	  }  }  function validar()  {	var usuario = document.getElementById("campoUsuario").value	var senha = document.getElementById("campoSenha").value		if(usuario.length <= 0) 	{	  document.getElementById("asterisco_campoUsuario").style.display = 'none'	  document.getElementById("correto_campoUsuario").style.display = 'none'	  document.getElementById("obrigatorio_campoUsuario").style.display = 'block'	  	  var confirma_usuario = false	}	else	  {		var confirma_usuario = true	  }		if(senha.length <= 0) 	{	  document.getElementById("asterisco_campoSenha").style.display = 'none'	  document.getElementById("correto_campoSenha").style.display = 'none'	  document.getElementById("obrigatorio_campoSenha").style.display = 'block'	  	  var confirma_senha = false	}	else	  {		var confirma_senha = true	  }				if(confirma_usuario == false || confirma_senha == false) 	{	  return false	}		if(confirma_usuario == true && confirma_senha == true)	{	  return true	}	  } </script>//Aqui o codigo HTML contendo o formulario<form action="paginaDeResposta.ext" method="POST" onSubmit="return validar()">  <table>	<tr>	  <td align="right"><label>Usuario</label></td>	  <td><input type="text" id="campoUsuario" onBlur="testar('campoUsuario')"></input></td>	  <td>		<div id="asterisco_campoUsuario">*</div>		<div id="correto_campoUsuario">OK</div>		<div id="obrigatorio_campoUsuario">Campo Obrigatório</div>	  </td>	</tr>	<tr>	  <td align="right"><label>Senha</label></td>	  <td><input type="text" id="campoSenha" onBlur="testar('campoSenha')"></input></td>	  <td>		<div id="asterisco_campoSenha">*</div>		<div id="correto_campoSenha">OK</div>		<div id="obrigatorio_campoSenha">Campo Obrigatório</div>	  </td>	</tr>  </table>  <input type="submit" value="entrar"></input></form>

Qualquer duvida posta ae

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.