Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Paulinho Cé

Visualização

Recommended Posts

Paulinho,,

Para obtermos Intensidade luminosa:

Sub exposição (pouca luz)

Sobre exposição (muita luz)

Podemos alterar vários parâmetros:

Velocidade de obsturação;

Abertura do diafragma

Sensibilidade (ISO); e ainda

Valor da Exposiçõa.

E acho que para cada caso devemos alterar os parâmetros correspondentes estando sempre preocupados do tipo e momento da foto, ex. objeto em movimento ou profundidade de campo.

No caso da sua foto da Igreja qual foi a sua primeira analises para determinar quais seriam os parâmetros que seriam alterados?

E também existe alguma recomendação em quais controles devemos alterar para obter o resultado deste exercicio sem comprometer o resultado final.

Poderíamos colocar os valores alterados para cada foto não necessariamente o Exif.

Sds,

Daniel

Daniel,

Quando se usa a camera no modo manual, a alteração ou compensação da exposição implica obrigatoriamente em alteração do parâmetro velocidade do obturador.

Ao escolher a abertura desejada o fotômetro da camera mostra na barra de compensação onde está o valor relativo e ao compensarmos para 0EV, por exemplo, a abertura não será alterada mas sim a velocidade de obturação.

Para controlarmos os dois parametros isoladamente, temos os modos PRIORIDADE DE ABERTURA e PRIORIDADE DE VELOCIDADE. Se estivermos no modo Prioridade de abertura, ela permanecerá inalterada ao compensarmos a exposição e a velocidade é que será alterada.

No modo Prioridade de velocidade é o inverso, altera-se a abertura e a velocidade permanece inalterada.

Se queremos congelar um movimento, precisamos obrigatoriamente obter uma velocidade igual ou maior à distancia focal da objetiva. Ex: se estamos em 100mm precisamos no mínimo de 1/100s para congelar o movimento.

O DOF ou PROFUNDIDADE DE CAMPO é relativo à abertura utilizada e obedece a seguinte escala: grandes aberturas = pequenos DOF's - pequenas aberturas = grandes DOF's.

Na fotografia da catedral eu ja havia regulado a abertura para longa exposição e fiz assim mesmo, apenas compensando para sub ou superexposta na barra de compensação, o que alterou a velocidade mas sem problemas pois não era para congelar nenhum movimento.

Abraços.

caramba, talçvez eu seja uma anta, mas entendi muito pouco do que você disse paulinho!

acho que a pergunta do amigo Daniel também era mais simples, ele queria só saber o que deve-se regular na camera para fazer os exercícios propostos.

Talve eu possa ajudar Daniel. Olha, se eu tivesse uma camera como vcs tem aki do forum eu faria o seguinte:

Tirava muiiiiiiiiiiiitas fotos da mesma cena com um tripé de preferencia. Ai alteraria APENAS UM VALOR mantendo todos os outros intactos. E ia vendo os resukltados de SUB e SUPER exposições.

Bem, nao sei se estaria correto mas é o que testaria.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pantoja,

Realmente é simples assim, mais como disse anteriormente cada caso é um caso, para resolver o exercício proposto é fácil.

Devemos saber que existem vários parâmetros da maquina que podem levar a um resultado similar, agora devemos saber qual é necessário alterar no momento da captura desta ou de aquela imagem, levando em conta as condições, hora do dia, distancia, velocidade do objeto etc.

Ainda nem sempre podemos tirar muitas fotos para obter o resultado desejado, imagina que para obter uma foto de boa qualidade na frente de muita gente eu utilizar os parâmetros por tentativa de erro. Se for com maquina analógica haja filme e dinheiro.

Espero não estar enganado.

Sds,

daniel

Compartilhar este post

Link para o post

caramba, talçvez eu seja uma anta, mas entendi muito pouco do que você disse paulinho!

acho que a pergunta do amigo Daniel também era mais simples, ele queria só saber o que deve-se regular na camera para fazer os exercícios propostos.

Talve eu possa ajudar Daniel. Olha, se eu tivesse uma camera como vcs tem aki do forum eu faria o seguinte:

Tirava muiiiiiiiiiiiitas fotos da mesma cena com um tripé de preferencia. Ai alteraria APENAS UM VALOR mantendo todos os outros intactos. E ia vendo os resukltados de SUB e SUPER exposições.

