orc 0 Denunciar post Postado Outubro 8, 2007 alguem ai ja usou ou usa mysql com Delphi , gostaria de algumas dicas como componentes para acesso ao banco configurações , saber se o mysql aceita funções stored etc ???? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Lúcio Henrique de Oliveira 0 Denunciar post Postado Outubro 8, 2007 alguem ai ja usou ou usa mysql com Delphi , gostaria de algumas dicas como componentes para acesso ao banco configurações , saber se o mysql aceita funções stored etc ????Olá orc,eu utilizo MySQL com delphi.Utilize o componente ZEOS http://sourceforge.net/projects/zeoslib.Stored procedures e outras funções são suportadas a partir da v 5 do mysql. E use tabelas InnoDb para ter relacionamentos, integridade referencial, etc.Qualquer dúvida fique a vontade. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
marcio.theis 3 Denunciar post Postado Outubro 8, 2007 Já usei ADO para acessar o MySQL, funciona legal...Mas achei melhor ainda o uso do Zeos, realmente facilita bastante... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
orc 0 Denunciar post Postado Outubro 8, 2007 alguem ai ja usou ou usa mysql com Delphi , gostaria de algumas dicas como componentes para acesso ao banco configurações , saber se o mysql aceita funções stored etc ????Olá orc,eu utilizo MySQL com delphi.Utilize o componente ZEOS http://sourceforge.net/projects/zeoslib.Stored procedures e outras funções são suportadas a partir da v 5 do mysql. E use tabelas InnoDb para ter relacionamentos, integridade referencial, etc.Qualquer dúvida fique a vontade.nunca usei o mysql com delphi agora tenho que integrar o delphi com php e estou meio perdido pq sempre usei firebird e sql server , mais tenho usado mesmo é firebird , outra perguntinha tb quanto a questão de criação de constraint chaves estrangeiras etc , tem alguma diferença para os outros bancos ???e quandto as transações usando delphi ??? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Lúcio Henrique de Oliveira 0 Denunciar post Postado Outubro 8, 2007 alguem ai ja usou ou usa mysql com Delphi , gostaria de algumas dicas como componentes para acesso ao banco configurações , saber se o mysql aceita funções stored etc ????Olá orc,eu utilizo MySQL com delphi.Utilize o componente ZEOS http://sourceforge.net/projects/zeoslib.Stored procedures e outras funções são suportadas a partir da v 5 do mysql. E use tabelas InnoDb para ter relacionamentos, integridade referencial, etc.Qualquer dúvida fique a vontade.nunca usei o mysql com delphi agora tenho que integrar o delphi com php e estou meio perdido pq sempre usei firebird e sql server , mais tenho usado mesmo é firebird , outra perguntinha tb quanto a questão de criação de constraint chaves estrangeiras etc , tem alguma diferença para os outros bancos ???e quandto as transações usando delphi ???Cara, o Zeoslib gerencia tudo para você no delphi, as transacoes, tudo, basta colocar a tabela e um datasource e pronto, o componente faz o resto.Não tem muitas diferenças entre mysql e outros bancos não, até pq utilizam a mesma regra SQL.Uma coisa básica de diferença é que no mysql tem autoincrement, enquanto firebird não. Em mysql só tem regras de integridade etc se você utilizar tabelas do tipo INNODB.Utilize este software http://fabforce.net/dbdesigner4/ para modelar a sua base em mysql. Isso vai te eliminar ter que descobrir como relaciona, os tipos de dados, etc.Com a base pronta, com os relacionamento e tudo mais, e o Zeos instalado, basta no seu Datamodule criar a conexao, colocar as tabelas e seus datasources. e pronto. O resto é só fazer como se faz sempre.Dica: em formulários, cadastros, etc eu utilizo o DBNavigator, então nem comandos de post, etc eu preciso dar. Isso facilita muito a nossa vida, afinal pra que reiventar a roda?Qualquer dúvida fique a vontade. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Hugo Slepicka 0 Denunciar post Postado Outubro 12, 2007 O DBExpress também é muito bom, e o ADO também!!! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Erick Rocha 0 Denunciar post Postado Outubro 17, 2007 Olha para usar o ADO você tem que instalar o driver ODBC que você baixa free no site da MySQL, o dbexpress tem problemas de acesso com mysql, tudo depende da versão, por exemplo se o seu Delphi for o 7 ele não conseguirá conectar com o mysql 5, aliás só o delphi 2007 eu consegui conectar com mysql 5 via Dbexpress, tem uma biblioteca dll chamada openMysql50 que é free, você até consegue com o Delphi 7, dá uma pesquisada na NET que você acha.Tem o Zeus eu nunca usei.dizem que é muito bom.Mas pessoalmente eu uso uns componentes de acesso nativo, da core Labs, tem um excelente desempenho, programação similar com o BDE mas não precisa do mesmo.Fui Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
GUSTAVO/CB 0 Denunciar post Postado Dezembro 20, 2007 Amigão, Pode se utilizar o DBExpress pra conexao com o mysql, ele so vai dar um problema com a Libmysql.dll que o dbexpress do delphi 7 nao reconhece legal o mysql 5. Ai voce pode pegar na internet a libmysql.dll versao 3.23, coloca ela na pasta C:\Windows\System32 ou coloca no mesmo lugar do seu arquivo .exe que vai funcionar legal. Aqui eu utilizo DBexpress com Mysql 5.0.37 e é um tiro pra fazer as consultas. Pra ficar mais rapido, utiliza o SQLClientDataSet que e encontrado na pasta ..\Demos\DB\DBLocaS.pas. Ok ? Qualquer duvida posta ai... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites