Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Matheus.D

O que é SEO?

Recommended Posts

O que é SEO?

 

O significado de SEO é Seach Engine Optimization. Em português ele é conhecido como Otimização de Sites, MOB e Otimização para Buscas. O SEO nada mais é do que a otimização de uma página (ou até do site inteiro) para ser melhor compreendido pelas ferramentas de busca. A conseqüência da utilização das técnicas de SEO é o melhor posicionamento de um site em uma página de resultados de uma busca.

O SEO surgiu com a nova geração de sites de busca, decorrente de suas novas ferramentas e seus aprimoramentos.Antes disto, a organização do links em uma páginas de resultado era alfabética como nos diretórios web.

 

Aliás, o que são diretórios web?

 

Diretórios foram os primeiros sistemas de busca criados. Também chamados de catálogos, tem como característica a categorização e organização em tópicos. Estes tópicos seguem uma estrutura lógica e são subdivididos por detalhamentos. Por exemplo a categoria esportes tem a subdivisão futebol que por sua vez pode ser divida em profissional e amador.Normalmente os diretórios são feitos por pessoas, diferente das ferramentas de busca que usam robôs como veremos a frente.

 

Os diretórios ainda são amplamente utilizados. As vantagens dele sobre as ferramentas de busca são:

 

Existem várias outras pequenas vantagens em se utilizar os diretórios, mas também existem desvantagens em relação as ferramentas de busca.

 

-São mais lentas em atualização.

-Por dependerem de pessoas, demoram mais que os robôs das ferramentas de busca para serem atualizados.

-Pode ainda não existir a hierarquia sobre o assunto.

-Com isto, fica difícil achar assuntos semelhantes.

-Recuperam apenas sites das categorias

 

Os diretórios ainda são amplamente utilizados. As vantagens dele sobre as ferramentas de busca são:

 

-Você pode aprofundar ou avançar nas buscas.

-Imagine que você está pesquisando sobre Mamíferos. Você pode aprofundar a sua busca em cavalos, ou recuar um nível e pesquisar sobre animais em geral.

-Buscar apenas conteúdo selecionado.

-Por fazer parte de uma estrutura, você não corre o risco de obter resultados dúbios.

-Por exemplo, ao buscar por oficinas, você terá categorias para oficinas de arte e oficinas mecânicas separadas.

-Menor quantidade site irrelevantes.

-Como são catalogados por pessoas, a chance de haver conteúdo não relacionado ao que você procura é muito menor.

 

Apesar de pouco conhecidos, os diretórios tem uma importância muito grande no mercado de ferramentas de busca. Eles valem como base para diversas ferramentas de busca começarem sua busca por links. O Google usa o DMOZ, atualmente ainda existem os diretórios de blogs, Que ao invéz de sites, cadastram apenas blogs.

 

Relevância nos mecanismos de busca, atualmente:

 

Na nova geração de ferramentas de busca, o posicionamento passou a depender da relevância. Esta relevância é definida por algoritmos, que são cálculos que servem para definir o quanto uma página é importante. Um dos mais conhecidos algoritmos de busca é o Google PageRank.

 

Os fatores que influenciam o posicionamento das páginas são guardado a sete chaves pelos site de busca. Porém, ao longo do tempo, foi possível identificar as melhores práticas que se resumem em empregar o bom senso na criação e estruturação de um site. O SEO também depende da palavra-chave que é o termo que você usa em um busca. Dependendo de quais palavras você utiliza, serão retornadas páginas diferentes em posições diferentes.

 

O SEO pode ser dividido em duas partes. Fatores internos e fatores externos.

 

Os internos são relacionados ao site. Alguns exemplos são urls claras, utilização dos padrões web, títulos de página racionais e a correta utilização das tags html que é linguagem utilizada para construir páginas web. Já a parte externa analisa como os outros sites se relacionam com o site. Os exemplos são quantidade de links apontando para o site, quais sites apontam o site e o conteúdo do link apontado. Dependendo destes fatores, as páginas são pontuadas pelos sites de busca para que ele possa determinar a relevância da pagina e quais as palavras-chave relacionadas a ela. O Google utiliza um sistema de pontuação de 0 a 10 que é o PageRank.

