Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

mkboy

Cliente Experto X Desenvolvedor desorganizado

Recommended Posts

Ola amigos,Eu entrei em uma situação complicada.Eu fechei outro dia a criação de uma loja virtual em ASP, e entrei neste projeto com um amigo que ta cuidando da programação e eu vou cuidar do visual e navegação.Só que eu por falta de experiencia e por falta de organização, nao estipulei certos limites ao cliente.Pois nós combinamos a criação de uma loja por valor X, e agora o cara me liga dizendo que ta pensando em registrar dois dominios e usar a mesma loja em servidores diferentes e com nomes diferentes.Ou seja, ele vai levar 02 lojas pelo preço de uma!Eu não confirmei, estou a pensar, e não sei o que faço, pois não posso forçar muito esse, pois preciso muito deste projeto, não necessáriamente pelo valor que nao ficou muito alto pois estou dividindo com o amigo meu, mas sim, pois será um projeto legal para meu portifólio.Por favor, me deem um conselho de como proceder neste caso, e nos próximos prometo criar um contrato com o que o cliente terá direito e deixar bem claro que ele pagara pela criação de uma loja apenas. :( Moderador, por favor, não exclua este tópico caso esteja fora do assunto, preciso discutir isso com os colegas do ramo.Grato.Maikon

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

po cara, situação complicada...sei lá, é ruim fazer negócio sem contrato com pessoas que você não conhece direito, agora joga com ele, fala que o preço é de uma loja apenas e que se for pra instalar outra você cobra o dobro, ou estipula uma taxa de instalação da nova loja, sei lá, procura não sair perdendo não cara...eu sei como é isso...1,

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa cara ... que roubada hein ....Esses clientes são f....., eu tbm sofro muito com isso ... estou até pensando em fazer um curso sobre negociação pra não perder mais dinheiro, tempo e paciência.Bom, mas indo ao assunto .. você tem q ver o que esta no contrato .. .se você assinou um é claro .... se diz que é criação de uma loja virtual, não tem nem o que discutir ...Se não assinou nada .. sugiro que assine agora mesmo .... e esclareça os motivos para seu cliente.Agora se o cliente é do tipo ....eu quero .. quero .. e quero ..... o que você pode fazer pra não queimar seu filme é o segunte :1º - Explica pra ele todo o processo ....2º - Deixe claro que todo tipo de alteração na definição do projeto pode acarretar na revisão de prazo de entrega e consequentemento no preço determinado.3º - Vcs fecharam contrato pra um projeto .... ( cada proejto é diferente - em tese )4º - Documente tudo ... tudo mesmo .. se possível até grave a conversa cara .... , autentique, leve mais uma pessoa pra servir de testemunha ..... tem q se precaver de todas as formas5º - Se for mesmo fazer a parada - faça um contrato comolementar e coloque tudo que não colocou no primeiro.6º - Percebi através do seu relato que esse cara é meio espertinho, então ja defina em contrato o que é manutenção do site .... pra depois ele não bater na sua porta pedindo "CORTESIA" de novoSe ele quer a mesma loja .. .mesmo código .... mesmo layout ... mesmo tudo ..... apenas domínios diferentes .... acho que vale a pena fazer esse "CORTESIA", porém se ele quer que desenvolva um novo layout ou alguns recursos a mais, ou seja, qualquer coisa que faça que você preprograme ou reformule sua loja então você deve cobrar pelo serviço ... pois esta fora do que foi proposto inicialmente.S~e você abrir mão do que esta no contrato .... você dará motivos pra ele achar que você esta deseperado ou não é um profissional.Bom ... sei q é complicado pois na mesa de negociação ( do cliente ) é diferente .... da raiva ,,, nervo ... frio na barriga .. mas o bom senso e o documentado deve prevalecer .....Espero ter ajudado..... Boa Sorte .. Depois diga o que decidiu .... Falow ....[]'sFuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii :ph34r:

