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Paulinho Cé

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e Paulinho, depois você pode dizer se acertei na logica ali emcima?

 

Abraços

Pantoja, eu achei a tua fórmula meio estranha mas como não sou matemático resolvi não opinar.

 

Para padronizar os valores de abertura em todas as objetivas, foi criada a fórmula:

 

f = DF / A

 

Onde:

f é o valor da abertura

DF é a distância focal

A é o diametro da abertura, em milímetros

 

Cada número f-stop representa a metade do antecessor e o dôbro do sucessor ou seja:

f/5.6 transmite a metade da luz que f/4 mas transmite o dôbro de luz que f/8.

 

abraços.

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em relação a abertura, o f/2.8 é maior que um f/8.0 pq é fracionario.. ou seja, 1/2,8 é maior que 1/8

 

o iso foi o q mais me assustou na minha d40.. eu so tirava foto com iso 100 ou menor.. e nela o menor é o 200..

 

mas o 200 a imagem é limpa.. parece ate o 100.. ai eu considero como se fosse o dobro.. heheheh

 

nas coxas ne???

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em relação a abertura, o f/2.8 é maior que um f/8.0 pq é fracionario.. ou seja, 1/2,8 é maior que 1/8

É isso mesmo Levy, o f-stop representa uma fração da distância focal da objetiva.

 

abraços.

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hmm acho que sempre pensei ao contrário então Paulinho, sempre pensei que com maior abertura (ex: f/2.8) é que se obtinha um DOF maior.

eu acabo nunca experimentando as outras aberturas, vou treinar mais, pois uso apenas os extremos ou f/2.8 ou então f/8.0.....

vou fazer mais alguns testes....

Coxao,

 

Existe uma confusão sobre valores de abertura porque eles são inversos ao numeros que os indicam.

Explico: f/2.0 é maior do que f/4.0 - a expressão numérica parece contrariar essa afirmação pois desde quando 2 é maior do que 4?

Quando eles representem quantidade de luz que passa por um orificio no diafragma da objetiva.

Existe farto material sobre abertura e DOF e com alguma pesquisa você vai concluir acertadamente.

 

abraços.

 

Tô meio atrasado nesta aula, né? http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/blush.gif/>

 

Mas tô com o prazo na cabeça. Até esta segunda.

 

Essa questão da profundidade de campo ser menor, quanto maior a abertura, eu sei que é por causa da ótica das objetivas. Já pesquisei porque isso acontece, postei a dúvida em outros fóruns, mas nunca consegui descobrir o motivo.

 

é logico o numero menor ser abertura maior pois...

 

 

se F = 10 e você dividir 10/2 = 5 logo f/2 = 5

 

se f= 10 e você dividir 10/10 = 1 logo,

 

 

f/2 > f/10

Eu nunca tinha visto isso (pelo menos não lembro), mas MATEMATICAMENTE faz bastante sentido.

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Vai aí minhas fotos. Fiz conforme descrito na sugestão. Fotos bem simples, só mesmo pra foco e exposição.

 

Sem usar fotômetro e foco manual:

F/5,6

1/40s

 

Imagem Postada

 

 

Normal (no modo manual, mas usando fotômetro e com foco automático):

F/5,6

1/40s

Imagem Postada

 

 

Subexposta

F/5,6

1/50s

 

Imagem Postada

 

 

Superexposta

F/5,6

1/30s

 

Imagem Postada

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e Paulinho, depois você pode dizer se acertei na logica ali emcima?

 

Abraços

Pantoja, eu achei a tua fórmula meio estranha mas como não sou matemático resolvi não opinar.

 

Para padronizar os valores de abertura em todas as objetivas, foi criada a fórmula:

 

f = DF / A

 

Onde:

f é o valor da abertura

DF é a distância focal

A é o diametro da abertura, em milímetros

 

Cada número f-stop representa a metade do antecessor e o dôbro do sucessor ou seja:

f/5.6 transmite a metade da luz que f/4 mas transmite o dôbro de luz que f/8.

 

abraços.

 

você acha meu raciocinio estranho e eu o seu. rsrs estamos quites.

 

Mas eu qius dizer é que quando dividimos um numero X por 5 e X por 10 nota-se que X/10 é MENOR que X/5 e essa é a explicação matemática do F/2 ser MAIOR que F/10

 

se fossee ao contrario ai sim

 

 

tipo

 

10/f e 2/f entede?

 

mas vizualizei isso somente nesse grupo de estudos... por isso a grande vantagem de se estar estudando aqui.. mesmo que nao com um aluno exemplar...

 

 

 

Abraços Paulinho.

 

 

 

Pow, agora que vi que posteis minhas fotos no lugar errado !!!

Poe Wallce, adorei suas fotos.

 

 

PARABENS.

 

 

poe elas aqui cara.