 

Existe também o lado negro do SEO conhecido como Black Hat Seo.

 

Nele, são utilizadas técnicas que tentam enganar os algoritmos das ferramentas de busca para melhorar o posicionamento da página como uso de texto invisível ou de exibir conteúdo diferente para pessoas e sites de busca. Quando descobertos, os sites de busca podem punir os sites que utilizam estas práticas diminuindo a importância do site ou chegando a excluí-lo da sua busca.

Para reportar/denunciar isso ao Google, acesse:

http://www.google.com.br/contact/spamreport.html

 

SEO x Links Patrocinados

 

Não devemos confundir SEO com links patrocinados, pois nos links patrocinados, você paga para ter a garantia de ficar na frente de outros resultados, isso não influência, por exemplo, em nada, para o aumento de seu PageRank.

 

O que é PageRank?

 

O PageRank (o nome é uma referência a Larry Page, um de seus criadores e fundador do Google) é o método matemático que o Google emprega para atribuir o grau de relevância relativa de cada uma das páginas incluídas em seu índice.

 

Fim do 1° Artigo

 

 

Aguardem até o próximo, quaisquer dúvidas e questionamentos, não hesitem em realiza-los.

 

Abraços.

 

 

 

 

2º Artigo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ficou muito bom mesmo gostei dos esclarecimentos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado, conto com a participação de todos nos demais artigos, este é um artigo introdutório, à otimização de sites, nos próximos artigos, irei abordar, conceitos sim, e principalmente técnicas, para se obter sucesso.

 

Abraços...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara o post tá legal!

Mas acho que deveria ser postado em outra seção para ser melhor aproveitado (visualizado), se a galera preferir posso pendurar aqui mesmo!

 

Ou então, o que acha de criarmos um artigo, de como divulgar um site, já que este, é um assunto bastante procurado aqui no fórum, podemos pendurar esta idéia também!

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como o assunto ainda é escasso, um membro até havia sugerido uma seção destinada a SEO, mas infelizmente isso não fora possível, para o momento, se você desejar, creio que o melhor seria pendurar o tópico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O artigo foi excelente. Soh queria acrescentar que apesar de muitos hoje pensarem que SEO eh soh para o Google nao eh. Existem muitos outros buscadores que também merecem atenção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom o artigo Matheus, parabéns.

 

Para os pessoal interessado em SEO e marketing de busca em geral gostaria de recomendar meu blog e o portal SEM Brasil:

 

Blog Daily Search - notícias e novidades do mercado de marketing de busca e técnicas em SEO.

http://www.gustavobacchin.com.br/seo-otimizacao-de-sites/

 

Portal SEM Brasil - portal dedicado à search engine marketing com notícias, fórum e blogs. O maior acervo de conteúdo no Brasil sobre marketing de busca.

http://www.sembrasil.com.br

 

Espero que gostem.

 

Grande abraço,

Gustavo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho lido muito o conceito "Black hat" pela internet e pintou-me uma dúvida: Afinal de contas; "Black Hat" é um "Cracker"?

Sabe o que é um "White Hat" hehe ...

 

Muito bom as explicaçoes e é bem interessante para qualquer um que tenha site...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara realmente excelente...

gostei muito, já estou lendo o segundo artigo e espero pelos próximos.

Agradeço, em breve farei o possível para trazer mais artigos ao iMasters.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

White hat são os hackers tradicionais, os verdadeiros hackers, sérios e que sabem o que estão fazendo, logo crackers são os black hats, aqueles idiotas que levam tudo na brincadeira e acabam se ferrando.

Eu tambem gostei muito do texto sobre diretórios, qualquer idiota sabe o que é um diretório, mesmo sem sabe quais as suas vantagens, seus prós e contras.

Um grande abraço a todos, visitem o diretório icommerce em breve com categorias, optimização e outros recursos web 2.0.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.