Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Giovani

Novo material pode substituir silício nos computadores do futuro

Recommended Posts

São Paulo - Composto descoberto por pesquisadores da Universidade do Estado da Flórida poderá ser a base dos computadores quânticos.

 

Um novo material descoberto por cientistas da Universidade do Estado da Flórida pode ser a solução para os computadores do futuro, assumindo o papel central desempenhado pelo silício na indústria hoje.

 

A estrutura de cristal composta de potássio, nitrogênio e oxigênio e tratada com íons de cromo pode abrir caminhos para novas tecnologias que possibilitarão o desenvolvimento dos computadores quânticos.

 

Os semicondutores - que têm como importante componente o silício -, utilizados nos processadores atuais, estão atingindo seus limites em termos de miniaturização e desempenho, o que levou a indústria a pesquisar alternativas - entre elas a computação quântica, que subverterá a lógica atual da computação baseada em bits binários.

 

Nos computadores atuais, um bit - que corresponde à menor unidade de informação em um computador - só pode assumir valor zero ou um. Na computação quântica, os bits (ou qubits, como são chamados) poderão assumir os dois valores ao mesmo tempo, abrindo caminhos para o processamento paralelo de informações de forma virtualmente impossível com as tecnologias atuais.

 

Contudo, a base para os processadores quânticos são diminutas - átomos e moléculas - e para obter os resultados esperados será necessário manipular o movimento dos elétrons (chamado spin) por meio de campos magnéticos.

 

Em seus experimentos, os cientistas da Universidade do Estado da Flórida conseguiram manipular o material pesquisado de forma a permitir 500 operações em 10 microssegundos antes que ele perdesse sua capacidade de reter informações - o que torna o composto um bom candidato a ser utilizado como qubit, a base para a computação quântica.

 

Fonte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito interessante issoEspero ver esta tecnologia em usao no Brasil

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.