Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Lúcio Henrique de Oliveira

[Resolvido] JEDI VCS

Recommended Posts

Olá amigos,

gostaria da ajuda de vcs, estou tendo dificuldades em trabalhar com o JEDI VCS.

Já instalei o servidor e o cliente, e está tudo ok, só não consigo mesmo trabalhar (a questao dos checkout, checkin, etc)

Quem puder me ajudar, por favor, responda esse post.

Muito obrigado mesmo pela ajuda.

Qualquer instrução de utilização básica seria muito útil para mim.

Atenciosamente

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

No caso a comunicação entre os programas esta funcionando sem problemas ?

Primeira coisa, o jedi mantém o mesmo sistema de pastas do projeto quando foi carregado no servidor, ou seja, se colocou o projeto no servidor como sendo c:\projetos\nome_da_pasta\ no momento de sincronizar, será nesta pasta que ele vai verificar...

O CheckOut serve para você pegar um arquivo para você trabalhar, ou seja, você vai alocar ele para você, no momento que adiciona todos os arquivos no servidor, ele marca os arquivos .pas e .dfm como ReadOnly, no momento que você aloca no JEDI este arquivo para você ele tira de ReadOnly, mas somente você vai conseguir trabalhar com ele, se alguém tentar alocar não vai conseguir...

O CheckIn serve para você devolver o arquivo, ou seja, depois que efetuou as mudanças desejadas, você da um CheckIn e ele vai verificar se mudou alguma coisa no arquivo, caso sim ele vai substituir pelo novo e então irá tornar novamente ReadOnly o arquivo da sua máquina.

Sempre que for der um CheckOut ou CheckIn você pode colocar uma descrição na tela que se abre, isto serve para o controle de histórico de versão caso queira utilizar...

Cuidado para somente mexer com os arquivos se estiver com ele alocado para seu usuário...

Trabalho com ele desde as primeiras versões, quando era chamado de FreeVCS e depois virou JediVCS, ele é muito bom, funciona muito bem, único problema que tivemos foi quando usamos a versão no IB, mas agora usamos no SQLServer, funciona perfeitamente...

Compartilhar este post

Link para o post

No caso a comunicação entre os programas esta funcionando sem problemas ?

Primeira coisa, o jedi mantém o mesmo sistema de pastas do projeto quando foi carregado no servidor, ou seja, se colocou o projeto no servidor como sendo c:\projetos\nome_da_pasta\ no momento de sincronizar, será nesta pasta que ele vai verificar...

O CheckOut serve para você pegar um arquivo para você trabalhar, ou seja, você vai alocar ele para você, no momento que adiciona todos os arquivos no servidor, ele marca os arquivos .pas e .dfm como ReadOnly, no momento que você aloca no JEDI este arquivo para você ele tira de ReadOnly, mas somente você vai conseguir trabalhar com ele, se alguém tentar alocar não vai conseguir...

O CheckIn serve para você devolver o arquivo, ou seja, depois que efetuou as mudanças desejadas, você da um CheckIn e ele vai verificar se mudou alguma coisa no arquivo, caso sim ele vai substituir pelo novo e então irá tornar novamente ReadOnly o arquivo da sua máquina.

Sempre que for der um CheckOut ou CheckIn você pode colocar uma descrição na tela que se abre, isto serve para o controle de histórico de versão caso queira utilizar...

Cuidado para somente mexer com os arquivos se estiver com ele alocado para seu usuário...

Trabalho com ele desde as primeiras versões, quando era chamado de FreeVCS e depois virou JediVCS, ele é muito bom, funciona muito bem, único problema que tivemos foi quando usamos a versão no IB, mas agora usamos no SQLServer, funciona perfeitamente...

Olá Márcio, obrigado pela resposta. Não encontrei essa teoria em lugar nenhum, mas veja se esta certo:

Coloco meus arquivos no servidor, em x:\pasta...e adiciono os arquivos no projeto e e tdo funcionando perfeitamente. otimo.

Um programador cloca em create from db e sera criada na maquina dele a pasta x:\pasta, ele nao vai deixar eu trocar esse nome,

otimo, faço checkout para trazer o modulo para a maquina local e trabalhar, e ele fica bloqueado para alguem fazer o check nele.

Quando terminar dou check in e pronto.

seria assim?

acho que o que nao estava fazendo certo é esse create from db, estava abrindo direto o arquivo no servidor, e desse jeito dava checkin e checkout mais nao impedia de outro editar nem nada...

Se pudesse fazer algum comentario sobre esse passo básico ficaria grato, pois é ai que estou apanhando, o resto ta tdo funcionando Ok.

Abraços, e muito obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Não é necessário colocar os arquivos no servidor, cada um fica com os arquivos na sua máquina, senão você pode estar criando algo em uma UNIT e eu em outra, quando for compilar e os fontes estiverem no mesmo local pode dar erro, então o melhor é cada um ter em seu micro...

No caso você vai em sincronizar, ele vai verificar os arquivos do servidor que ele guarda no BD com os que o usuário tem na máquina, no JEDI é uma imagem de um computador, ele verificar e caso encontra algum arquivo para sincronizar ele habilita um botão "Sync", clicando nele irá sincronizar os fontes.

Isso, no caso CheckOut você aloca para você o arquivo, e CheckIn devolve ele para o servidor.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é necessário colocar os arquivos no servidor, cada um fica com os arquivos na sua máquina, senão você pode estar criando algo em uma UNIT e eu em outra, quando for compilar e os fontes estiverem no mesmo local pode dar erro, então o melhor é cada um ter em seu micro...

