Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rodrigo Nonato

Relações Métricas Automotivas

Recommended Posts

Olá pessoal! Tudo bem?! Gosto muito de desenhos, mas é a primeira vez que visito esta seção do fórum. Eu gostaria de saber, qual forma correta para se obter as medidas de qualquer carro, para a construção de um auto-retrato? Preciso de um material em especial, tipo transferidor, esquadro, enfim? Eu sei que dependendo da posição, é preciso criar um ponto de fuga, principalmente, visto na diagonal. Mas a questão é, como medir corretamente?Procurei em diversos sites, aqui no fórum, mas não achei nada a respeito.Estou começando a acreditar que, tem que ser na raça (no olho) mesmo! :blink: Desde já, muito grato pela atenção!Rodrigo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola Rodrigo!

que eu saiba não existe manual... eh na raça msm!

o jeito eh aprender bem a perspectiva, com isso você faz qualquer desenho técnico bem feito, seja carros, casas, predios...

vou ver se acho algo, mas ate agora num vi nada naum

Abss

Compartilhar este post

Link para o post

Olá V_Leal! beleza?!

Muito obrigado pela ajuda! Tbm acho que não existe manual, pois não tem como medir se o desenho tiver muitas curvas! Deve ser na raça mesmo!

Quanto à pesquisa, procurei várias vezes no Google, e nada achei.

Você conhece algum material (livro, tutorial ou curso) sobre este assunto?

Muito obrigado!

Vlw!

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

V_Leal! Profissionalmente falando, é correto criar grades na fotografia (origem) e no papel (destino), para ser obter referência de proporção em desenhos complexos?

Eu não sei no caso dos profissionais, tipo o membro MediaMaster (esse é fera), já assisti alguns vídeos dele, e vi que usa grades como referência em suas ilustrações digitais. Mas será que tbm traça as retas nas fotos de origem?

Não estou querendo "nascer sabendo", o que estou querendo é, apenas aprender no caminho certo!

Muito obrigado!

Abraços! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

V_leal! Profissionalmente falando, é correto criar grades na fotografia (origem) e no papel (destino), para ser obter referência de proporção em desenhos complexos?

Eu não sei no caso dos profissionais, tipo o membro MediaMaster (esse é fera), já assisti alguns vídeos dele, e vi que usa grades como referência em suas ilustrações digitais. Mas será que tbm traça as retas nas fotos de origem?

Não estou querendo "nascer sabendo", o que estou querendo é, apenas aprender no caminho certo!

Muito obrigado!

Abraços! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Amigo.. esse lance de grade é de preferencia do artista.. tem cara que gosta de fazer com a grade.. tem cara que não gosta.

O fato é que a grade dá mais perfeição.. as vezes o artista é bom mais na pintura que no desenho.. saca??

Dae tem gente que gosta de fazer na raça msm...

O ideal pra quem tá começando é utilizar a grade, fica mais fácil.. dps você vai se soltando aos poucos... e vai poder escolher entre continuar com a grade.. ou simplesmente se arriscar nos desenhos na mão livre...

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá! beleza?!

Muito obrigado! É bom saber, pois quero sempre ficar por dentro do assunto e aprender no caminho certo!

Então no caso das grades, é só para aperfeiçoar os traços do desenho?!

Muito obrigado Weverton! Vlw pela dica!

Vlw pessoal!

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

na verdade as grades servem como referencia....

faz um teste..

pegue um desenho pronto impresso numa folha A4...

crie com um lápis uma grade de 1cm X 1cm (régua mesmo) nessa folha que tem o desenho e faça outro em uma folha em branco (use um lápis mais duro, tipo um H para o traçado sair bem leve)...

ai você vai usando as referencias... se no quadardo "1A" tem uma linha horizontal... você faz o mesmo na folha em branco.. e por ai vai!! fica bem fácil de usar a referencia assim http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

ja a proporção é dada com a perspectiva... você precisa de um ponto de partida (ponto de fuga) e a partir dele você vai colocando os objetos na cena... começe com quadrados, triangulos e retangulos pra depois detalhar o desenho... assim a proporção sai bem fácil!!

tem uns tutoriais de perspectiva aqui no fórum... da uma olhada lá!! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Rodrigo, o Weverton e Mezy estão certos, o Media usa sim as grades como referencia para o desenho sair correto, mas a grade não serve no caso de você criar os seus desenhos, ai você vai ter que partir para perspectiva msm....

Desculpe a demora, to muito sem tempo, mas o pessoal daki vai te dando uma força.

Abss

Compartilhar este post

Link para o post

Vlw pessoal! Me deram a maior força!

Essas informações são muito boas!

Desculpe a demora, to muito sem tempo, mas o pessoal daki vai te dando uma força.

Não esquenta não, eu sei q vcs fazem de tudo p/ ajudar!

Em caso de surgir alguma novidade, me dêem um toque, beleza? Pois quanto mais informações, melhor ainda!

Muito obrigado pessoal!

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.