Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

vidaloukaig

Catalogo de Carros online

Recommended Posts

Ola pessoal,

sou novo no forum, e iniciante em PHP. Aprendi muito sobre php em uma semana... adorei... so que eu preciso montar um site, e ainda não sou profissional no assunto. Tipo, eu to querendo montar um catalogo de carros para vendas. Vou criar uma tabela para cadastro de lojas/proprietarios dos veiculos, uma tabela para os carros, essas duas contendo diversas informações como nomes, telefones, modelos dos carros, ano, cor, montadoras, etc e ate fotos. Ate ai tudo bem... mais o complicado e esse ultimo quisito... fotos?.... Colocamos fotos no banco de dados*?*.... tipo... essa parte de programar as duas tabelas para receberem os dados das lojas e dos proprietarios não eh o que esta me colocando medo... mais sim as fotos dos veiculos e ate msm das lojas.... como se faz isso?.... e a segunda coisa, que essa sim esta me matando... eu preciso de uma pagina principal... uma pagina em php... onde as pessoas que acessarem o site possam pesquisar os carros e lojas eh ver as informações deles respectivamente... como se fosse no merdaco livre. MAIS SEM AQUELE NEGOCIO DE "CLIQUE AQUI PARA COMPRAR".... eu nao quero um e-commerce... eu quero um catalogo, onde eu possa cadastrar lojas e veiculos e as pessoas possam cruzar essas informações no site....

Tipo tem um site que mostra bem o que eu quero fazer, esse: CompreCar.com.br

se alguem puder dar alguma diga ou ajuda eu agradeço desde ja, obrigado

ass.: vidalouka

P.S.: ja baixei diversos scripts prontos na net que mexem com catalogos... nenhum deles me satisfez... se alguem souber de algum que seja bom posta ai... vlw...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então logo você precisa de um sistema de busca, e precisa salvar as fotos no Db.

Bom, salvar a foto no DB não é uma boa opção, o melhor seria gravar o "diretório onde" se encontra tal foto e então fazer a função do php para chama-la... não difícil... Para fazer o sistema de busca também não será difícil, basta usar a função LIKE %% do MySQL...

por exemplo, para salvar o caminho da imagen tu tem que pegar essa informação no momento do upload da imagen, ai basta jogar o valor (que no caso é o caminho) em uma variável e fazer o INSERT no mysql, e depois a função para exibir a mesma, só isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Então logo você precisa de um sistema de busca, e precisa salvar as fotos no Db.

Bom, salvar a foto no DB não é uma boa opção, o melhor seria gravar o "diretório onde" se encontra tal foto e então fazer a função do php para chama-la... não difícil... Para fazer o sistema de busca também não será difícil, basta usar a função LIKE %% do MySQL...

por exemplo, para salvar o caminho da imagen tu tem que pegar essa informação no momento do upload da imagen, ai basta jogar o valor (que no caso é o caminho) em uma variável e fazer o INSERT no mysql, e depois a função para exibir a mesma, só isso.

Deu pra intender mais ou menos... por exemplo... colocar a imagem dos carros e das lojas numa pasta, como e: "imgcar" e "imgloja"... certo... mais como exatamento eu escrevo isso em php?... como eu escrevo para ele inserir as imagem tais na pasta tal?.... e será que poderia especificar mais sobre essa função like, to pesquizando aki sobre isso... nunca tinha ouvido falar... to mexendo em php tem uma semana http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif vlw...

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá, função LIKE.

Serve para fazer determinada busca n DB, voute passar um exemplo de busca utilizando o LIKE.

Criamos um simples formulário para a busca...

<form action="?envio=ok" method="POST"> 
<input type="text" name="busca"> 
<input type="submit"> 
</form>

Vamos a função que irá retornar os dados da busca, será bem simples...

PHP
$conexao =mysql_connect("localhost","USUARIO_DB","SENHA_DB");

mysql_select_db("NOME_DB");

$buscar_site=$_POST["busca"];

$busca_dados=substr($buscar_site, 0,2);// pegamos as 2 primeiras letras

$selec = "SELECT * FROM suatabela WHERE seucampo LIKE '$busca_dados%'"; /*buscamos os nomes que começam com a palavra inserida no campo para a busca*/

$exe   =  mysql_query($selec, $conexao);

while($ver=mysql_fetch_assoc($exe)){

print $ver["NOME_DO_CAMPO_TABELA"]; //mostra o resultado da busca.

}

Pronto.

A questão das imagens é a seguinte, coloque cada uma em sua pasta, não é complicado, bas na hora de fazer o upload você escolher a pasta corespondente a imagem, no script de um upload você terá que atribuir a função que pega o caminho real da imagen, salvar esse valor em uma variável e fazer o INSERT... quando fizer o script para o upload, o PHP irá inserir no DB o caminho correto da imagen, tanto se for para imgcar quanto para imgloja saca !?

Compartilhar este post

Link para o post

Eh... acho que ja deu pra ter uma ideia... mais como o php da a resposta, como vem o resultado?... em forma de tabela?

eh pq eu queria colocar esse resultado, como se fosse uma tabela que aparecesse na tela...... eh a pessoa poderia classificar da maneira que quizesse.... tipo colocar um script pra ele organizar o resultado por ordem alfabetica (no caso do nome da loja ou modelo do carro) ou numerica (valor dos veiculos)....... eh qnd o php pegase a coluna com o nome da loja onde o carro esta pra ser vendido... ele gerasse um link da loja, pra abrir uma pop-up com as informações da loja.... tipo aquele negocio "...resultado.php?id_loja=123" ai abriria as informações da loja numa pagina pop up...... nem sei como faz isso...

a parte facil do php eu ja sei como fazer que eh colocar informações na tabela... agora interagir com a db eh complicado... eu to literalmente queimando a cabeça pra aprender isso...

vlw cara.. brigadu pela anteção mais uma vez...

Compartilhar este post

Link para o post

amigão, tu vais ter que estudar muito ein !?

Seguinte, pra pegar os dados no Db tu podes fazer com um LOOP, exemplo, o loop mais utilizado pelos programadores PHP é o

PHP
while();
.

Para pegar o valor de um DB em um determinado campo basta usar ele, igual eu te passei o link assim com o while. da uma estudada nisso...

basta escrever as tabelas, como html comum, e coloque os valores como php, exemplo:

PHP
<table width="100%">

<?php

while($ver=mysql_fetch_assoc($exe)){

<tr><td>print $ver["NOME_DO_CAMPO_TABELA"];</td></tr> //mostra o resultado da busca dentro de uma tabela...

}

?>

</table>

Abraço, amanhã tou de volta, qualquer coisa entre em contato por MP.

Compartilhar este post

Link para o post

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif HEHEHEHE eh cara... essa eh minha intenção... eu quero aprender PHP... eu ja sou web designer e faço manutenção em micro... conheço o Win XP e Windows Vista de cabo a rabo... eu uso o Vista desde as versões betas! qq coisa eh so falar comigo... eh você tbm manja um pucado de PHP!

Agora tipo... o comando while eu conheço... so que no caso ele vai gerar o resultado da tabela inteira... isso tudo bem... basicamente isso que eu quero...

como eu ja to te explorando bastante agente pode continuar nessa conversa http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif ... eu ja vi um script que ele so mostra uma certa qntidade de resultados, o resto ele vai jogando pras proximas paginas..... tipo so mostra 30 resultados e o resto vai pra pagina 2......

bom mais se você ja foi, responde amanha... vou entrar em contado com você pela mp.... vlw cara... abçs...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.