 

hmm acho que sempre pensei ao contrário então Paulinho, sempre pensei que com maior abertura (ex: f/2.8) é que se obtinha um DOF maior.

eu acabo nunca experimentando as outras aberturas, vou treinar mais, pois uso apenas os extremos ou f/2.8 ou então f/8.0.....

vou fazer mais alguns testes....

Coxao,

 

Existe uma confusão sobre valores de abertura porque eles são inversos ao numeros que os indicam.

Explico: f/2.0 é maior do que f/4.0 - a expressão numérica parece contrariar essa afirmação pois desde quando 2 é maior do que 4?

Quando eles representem quantidade de luz que passa por um orificio no diafragma da objetiva.

Existe farto material sobre abertura e DOF e com alguma pesquisa você vai concluir acertadamente.

 

abraços.

 

Tô meio atrasado nesta aula, né? http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/blush.gif/>

 

Mas tô com o prazo na cabeça. Até esta segunda.

 

Essa questão da profundidade de campo ser menor, quanto maior a abertura, eu sei que é por causa da ótica das objetivas. Já pesquisei porque isso acontece, postei a dúvida em outros fóruns, mas nunca consegui descobrir o motivo.

 

é logico o numero menor ser abertura maior pois...

 

 

se F = 10 e você dividir 10/2 = 5 logo f/2 = 5

 

se f= 10 e você dividir 10/10 = 1 logo,

 

 

f/2 > f/10

Eu nunca tinha visto isso (pelo menos não lembro), mas MATEMATICAMENTE faz bastante sentido.

 

Sim sim, é a explicação do f_Stop matematicamente.. e nunca viu essa abordagem pois eu a criei ne! rsrsr

 

 

e nao sou fotografo....

 

 

kkk

 

 

abraços Marcos

 

 

 

Vai aí minhas fotos. Fiz conforme descrito na sugestão. Fotos bem simples, só mesmo pra foco e exposição.

 

Sem usar fotômetro e foco manual:

F/5,6

1/40s

 

Imagem Postada

 

 

Normal (no modo manual, mas usando fotômetro e com foco automático):

F/5,6

1/40s

Imagem Postada

 

 

Subexposta

F/5,6

1/50s

 

Imagem Postada

 

 

Superexposta

F/5,6

1/30s

 

Imagem Postada

 

SHOW DE BOLA a sequencia.

 

pra mim a 3ª ficou a melhor apesar de um pouco escura nos tijolos.. porem nao estourou e nenhuma parte diferente das outras.

 

 

PARABENS!

 

 

E otimo estudo para você amigo!

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Valeu Pantoja.

 

Essa da mais escura, um colega já tinha me dito que é melhor deixar subexposta, pois dá pra corrigir. Já o contrário, não. E taí a confirmação pelo Paulinho, mais acima, quando postou as fotos dele. Isso é coisa que só se aprende na prática, ou aqui no Imasters ^_^/>

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Valeu Pantoja.

 

Essa da mais escura, um colega já tinha me dito que é melhor deixar subexposta, pois dá pra corrigir. Já o contrário, não. E taí a confirmação pelo Paulinho, mais acima, quando postou as fotos dele. Isso é coisa que só se aprende na prática, ou aqui no Imasters ^_^/>

Isso é verdade, tenho aprendido muito aqui com vocês.

 

 

To só esperando o proximo tema.

 

 

^^

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gostei bastante da segunda (F5.6 - 1/40s), ultima ficou sup tirando um pouco do detalhe da parede à esquerda......

 

paulinho tu não vai tirar algumas fotos para mostrar uns exemplos teus, não ????

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gostei bastante da segunda (F5.6 - 1/40s), ultima ficou sup tirando um pouco do detalhe da parede à esquerda......

 

paulinho tu não vai tirar algumas fotos para mostrar uns exemplos teus, não ????

 

Coxa, acho que o Paulinho deve ter dado uma desnimada sabia!

 

 

Ele imaginou algo que nao aconteceu e deve ter muchado a bola. Ou entaum ocorreu algo de força maior que esta impedindo dele dar proseguimento aos estudo de fotografia.

 

 

Nao sei... ai é com ele.

 

 

Abraços e desejo de coração que isso aqui noa pare!

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Nao sei nao Daniel, até agora nao li nada disso da parte dele, nem de outros moderadores, nem de algum admin.

 

Antes que dê o que falar vamos esperar alguma notícia mais concreta ok.

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Paulinho não faz mais parte do Forum.

 

Att,

Daniel

 

Nao sei nao Daniel, até agora nao li nada disso da parte dele, nem de outros moderadores, nem de algum admin.

 

Antes que dê o que falar vamos esperar alguma notícia mais concreta ok.

 

 

Ahhh fala sério...

 

 

Se isso for verdade...

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