Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

tiriciasf

[Resolvido] calculos com campos do DBgrid

Recommended Posts

Preciso que alguém me ajude!!! Sou nova na programação.Estou fazendo um programinha para um frota.Estou usando o BD Firebird e o Delphi.Possuo uma tabela DESP_VIAGEM com os campos codigo,valor,tipo,pais,COD_VIAGEM(chave estrangeira)Possuo uma tabela Viagem (cod_viagem,nr_viagem....,total_pedagio1,total_desp1,total_pedagio2,total_desp2.)Preciso saber como faço para somar o valor da despesa e colocar na tabela viagem no campo Pedagiosendo q o resultado tem q aparecer num dbedit (ligado a tb viagem), mas a soma deve ocorrer assim:ex: valor 20,00 tipo pedagio país argentinavalor 10,00 tipo pedagio país argentinavalor 15,00 tipo outros país argentinavalor 35,00 tipo pedagio país chilevalor 20,00 tipo pedagio país chilevalor 5,00 tipo outros país chile total_pedagio1 30,00 total_desp1 45,00 total_pedagio2 55,00 total_desp2 60,00No total_pedagio1 deve aparecer a soma cuja o tipo for PEDAGIO e país ARGENTINA, e o total_pedagio2 devem aparecer o tipo for PEDAGIO e qualquer outro país.e No campo total_desp1 somar todas as despesas que forem do país Argentina e total_desp2 todas as depesas q diferente de argentina.Quero que qndo o usuario vá inserindo as despesas da viagem ja vá aparecendo os valores nos campos total de pedagio, e total de despesas, e qndo o usuario excluir uma despesa vá diminuindo o valor.Aguardo a ajuda de alguém.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, você pode usar o evento OnChange do campo COD_VIAGEM, sendo que quando o usuário informar este campo o seu sistema irá fazer a busca conforme o código e carregar os campos conforme os valores... Pode ainda colocar um botão de Calcular, que quando o usuário preciona é efetuado o cálculo...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu faço os cálculos no Onchange?Qual o código que deve usar para comparar se o valor é pedagio e da argentina?E a soma das Despesas faço onde?Agradeço se for especifico.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigada pela dica, acabei usando um botão para fazer os cálculos.Outra perguntaComo faço para deixar um campo como link, tipo no cadastro de empresa tenho um campo pag na web, como faço para deixar este campo como link, qndo clicar ele ja abre a página.Grata.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, primeiro mude a fonte para a cor azul e sublinhado e a propriedade Cursor coloque como crHandPoint, para ficar com o estilo de link, depois no OnClick você pode fazer:

if edit1.Text <> '' then	ShellExecute(Application.Handle,nil,PChar(edit1.Text),nil,nil,SW_SHOWNORMAL);
Precisa declarar no uses do seu form o seguinte:

ShellApi

Compartilhar este post

Link para o post

Consegui obrigada! Tentei fazer o mesmo para fazer um link para uma pasta onde será colocada todas as notas fiscais, sendo que o usuário clicaria no link e abriria a pasta ou a nota fiscal conforme o local especificado pelo usuário, teria como fazer?O que teria que ser alterado no código?Obrigada!

Compartilhar este post

Link para o post

Tem como abrir a pasta do windows ou então o arquivo de nota, mas não sei como é a extensão do seu arquivo... isso depende...

Se quiser pode abrir post novo sobre este assunto, pois não tem mais relação com o tópico inicial... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

//Para abrir o explorerWinExec('explorer /n,/e, C:\Pasta_Desejada',SW_SHOWNORMAL);//Para abrir um arquivoShellExecute(0, nil, PChar('C:\Pasta_Desejada\Arquivo_desejado.xxx'), nil, nil, SW_SHOWNORMAL);

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.