Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marcelinho

Left Join

Recommended Posts

Olá pessoal,estou quebrando a cabeça pra fazer funcionar um select que na teoria seria simples!eu tenho uma tabela de faturas, e nela tem todas as faturas, tanto de 2006 quanto de 2007.e o que eu queria do LEFT JOIN é pegar todas as faturas de 2006 e ver a quantidade delas para cada cliente, porém preciso que mostre todos os clientes e não apenas os que tem fatura.Pois os que nao tiver quero que jogue o valor zero.Mais já tentei de todos os jeitos que eu sei e não deu certo.Obrigado desde já galera.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Basta testar a condição do JOIN em um case...

set nocount oncreate table #cliente ( codcliente  smallint, nomecliente varchar(30))gocreate table #faturas( codcliente smallint, nrofatura  smallint, valor      money)goinsert #cliente values (1, 'Ana Maria')insert #cliente values (2, 'Pedro')insert #cliente values (3, 'Paulo')goinsert #faturas values (1, 10, 50.00)insert #faturas values (1, 12, 70.00)insert #faturas values (3, 11, 20.00)insert #faturas values (3, 13, 35.00)goselect cli.codcliente, cli.nomecliente,        case        when sum(fat.valor) is null       then 0       else sum(fat.valor)        end as totalfrom #cliente cli left join #faturas fat on (cli.codcliente = fat.codcliente)group by cli.codcliente, cli.nomeclientegodrop table #clientedrop table #faturasgoset nocount off
Resulta...

codcliente nomecliente total

-----------------------------------------

1 Ana Maria 120.0000

2 Pedro .0000

3 Paulo 55.0000

Compartilhar este post

Link para o post

Então até deu certo, mas quando eu coloquei as datas foi pro mesmo problema que eu estava enfrentando.Pois eu preciso pegar as faturas de um determinado periodo.E se o cliente não existir neste periodo é pra vir o valor zerado!mesmo assim valeu a resposta.Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Se você precisa tratar um intervalo de datas qualquer e ainda apresentar os clientes que não tem fatura alguma na mesma query, um UNION resolve....

select cli.codcliente, cli.nomecliente,casewhen sum(fat.valor) is nullthen 0else sum(fat.valor)end as totalfrom #cliente cli left join #faturas fat on (cli.codcliente = fat.codcliente)where fat.data >= @Data1 and fat.data <= @Data2group by cli.codcliente, cli.nomeclienteUNIONselect cli.codcliente, cli.nomecliente, 0 as totalfrom #cliente cli left join #faturas fat on (cli.codcliente = fat.codcliente)where fat.codcliente is nullgroup by cli.codcliente, cli.nomeclientego

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.