Kenishi 0 Denunciar post Postado Janeiro 17, 2008 Estou estudando JAVA por uma apostila da Caelum, e segui bem até o capítulo de arrays, qdo o exercício pede que crie um array para referenciar a classe Funcionário, copiei o código abaixo, vocês podem me ajudar em como fazer essa referência de forma correta? a classe main está vazia. package TesteArray; class Funcionario { int codigo; String nome; String setor; double salario; } class Empresa{ String nome; Funcionario[] funcionarios = new Funcionario[10]; funcionarios[0] = new Funcionario(); ==> Pau de compilação (==><==) void escreve(){ System.out.println("\t FUNCIONARIO "); } } Como faço para conseguir acessar o funcionários[0].algumaCoisa dentro da classe Empresa????? Se retiro a linha funcionarios[0] = new Funcionario(); funciona, inclusive a referência feita no main ao método escreve. Obrigado pela ajuda. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Kandrade 7 Denunciar post Postado Janeiro 17, 2008 Nessa linha voce criou 10 objetos do tipo funcionario. Funcionario[] funcionarios = new Funcionario[10]; Para diferenciar os 10 objetos voce acessa os métodos e atributos da classe referenciando também o índice da variável funcionarios. Na main instancie empresa e faça isso: System.out.println(funcionarios[0].nome); Essa linha realmente está errada. Citar funcionarios[0] = new Funcionario(); ==> Pau de compilação (==><==) http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites