Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Galdino Vilela

Problemas com relacionamento de tabelas

Recommended Posts

Gente, o questão é a seguinte:

Montei um banco de dados, pra minha irmã, de cobrança de cheques, duplicatas e etc. Nesse banco eu criei duas tabelas, uma de Cadastro de Devedores e outra de Cadastro de Credores.

Posteriormente eu criei outra tabela Cobranças, nela consta relações entre as outras duas de credores e devedores, juntamente com as informações da cobrança, haja visto que um credor pode ter vários devedores, e um devedor pode dever para vários credores.

O PROBLEMA...

Ela pediu para criar um campo onde pudesse anotar o número do processo e que toda vez que entrasse no registro da cobrança aparecesse um aviso dizendo que existe processo.

Até aí beleza... mas a questão é a seguinte:

1 - Se eu colocar os dados do processo dentro da tabela cobrança, vai ter problema porque, por exemplo, se existir um devedor com 3 cheques para o mesmo credor, na tabela cobrança irá aparecer três registros, aí eu teria que informar o número do processo nesses três registro... seria INVIÁVEL.

2 - Se eu criar outra tabela de Processos como eu teria que fazer o relacionamento dentro da tabela Cobranças???

:blink:

Valeu

Desde já grato pela ajuda

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá,Você poderia tentar criar uma nova tabela processos com campos Credor e Devedor, e o relacionamento dessa tabela seria apenas com as tabelas credores e devedores, deixe-a sem relacionamento com a tabela Cobranças, mais ou menos assim :CREDORES COBRANÇAS DEVEDORES PROCESSOS========== ============= =========== ============CÓDCREDOR CÓDMOVIMENTO CÓDDEVEDOR CÓDPROCESSONOME CREDOR NOME CREDOR DEVEDOR DEVEDOR VALOR DESCRIÇÃOOs relacionamentos ficariam assim :CREDORES.CÓDCREDOR (1 para muitos com) COBRANÇAS.CREDORDEVEDORES.CÓDDEVEDOR (1 para muitos com) COBRANÇAS.DEVEDORCREDORES.CÓDCREDOR (1 para muitos com) PROCESSOS.CREDORDEVEDORES.CÓDDEVEDOR (1 para muitos com) PROCESSOS.DEVEDORE a consulta ficaria assim :SELECT Cobranças.CódMovimento, Cobranças.Credor, Credores.Nome, Cobranças.Devedor, Devedores.Nome, Cobranças.Valor, Processos.DescriçãoFROM Devedores INNER JOIN ((Credores INNER JOIN Cobranças ON Credores.CódCredor = Cobranças.Credor) INNER JOIN Processos ON Credores.CódCredor = Processos.Credor) ON (Devedores.CódDevedor = Processos.Devedor) AND (Devedores.CódDevedor = Cobranças.Devedor);Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.