Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Matheus.D

Intel vai desenhar processador para laptop educacional da OLPC

Recommended Posts

Taipé - Companhia pretende apresentar chip para laptop educacional em abril, durante Intel Developer Forum em Xangai.

 

A Intel planeja lançar um novo processador voltado ao notebook educacional da organização One Laptop Per Child (OLPC) e a outros laptops de baixo custo durante o evento Intel Developer Forum em Xangai, marcado para abril do próximo ano.

 

A informação é de Mooly Eden, vice-presidente e gerente geral de plataformas móveis da Intel. Segundo o executivo, nenhum dos chips atuais da Intel se encaixa nos requisitos da OLPC, que usa um processador da Advanced Micro Devices (AMD) no dispositivo de baixo custo.

 

Para atender estes requisitos, a Intel vai desenhar um novo chip. “A OLPC é uma nova categoria que vai permitir que muitas pessoas em muitos lugares tenham acesso à internet”, disse Eden. “É uma categoria por si só. Vai crescer e não vai canibalizar outras categorias existentes”, ressaltou o executivo.

 

O projeto OLPC tinha como bandeira o laptop de 100 dólares, mas o custo atual do dispositivo, chamado XO, é quase o dobro. A previsão é de que a produção em larga escala reduza o preço no futuro.

 

O objetivo do projeto é levar inclusão digital a crianças de países em desenvolvimento. O Brasil é um dos países que está avaliando a implementação do projeto.

 

A versão atual do XO utiliza o chip AMD Geode LX-700, de 433MHz, uma arquitetura que atende a necessidade de baixo consumo de energia dos equipamentos.

 

Para oferecer uma alternativa, a Intel pensou em modificar versões dos chips Celeron M ou mesmo em utilizar o chip Silverthorne, voltado a plataformas móveis e previsto para ser lançado em breve, mas conclui que para atender as demandas da OLPC seria necessária uma nova arquitetura, de acordo com Eden.

 

O projeto da OLPC inspirou outras iniciativas, como o Classmate PC, da própria Intel, uma plataforma educacional que roda em chip Celeron M de 900MHz. Já a taiwanesa Asustek Computer apresentou o Eee PC, um laptop de baixo custo também baseado em plataforma Intel.

 

Fonte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.