Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

renanbsb

validação de radio?

Recommended Posts

Galera quero fazer a validação da escolha do radio. o submit do formulario só pode ir se estiver com algo selecionado. Porem nao da certo, alguem pode me ajudar onde estou errando? abraço!

<script>function validaForm(){		try{							if (document.getElementById("id_funcionario").value == null)						{							 alert ("É necessário selecionar uma opção");							 return false;						}					   return true;		 }catch(e)				   {					alert (e.message);			return false;			}	}		</script>[/b]<form name="ListarFuncionario" action="SvAlteraFunc" method="post" onSubmit="java script: return validaForm();">								<table width="300" border="0" cellspacing="0" cellpadding="0">					<%					Vector funcionarios = (Vector)request.getSession().getAttribute("funcionarios");					for(int i=0; i<funcionarios.size(); i++){						FuncionarioVO aux = (FuncionarioVO)funcionarios.elementAt(i);					%> 						 					<tr>						<th scope="col">														<div align="left">								<tr> 									<td class="text"><input type="radio" name="id_funcionario" id="id_funcionario" value="<%=aux.getId()%>"/> Nome do Funcionário: <%=aux.getNome()%></td>								</tr>																<%}%>														</div></th>					</tr>				</table>				<input type="submit" value="Escolher"/>							</form>

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao dá certo pq você ta verificando pelo value, faz assim:

if (document.getElementById("id_funcionario").checked == false)

Compartilhar este post

Link para o post

Nao dá certo pq você ta verificando pelo value, faz assim:

Andreia fiz essa mudança q você me disse, porem agora ele nao deixa proseguir de jeito nenhum. mesmo marcando o radio e fala que tenho q selecionar uma opção! vou tentar fazer umas mudanças aqui! mas se tiver alguma sugestao me fale! abraço

-----------------------------------------------------------------------------------

Post Mesclado

-----------------------------------------------------------------------------------

Na verdade eu testei bem agora e apenas fazendo essa alteração

ele só funciona com o primeiro radio! com os que estao abaixo sempre da msg de erro, mesmo selecionado ou nao.

entao deduzi q ele tem q percorrer todos os radios e verificar mas agora nao da certo em nenhum

function validaForm(){		  						var inputs = document.getElementById("id_funcionario");						for (i=0;i<inputs.elements.length;i++)						{							if (inputs.elements[i].checked == false)							{								alert ("É necessário selecionar uma opção");								return false;							}						}						return true;					   			}		</script>
Alguem sabe oq pode estar errado nisso?

valeu

Post Mesclado

problema resolvido! fiz assim

obrigado pela ajuda

<script type="text/javascript">		 function validaForm(){			var controle = 0;			for (i=0;i<document.ListarFuncionario.elements.length;i++){				if (document.ListarFuncionario.elements[i].type == "radio"){					 if (document.ListarFuncionario.elements[i].checked == true){						 controle++;					  }				}			}			if (controle <= 0){				alert("Selecione uma das opções");				return false;			}		}</script>

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.