Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

*Marcinha*

Nº de acessos de um site

Recommended Posts

Pessoal, estava procurando algo sobre relatórios que pudessem diagnosticar tudo sobre os usuários que navegam num site, aí consegui algumas dicas desse fórum e também achei uma matéria legal que fala sobre o assunto:

 

Relatório Estatístico de Acesso - Seu site precisa de um

 

Você provavelmente já ouviu falar nisso, certo? Tudo bem, mas você o utiliza para monitorar o desempenho do seu site? Entende aqueles gráficos? Conhece todos os termos descritos nele? Sabe que decisão tomar após decifrá-lo? Se você respondeu não a pelo menos uma dessas perguntas, não fique triste. Você é apenas mais um dos 95% que ou não sabem nem o que é isso ou não utilizam para otimizar os resultados de seus sites na Internet.

 

Esse relatório é como se fosse o Raio X do desempenho do site. Graças a essa ferramenta conseguimos ter noção exata do que está acontecendo com nosso site. A seguir vou procurar orientá-lo a utilizar essa ferramenta super importante de Marketing.

 

Com certeza de nada adianta você fazer um excelente site, gastar rios de dinheiro o promovendo, mas sem saber exatamente o que está acontecendo com as visitas de seu site. Há muito tempo atrás (aliás, nem tanto tempo assim) era muito comum inserirmos contadores na primeira página dos sites a fim de descobrirmos quantas visitas tivemos, mas e daí? De nada adianta sabermos só o número de visitas. Precisamos saber mais, e temos como saber. Por exemplo de onde o usuário vem (sua localização); de onde o usuário partiu (se veio de um outro site, mecanismo de busca, link, etc); quais páginas ele mais navegou; quanto tempo ficou em cada uma; de qual página ele deixou seu site; plataforma utilizada; etc.

 

Vamos partir para a ação. Abaixo algumas dicas de como implementar um sistema de estatística no seu Web Site:

 

1 - Se seu site está em um provedor pago, exija dele a instalação desse relatório e dos dados descritos abaixo. Alguns podem cobrar por esse serviço outros fornecem gratuitamente na contratação de um plano de hospedagem.

 

2 - Se seu site está em um provedor gratuito ou você prefere ter seu próprio sistema existem duas opções:

 

a - Serviço grátis através de inserção de imagens no seu site ou com pagamento de uma pequena taxa mensal. Consulte os sites abaixo:

http://www.extreme-dm.com/tracking

http://usa.nedstat.net

http://free.realtracker.com

http://www.TheCounter.com

http://www.websitetrafficreport.com

http://www.webtrendslive.com

 

b - Serviço realizado através de software próprio que você deverá comprar, instalar e ler os arquivos de log gerados pelo seu servidor web. Essa opção é válida para quem hospeda seu site em seu próprio servidor (sem utilização de espaço em provedor de hospedagem) ou para quem desejar um sistema de estatística exclusivo. Consulte as opções abaixo:

http://www.insite.com.br/inestat

http://www.mediahouse.com

http://www.qmv.com.br/main2.html

http://www.urchin.com

http://www.webtrends.com

http://www.boutell.com/wusage

http://www.websuxess.net

 

Tão importante como ter acesso a tais informações é interpretá-las. Abaixo alguns termos e seus significados:

 

Acesso - Cada abertura de página por usuário da Internet. Normalmente quaisquer acessos de um visitante específico (identificado pelo seu único número de IP) dentro um curto período de tempo, pertencem sempre à aquele visitante e não serão contabilizados como novos acessos.

 

Arquivo de Log - É o arquivo gerado pelo servidor web ou por um proxy-cache, que contém todas as informações relativas ao funcionamento daquele servidor. É um arquivo tipo .txt, que traz informações sobre quem visitou o site, que arquivos requisitou e qual foi o resultado destas ações.

 

Domínio - A subdivisão mais alta da Internet, na maior parte por País ou por organização, como por exemplo, educacional, comercial, governamental, etc. Em geral, a última parte do nome de um host.

 

Hit - Uma ação em um Web site, como quando um visitante visualiza uma página ou faz um download. Ou seja qualquer arquivo servido gera um hit.

 

Home Page - A página inicial ( ou a primeira página ) de qualquer site da Internet. Mais utilizado no sentido de qualquer página na Internet . Em alguns contextos pode significar todo um site.

 

Host - Computador individual conectado à Internet.

 

Impressão de página (Page view) - É a página que está aparecendo na sua tela. Por exemplo, você entrou em um site. Abriu a página principal, primeira impressão de página. Então você clicou em um link, segunda impressão de página. Se clicar em outro link ou voltar para uma das duas páginas anteriores será a terceira impressão e assim por diante.

 

IP - Internet Protocol. Um único número atribuído para identificar um Host na Internet. Este endereço é geralmente representado por quatro números entre 1 e 254 e separados por pontos, como por exemplo: 200.219.182.83.

 

Plataforma - O sistema operacional (Windows 98, Linux, Mac OS, etc.) usado pelo visitante do site.

 

Proxy-Cache - Recurso de Sistema Operacional em que uma página muito acessada fica disponível na memória do servidor web, sem que haja necessidade de carregá-la quando for chamada. Esta memória só é liberada quando outra página com maior freqüência de uso a requisita.

 

Referrer - URL de uma página HTML que refere ao site. É uma das mais importantes informações obtidas através do relatório estatístico. Através dele é possível saber de onde o usuário veio, ou seja em qual site ele estava e em que página clicou para chegar até seu site. Caso seja um site de busca, é possível saber que palavra ou frase o usuário estava buscando.

 

Sessão de Visitante - Uma sessão de atividades (todos os hits) de um visitante do Web site. Um visitante único é determinado pelo endereço IP ou cookie. Por padrão, uma sessão de visitante é finalizada quando um visitante estiver inativo por mais de 30 minutos. Este período pode ser ajustado no painel General no campo Options, do Web Traffic Analysis. Sinônimo de visita.

 

Spider - Programa automático que faz buscas na internet.

 

URL - Local ou caminho na Internet para uma página de um Web Site.

 

User Agent - Campo em um log que identifica o browser e a plataforma usada por um visitante.

 

Visita - Comumente chamada de sessão de visitante. Todas as atividades de um visitante em um Web site. Por padrão, uma sessão de visitante é finalizada quando um visitante estiver inativo por mais de 30 minutos.

 

Bem, agora que você já sabe o que precisa e como interpretar o relatório, comece hoje mesmo! Faça parte da minoria que utiliza os dados obtidos para melhorar a performance de seu site. Analisando bem o relatório, você poderá dar prioridade a determinadas ações e/ou campanhas online, saber qual está sendo mais bem sucedida, fazer uma relação entre campanha/visitas, visitas/consultas, vistas/cadastro, visitas/compras, etc. Tudo isso pode parecer confuso, mas é muito simples. Caso encontre dificuldade procure o serviço de suporte de seu provedor de hospedagem, o fornecedor do serviço ou software ou ainda uma empresa especializada em Web Marketing.

 

 

Autor: Jameson Rangel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.