No caso você vai em sincronizar, ele vai verificar os arquivos do servidor que ele guarda no BD com os que o usuário tem na máquina, no JEDI é uma imagem de um computador, ele verificar e caso encontra algum arquivo para sincronizar ele habilita um botão "Sync", clicando nele irá sincronizar os fontes.

Isso, no caso CheckOut você aloca para você o arquivo, e CheckIn devolve ele para o servidor.

Olá Márcio, olhe o que fiz:

minha maquina tem os fontes, coloquei elas no jedi vcs, e meu colega foi em create form db e o jedi carregou para o pc dele todos os arquivos.

Quando ele quer trabalhar ele da um checkout e o arquivo da maquina dele é subsituido pelo da minha maquina (servidor), e quando ele acaba e da checkin sobscreve o da minha maquina (servidor)...Correto?

E eu como servidor, posso trabalhar nos arquivos dando checkin e checkout normalmente pois ele trava p/ o outro usuário?

Att

Compartilhar este post

Link para o post

No caso ele não vai pegar os fontes do seu micro, e sim ele pega os fontes do BD... ele vai substituir os seus arquivos somente quando você sincronizar os fontes, antes disto você fica ainda com os fontes antigos...

Compartilhar este post

Link para o post

No caso ele não vai pegar os fontes do seu micro, e sim ele pega os fontes do BD... ele vai substituir os seus arquivos somente quando você sincronizar os fontes, antes disto você fica ainda com os fontes antigos...

ah ok, então tanto ele como eu ao dar checkin ou checkout estamos trabalhando com os arquivos do DB, quando eu der sincronizar que ele vai subsituir os da minha maquina correto? e o mesmo para ele, tbem vai substituir da maquina dele.

As alterações que eu fizer na minha maquina só será visivel para os outros após eu dar o check in, mesmo que ela seja a servidora?

Att, e desculpe pelas perguntas. hehe

Compartilhar este post

Link para o post

Isso, somente vai substituir quando mandar sincronizar, caso você mande sincronizar, vai validar os seus fontes, arquivos, caso ele mande sincronizar, vai validar os fontes, arquivos dele...

Isso, as alterações somente irão valer quando der o CheckIn, ou seja, devolver elas para o JEDI, a partir deste momento o outro user pode sincronizar os fontes... você precisa para este software perder a visão do que é máquina servidor e máquina cliente, pois para ele servidor é somente onde esta rodando o programa que faz a sincronização, e cliente é os que rodam a versão cliente do aplicativo, ou seja, você no mesmo momento é servidor e cliente do JEDI, mesmo estando na sua máquina, ele somente vai olhar para os seus fontes no momento de sincronizar...

Quando precisar volte a postar... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Isso, somente vai substituir quando mandar sincronizar, caso você mande sincronizar, vai validar os seus fontes, arquivos, caso ele mande sincronizar, vai validar os fontes, arquivos dele...

Isso, as alterações somente irão valer quando der o CheckIn, ou seja, devolver elas para o JEDI, a partir deste momento o outro user pode sincronizar os fontes... você precisa para este software perder a visão do que é máquina servidor e máquina cliente, pois para ele servidor é somente onde esta rodando o programa que faz a sincronização, e cliente é os que rodam a versão cliente do aplicativo, ou seja, você no mesmo momento é servidor e cliente do JEDI, mesmo estando na sua máquina, ele somente vai olhar para os seus fontes no momento de sincronizar...

Quando precisar volte a postar... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Ah sim, entendi.

Só uma ultima pergunta, um programador ao compilar na sua maquina vai estar compilando os arquivos locais dele certo?

e o servidor ao sincronizar os arquivos ou o usuario ao dar checkin vai sobscrever o arquivo no servidor (no caso a pasta que esta na minha maquina)?

Att, e obrigado pela atenção.

Abraços, e t+

Compartilhar este post

Link para o post

Isso, os arquivos locais dele...

No momento que devolver o arquivo para o servidor usando o CheckIn o JEDI vai comprar se o arquivo sofreu mudança, caso sim, ele vai armazenar no banco de dados este novo arquivo, ele não vai substituir o seu... O seu somente será substituído pelo novo no momento que você efetuar a sincronização com o servidor...

Compartilhar este post

Link para o post

Isso, os arquivos locais dele...

No momento que devolver o arquivo para o servidor usando o CheckIn o JEDI vai comprar se o arquivo sofreu mudança, caso sim, ele vai armazenar no banco de dados este novo arquivo, ele não vai substituir o seu... O seu somente será substituído pelo novo no momento que você efetuar a sincronização com o servidor...

beleza, valeu, acho que isso ja da para começar.

Qualquer dúvida volto a postar.

Muito obrigado.

Abraços, e vlw mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

beleza... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Precisando volte a postar sim :D

Opa, só uma ultima coisa,

no project manager do delphi qual a diferenca em eu abrir diretamente o arquivo(dois cliques) editar e salvar

e ir nas opces (botao direito) jedi vcs... e dar checkOut??

o primeiro vou estar trabalhando no arquivo local? se sim, entao posso fazer essa alteracao e só depois colocar pra sincronizar?

ou toda vez tenho que ficar dando checkOut/in ?

vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Uma sugestão, para evitar problemas, sempre pegue antes o arquivo para editar e depois devolva para o jedi, pois no meio tempo você pode ter mexido, e outra pessoa mexou antes de você, ai você vai e substitui o arquivo dele, pode gerar erros...

Compartilhar este post

Link para o post

Uma sugestão, para evitar problemas, sempre pegue antes o arquivo para editar e depois devolva para o jedi, pois no meio tempo você pode ter mexido, e outra pessoa mexou antes de você, ai você vai e substitui o arquivo dele, pode gerar erros...

vlw.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.