Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

nirsu

Ultimo valor de um campo AUTO_INCREMENT

Recommended Posts

Galera, como faço para saber em uma tabela, qual foi o último valor inserido em um campo auto_increment ??? OU seja quero saber na próxima vez que eu der um INSERT, saber qual será o valor.Para que voces entendam melhor, eu não quero saber qual o último valor do campo, logo após um INSERT, ok ?? Quero saber, supondo que faiz 10 mil anos (auhahuauh, faiz tempo mesmo) que eu não mexo na tabela saber o valor do ultimo codigo (supondo que a coluna é AUTO_INCREMENT), sacaram ???Alguem pode meu ajudar ai ??No aguardo.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, no MYSQL, rodando uma query direta no banco, eu consigo descobrir pela função last_insert_id, desta forma:SELECT last_insert_id() FROM 'table_name'Como resultado ela me mostra qual será o valor do próximo dado.Bom, agora se executo essa query dentro do PHP, não consigo pegar o resultado. O que faço ???

Compartilhar este post

Link para o post

SELECT MAX(cod) AS ultimo FROM nome_tabela;cod -> nome do campoultimo -> recebe o valor

Compartilhar este post

Link para o post

Nirsu,

A função que você mencionou LAST_INSERT_ID() existe no PHP também é mysql_insert_id(), para recuperar o valor você deve associá-la a uma variável, assim.

$var = mysql_insert_id();

Aconselho a usá-la logo após o INSERT. Eu uso ela para pegar o ID gerado no insert e fazer uma nova inserção em outra tabela usando o ID.

Espero ter ajudado!

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.