Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Boy

Resolução de camera digital

Recommended Posts

Olá bom dia..eu estou pesquisando na net a respeito de resoluções de cameras fotograficas digitais e descobri que na verdade oque muda apenas é o tamanho das fotos...quanto mais megapixels maior a foto...mas a resolução de pixels por polegada fica sempre a mesma....isso é verdade??se é...qual a RESOLUÇÃO em pixels por polegada das cameras digitais de hoje...ou se a resolução é configuravel nas máquinas...

Outra pergunta que gostaria de fazer é quanto a proporção comprimento x altura das fotos tiradas por cameras digitais...a divisão do comprimento pela altura irá sempre dar o valor de 1.333333....??por exemplo 640 dividido por 480 dá 1.333.....800 dividido por 600 tbm dá 1.33333...é assim que funciona??a cada pixel de altura existe 1.3333 pixels no comprimento??

Desde já agradeço respostas

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A primeira resposta nao sei te falar mas com certeza quanto maior a resolução maior a imagem sim, o que implica em dizer que ao reduzir seja para imprimir ou apenas para visulizar a quantidade de pixels por polegada aumenta, consequentemente a qualidade tambem

A segunda resposta é nao, nem todas as cameras respeitam esta proporção, por conta disso tem até uma regra especifica para os desafios de fotografia

Compartilhar este post

Link para o post

Olá bom dia..eu estou pesquisando na net a respeito de resoluções de cameras fotograficas digitais e descobri que na verdade oque muda apenas é o tamanho das fotos...quanto mais megapixels maior a foto...mas a resolução de pixels por polegada fica sempre a mesma....isso é verdade??se é...qual a RESOLUÇÃO em pixels por polegada das cameras digitais de hoje...ou se a resolução é configuravel nas máquinas...

Não sei se entendi bem o que você quer dizer.

Quando você diz que "quanto mais megapixels maior a foto", você tem razão. Veja que nos exemplos abaixo, multiplicando a altura pela largura do tamanho máximo da foto dá um valor em torno da resolução anunciada:

Nikon D40: 6 MP: tamanho máximo da foto: 3008x2000 = 6.016.000

Canon XT: 8 MP: tamanho máximo da foto: 3456x2304 = 7.962.624

Panasonic FZ50: 10 MP: tamanho máximo da foto: 3648x2736 = 9.980.928

Nikon D40x: 10 MP: tamanho máximo da foto: 3872x2592 = 10.036.224

Quanto a "resolução de pixels por polegada", se entendi o que você quer dizer, vai variar com o tamanho do sensor e com a "geração" dele. Num exemplo bem simples, imagine colocar 6 milhões de pequenos palitos numa caixa de fósforo. Agora coloque 8 milhões nessa mesma caixa. Considerando que a caixa não teve nenhuma alteração de "qualidade", 2 milhões a mais vão acabar interferindo com os outros ao invés de ajudar. Por isso, a geração do sensor tem que ser melhor, pra caber os 2 milhões sem interferir na qualidade.

Outra pergunta que gostaria de fazer é quanto a proporção comprimento x altura das fotos tiradas por cameras digitais...a divisão do comprimento pela altura irá sempre dar o valor de 1.333333....??por exemplo 640 dividido por 480 dá 1.333.....800 dividido por 600 tbm dá 1.33333...é assim que funciona??a cada pixel de altura existe 1.3333 pixels no comprimento??

Desde já agradeço respostas

Isso porque você tá pegando esse padrão 4/3. Faça as contas nas proporções que coloquei acima e você vai ver que o resultado é outro.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom..tenho a seguinte idéia quanto a resolução de imagens...não sei se está correta ou não mas lá vai....não creio que quanto maior a resolução maior o tamanho da foto....pq uma fotografia que seja do tamanho de 640 x 480 com uma resolução de 300 DPI vai ser menor do que uma que tenha 640 x 480 com uma resolução de 72 DPI....pois na hora da impressão oque vai valer é a quantidade de polegadas que a fotografia abrange no papel....no caso que citei acima a de 640 x 480 com 300 DPI vai ficar num tamanho impresso menor pois exintem mais pixels por polegada, mas porém com mais qualidade do que a de 640 x 480 com 72 DPI pq essa vai ocupar mais polegadas no papel devido a existencia de menos pixels por polegada.Isso se tratando de impressão...quando formos trabalhar com telas como por exemplo em monitores não existe a necessidade de cuidarmos muito a resolução de pixels por polegada pois pelo que li em uma revista o olho humano ve diferença de qualidade em fotografias que estejam abaixo de 72DPI, acima disto não é mais possivel ver diferença de resolução...se ela estiver com 72DPI ou 300DPI...o olho humano não vai captar(sentir) essa diferença...((não sei se esta informação é verdadeira ou não.))