Bem, nao sei se estaria correto mas é o que testaria.

Abraços

E foi o que respondi à ele Pantoja.

Mas saber onde se deve mexer e não saber porque mexer não adianta muita coisa, acaba ficando automático tambem.

Nada de muiiiiiiiiiiiitas fotos não, isso é coisa de acertos e erros e não queremos jogar na loteria ao fotografar, queremos obter exatamente o que pretendemos e para isso devemos conhecer os parâmetros, como utilizá-los e porque utilizá-los.

Vou sintetizar as fotografias sugeridas no estudo: inicialmente deveremos escolher a distância focal a ser utilizada e determinar a abertura conforme a cena a ser fotografada.

Numa paisagem mais distante normalmente se usa grandes aberturas e distancias focais curtas. Ex: f/4 em 28mm.

Num dia de sol, ou bem claro isso deve dar 1/100s até 1/200s de velocidade em 0 EV no modo manual.

Se eu quiser subexpor a cena, vou aumentando a velocidade ou diminuindo a abertura até a barra de compensação acusar -1 EV - -2 EV e assim por diante.

Para superexpor é o oposto deste procedimento.

E ainda temos mais um parâmetro que determina a exposição que é o ISO.

Quanto mais baixo o ISO menor luz na cena e vice-versa. O único inconveniente é que em ISO alto aparece ruído e a fotografia fica granulada.

Entendeu agora Pantoja?

Compartilhar este post

Link para o post

bom por enqnto vai essa foto básica, estou no serviço está chovendo tempo feio e da sacada do trampo não tem nada de especial para fotografar.....

fiz o teste com um galho de uma flor que achei interessantes, não liguem para a centralização do objeto, acabei me prendendo mais em busca

da iluminação correta..... bom vamos la...

eu basicamente fui alterando somente a exposição, como estava muito claro usei ISO 100 nas três, não queria uma profundidade de campo então usei abertura em F8.0 e estava muito claro mesmo com ISO 100.

Imagem Postada

1/10 F8.0 ISO 100

Imagem Postada

1/60 F8.0 ISO 100

Imagem Postada

1/400 F8.0 ISO 100

usei o foco manual, no qual da minha câmera é mecânico... meio esquisito nunca acostumei direito

o resultado que eu buscava era mais parecido com o da subexposta, mais nem tanto.... a mais fotometrada eu acho que tremi ou entao não foquei direito

Compartilhar este post

Link para o post

bom por enqnto vai essa foto básica, estou no serviço está chovendo tempo feio e da sacada do trampo não tem nada de especial para fotografar.....

fiz o teste com um galho de uma flor que achei interessantes, não liguem para a centralização do objeto, acabei me prendendo mais em busca

da iluminação correta..... bom vamos la...

eu basicamente fui alterando somente a exposição, como estava muito claro usei ISO 100 nas três, não queria uma profundidade de campo então usei abertura em F8.0 e estava muito claro mesmo com ISO 100.

Imagem Postada

1/10 F8.0 ISO 100

Imagem Postada

1/60 F8.0 ISO 100

Imagem Postada

1/400 F8.0 ISO 100

usei o foco manual, no qual da minha câmera é mecânico... meio esquisito nunca acostumei direito

o resultado que eu buscava era mais parecido com o da subexposta, mais nem tanto.... a mais fotometrada eu acho que tremi ou entao não foquei direito

Nas suas fotografias dá para perceber claramente como a velocidade muda ao compensar a exposição para mais ou para menos.

Coxao, f/8 é considerada uma pequena abertura e proporciona bastante DOF.

f/5.6 é uma das melhores aberturas a serem usadas pois é média e proporciona melhor qualidade da objetiva pois assim como a range de distancia focal influencia na qualidade da fotografia, a range de aberturas tambem influencia.

abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Paulinho,

Estou postando 5 tomadas feitas hoje no final de tarde, características:

Todas com Tripe, ISO 80, Velocidade 1,6 seg, sem Flash. distância focal 6.0 mm

Coreto 01

Velocidade : 1,6 seg

Abertura : f/5.0

EV : 0 EV

ISO : 80

D. Focal : 6,0 mm

Uso de Flash : Nao

Resultado : Normal

Coreto 02

Abertura : f/8.0

EV : -2.0 EV

Resultado : Escuro

Coreto 03

Abertura : f/2.8

EV : +2.0 EV

Resultado : Clara

Coreto 04

Abertura : f/3.2

EV : +1.0 EV

Resultado : Clara

Coreto 05

Abertura : f/7.1

EV : -1.0 EV

Resultado : Escuro

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Ou seja, mantive uma velocidade baixa para não utilizar o flash (com tripe) e fui mudando a abertura para conseguir os diferentes valores de exposição.

Daniel

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja, mantive uma velocidade baixa para não utilizar o flash (com tripe) e fui mudando a abertura para conseguir os diferentes valores de exposição.

Daniel

Daniel, eu pessoalmente não usaria esta maneira de compensar alterando a abertura mas sim a velocidade.

Porque? porque a escolha da abertura determina o DOF pretendido e a sua alteração modifica tambem a profundidade de campo fugindo da proposta da fotografia muitas vezes.

Nesse caso não houveram mudanças significativas porque foi utilizada uma cena onde o segundo plano está bastante distante e não sofreu um desfoque acentuado mas em outros tipos de composição com certeza o aumento da abertura iria interferir bastante.

Eu uso essa abordagem porque tomando por exemplo a Canon 20D no modo manual, quando se compensa a exposição o parametro que muda é a velocidade e a abertura permanece inalterada devido à sua influência no DOF e a velocidade, a não ser em casos específicos, não altera o resultado da fotografia.

A primeira fotografia é a minha preferida, gosto de luzes bem controladas e essa ficou muito boa, parabens.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Entao a melhor forma seria eu manter uma abertura, talvez a média como você citou, f/5.6 e ir alterando a velocidade ?

Mas e o ISO também vai influenciar, mas posso mexer nele ou devido ao ruído melhor deixar quieto e alterar somente a velocidade mesmo ?

Compartilhar este post

Link para o post

Entao a melhor forma seria eu manter uma abertura, talvez a média como você citou, f/5.6 e ir alterando a velocidade ?

Mas e o ISO também vai influenciar, mas posso mexer nele ou devido ao ruído melhor deixar quieto e alterar somente a velocidade mesmo ?

Walace, a abertura é escolhida de acordo com o que voce quer mostrar ou desfocar.

Em macros eu sempre uso de f/10 até f/20 dependendo do tamanho do inseto; em retratos costumo usar f/4 - f/5.6 por ai e paisagem quase não faço mas quando preciso uso a maior abertura da objetiva. Em fotografia aérea tambem uso a maior abertura pois proporciona mais velocidade.

O ISO depende muito da camera, a 20D mantém boa nitidez até ISO 400 depois começa a granular.

Eu tenho uma regra que é só aumentar o ISO quando não dá mais para compensar na velocidade e abertura, daí não tem jeito mesmo tem que aumentar o ISO.

Valeu, abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

caraca.. so vi esse topico agora... vou ver se eu faço esse teste e participo tb..

acabei de pegar a minha primeira camera manual (d40) e ainda to me integrando com ela...

Compartilhar este post

Link para o post

caraca.. so vi esse topico agora... vou ver se eu faço esse teste e participo tb..

acabei de pegar a minha primeira camera manual (d40) e ainda to me integrando com ela...

Parabens pela camera nova, seja bem-vindo ao Grupo.

Paulinho Cé

Compartilhar este post

Link para o post

Nas suas fotografias dá para perceber claramente como a velocidade muda ao compensar a exposição para mais ou para menos.

Coxao, f/8 é considerada uma pequena abertura e proporciona bastante DOF.

f/5.6 é uma das melhores aberturas a serem usadas pois é média e proporciona melhor qualidade da objetiva pois assim como a range de distancia focal influencia na qualidade da fotografia, a range de aberturas tambem influencia.

hmm acho que sempre pensei ao contrário então Paulinho, sempre pensei que com maior abertura (ex: f/2.8) é que se obtinha um DOF maior.

eu acabo nunca experimentando as outras aberturas, vou treinar mais, pois uso apenas os extremos ou f/2.8 ou então f/8.0.....

vou fazer mais alguns testes....