Mas oque quero saber é qual a RESOLUÇÃO em DPI das cameras digitais....devem ser todas elas iguais pois quanto mais megapixels ela possui maior o tamanho da foto impressa..deve existir algum padrão para a RESOLUÇÃO das cameras.

E quanto a proporcionalidade...fiz esta pergunta pois todas as cameras que pude pegar nas mãos seguiam esta lógica de 1.33333....sendo que se você quisesse algum tamanho de fotografia diferente você teria que edita-la no Photoshop.

MARCOS VINICIUS

Se os sensores das cameras digitais são diferentes.....esta informação não deveria vir com cada camera?não sei se atualmente existe esta informação....

Compartilhar este post

Link para o post

Boy,

Essa questão de DPI tem a ver com impressão da foto. Eu não entendo muito mas acho que muda conforme o tamanho da foto (no papel) e não da foto digital. Por exemplo, uma foto com resolução 3000x2000, vai ser uma foto gigante no monitor, mas vai ser impressa num tamanho 10x15, por exemplo.

De qualquer forma, melhor esperar algum outro colega que entenda melhor se manifestar.

Quanto a informação dos sensores nas câmeras, poderia até vir, mas acho que é informação bastante técnica e não tão fácil de enrolar como só dizer: "CÂMERA COM DEZ MEGAPIXELS". Pra esmagadoria maioria dos compradores de câmeras, parece qualidade pra mais de metro. ^_^

Além disso, explicar que os sensores das Nikon tem fator de corte de 1,6x, ou das Canon de 1,5x, e o que isso significa, não é tão fácil. No máximo, é coisa para o manual da câmera e pra poucos interessados.

Mas essas informações (pelo menos as principais), você encontra sempre nas especificações da câmera.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas oque quero saber é qual a RESOLUÇÃO em DPI das cameras digitais....devem ser todas elas iguais pois quanto mais megapixels ela possui maior o tamanho da foto impressa..deve existir algum padrão para a RESOLUÇÃO das cameras.

a resolução de qualquer câmera digital é de 72DPI.. não existe cameras com 300 dpi por exemplo.

Bom..tenho a seguinte idéia quanto a resolução de imagens...não sei se está correta ou não mas lá vai....não creio que quanto maior a resolução maior o tamanho da foto....pq uma fotografia que seja do tamanho de 640 x 480 com uma resolução de 300 DPI vai ser menor do que uma que tenha 640 x 480 com uma resolução de 72 DPI....pois na hora da impressão oque vai valer é a quantidade de polegadas que a fotografia abrange no papel....no caso que citei acima a de 640 x 480 com 300 DPI vai ficar num tamanho impresso menor pois exintem mais pixels por polegada, mas porém com mais qualidade do que a de 640 x 480 com 72 DPI pq essa vai ocupar mais polegadas no papel devido a existencia de menos pixels por polegada.Isso se tratando de impressão...quando formos trabalhar com telas como por exemplo em monitores não existe a necessidade de cuidarmos muito a resolução de pixels por polegada pois pelo que li em uma revista o olho humano ve diferença de qualidade em fotografias que estejam abaixo de 72DPI, acima disto não é mais possivel ver diferença de resolução...se ela estiver com 72DPI ou 300DPI...o olho humano não vai captar(sentir) essa diferença...((não sei se esta informação é verdadeira ou não.))

bom não sei se entendi sua dúvida.... mai o que acontece primeiramente é que nenhuma camera fotografa em 300dpi... logo isso tem que ser feito no computador, um crop para impressão por exemplo

na verdade o que o olho humano capta não são os DPI mais a qualidade da foto

se eu pegar uma foto de studio muito bem preparada .... posso cropar em 72 dpi e em 300dpi que você não irá notar diferença, mais o que acontece é que geralmente se pegar uma fotografia mal tirada em baixa qualidade VGA (640x480) e cropar em 300 dpi concerteza irá ficar uma porcaria a qualidade dessa imagem

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.