Compartilhar este post

Link para o post

Paulinho,

Obrigado, futuramente farei as mesmas fatos que postei mudando o parâmetro velocidade.

Valeu a aula.

Daniel

Compartilhar este post

Link para o post

Paulinho,

Obrigado, futuramente farei as mesmas fatos que postei mudando o parâmetro velocidade.

Valeu a aula.

Daniel

Daniel, não sou professor de fotografia não, apenas estou interpretando textos que resultam da pesquisa sobre os assuntos que levantamos.

Como regras são criadas para serem quebradas, o seu método dá resultado em algumas situações por isso não pode ser considerado errado.

Abraços.

Paulinho Cé

Compartilhar este post

Link para o post

hmm acho que sempre pensei ao contrário então Paulinho, sempre pensei que com maior abertura (ex: f/2.8) é que se obtinha um DOF maior.

eu acabo nunca experimentando as outras aberturas, vou treinar mais, pois uso apenas os extremos ou f/2.8 ou então f/8.0.....

vou fazer mais alguns testes....

Coxao,

Existe uma confusão sobre valores de abertura porque eles são inversos ao numeros que os indicam.

Explico: f/2.0 é maior do que f/4.0 - a expressão numérica parece contrariar essa afirmação pois desde quando 2 é maior do que 4?

Quando eles representem quantidade de luz que passa por um orificio no diafragma da objetiva.

Existe farto material sobre abertura e DOF e com alguma pesquisa você vai concluir acertadamente.

abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

sim essa parte que é o contrario assim dizendo.. que f/2.8 é a maior e no meu caso f/8.0 é menor eu já sabia

mais pensavava que para ter um ganho maior na profundidade de campo era necessário usar abetura maior como f/2.8

^^ vlw a dica.. vou dar uma treinada mais

abriu bastante minha cabeça e sem querer eu sempre compensei usando velocidade nunca abertura, e como o Paulinho disse

ISO só em último caso.

aproveitando um gancho de ISO, creio que terá algo específico sobre isto aqui..... mais só pra sanar uma dúvida

uma câmera como uma XTi, D40x ou D80 que possui isso como 3600..... o ruído também começa a ser gerado apartir do 400

ou por ser uma reflex tem uma ganho maior em iluminação sem muito ruído, por exemplo usando 600 ?

Compartilhar este post

Link para o post

é logico o numero menor ser abertura maior pois...

se F = 10 e você dividir 10/2 = 5 logo f/2 = 5

se f= 10 e você dividir 10/10 = 1 logo,

f/2 > f/10

^^

***EDITADO***

corrigir a logica matematica

Compartilhar este post

Link para o post

aproveitando um gancho de ISO, creio que terá algo específico sobre isto aqui..... mais só pra sanar uma dúvida

uma câmera como uma XTi, D40x ou D80 que possui isso como 3600..... o ruído também começa a ser gerado apartir do 400

ou por ser uma reflex tem uma ganho maior em iluminação sem muito ruído, por exemplo usando 600 ?

Coxao, esse 400 é relativo à Canon 20D embora a Salete, fotógrafa da agência já tenha feito boas fotografias com ISO 800.

Cada situação gera um ruído maior ou menor, depende da luminosidade dos objetos e da cena em sí.

As câmeras reflex não se diferenciam das compactas pela quantidade de luz mas sim pelo fato da imagem capturada pela objetiva ser refletida ao viewfinder através de um pentaprisma e a imagem que se vê é a mesma que será gravada no sensor.

abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Coxao, esse 400 é relativo à Canon 20D embora a Salete, fotógrafa da agência já tenha feito boas fotografias com ISO 800.

Cada situação gera um ruído maior ou menor, depende da luminosidade dos objetos e da cena em sí.

As câmeras reflex não se diferenciam das compactas pela quantidade de luz mas sim pelo fato da imagem capturada pela objetiva ser refletida ao viewfinder através de um pentaprisma e a imagem que se vê é a mesma que será gravada no sensor.

abraços.

ainda pego uma reflex...

^^

e Paulinho, depois você pode dizer se acertei na logica ali emcima?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.