Compartilhar este post

Link para o post

ai cara... se o projeto for um só e ele quiser usar ele em dois sites diferentes naum tem o q você cobrar mais.... seria a mesma coisa q você comprar um projeto pronto, se voce quiser usar ele em dois sites seu você usa.... pelo menos na maioria dos q vendem você pode usar em quantos você quiser, mas se você tiver q fazer dois sites diferentes pra cada um q ele quiser eu aconselharia você a cobrar uma taxa a mais, naum o dobro se naum ficaria f***, pq você naum iria ter um trabalho dobrado e sim complementar um projeto q você ja tem... pensa nisso... o q vem primeiro é a vontade do cliente, pra quem ta começando as vezes vale a pena fazer um esforço a mais e pelo o q você disse q seria algo bom para o seu portifolio você deve estar no começo, se naum no começo mais um pouco adiantado.....sei la cara... pensa ai... essa é a minha ideia de ver....espero poder ter ajudadovalew...

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos,O meu problema ainda é que trabalho de dia e faço web a noite, e não dar tempo para pensar. Tenho que resolver isso esse ano. Vou comentar alguns trechos.

mcdq"ou estipula uma taxa de instalação da nova loja"

Amigo, essa dica foi uma luz, pois mesmo sendo um projeto, não posso facilitar e ele querer um monte de site, vou tentar passar uma teoria sobre a instalação, configuração de banco de dados do servidor e outras complicações e monstrar ´para o cliente que vai dar um trabalhao para instalar a loja no servidor, cujo valor estava incluso no preço cobrado na criação.

ricardovg"sem contrato""Se ele quer a mesma loja .. .mesmo código .... mesmo layout ... mesmo tudo ..... apenas domínios diferentes .... acho que vale a pena fazer esse "CORTESIA", "

Foi sem contrato, descuido e falta de tempo mesmo, tenho que ficar mais esperto e parar de confiar em clientes.Vou passar para ele então que para mesma loja com modificacao apenas do logotipo sem alteracao de cores, nem nada eu farei, mas estipularei uma taxa de instalação como o amigo sugeriu acima, assim ele ficara restrito a me medir outra e mais outra.pelo menos essa, a próxima serei mais precavido.

bigodaum"pra quem ta começando as vezes vale a pena fazer um esforço "

É verdade amigo, quando se trata de sites institucionais simples sou mais precavido, pois ja fiz vários, mas neste caso bobiei, mas terei que me esforçar e ter uma certa elasticidade, para garantir o projeto para meu portifolio. :mellow: Amigos, nestas tres respostas ja estou mais aliviado, e ja tenho alguns argumentos. Valeu.Espero mais comentários para formular o que vou propor para este cliente.

Compartilhar este post

Link para o post

Outro ponto que me deixa confuso.A loja estara toda no servidor, portanto qualquer um que acessar o ftp poderá copiar toda a loja, correto?E se posteriormente o cliente quiser a senha e login de FTP para que outra empresa faça manutenção, o que faço? O cliente poderá pedir para alguem copiar o codigo, e assim teriam o codigo e fariam o que quisesse!!!Como devo proceder para garantir que meu codigo nao seja usado por outra empresa?

Compartilhar este post

Link para o post

Registrar naum seria bom pq ele teria q gastar com cada um sistema q ele fizesse daí ele ía se perguntar: Cadê o lucro???O Melhor q você deveria ter feito é criar um contrato legal e mandar ele assinar antes de começar a fazer o sistema, e colocar uma cláusula dizendo q ele só pode usar uma cópia do seu sistema... caso ele usasse mais de uma cópia você poderia até processá-lo pois teria como provar... Eu tive uma experiência dessas... Fiz um mega portal pra uma cidade que tinha de tudo. Bate-papo, sistema de notícias e o principal: um sistema de listagem e busca dos estabelecimentos da cidade... cobrei R$10.000,00. ok, fiz tudinho bonitinho... o pagamento seria feito assim: ele me dava R$ 4.000,00 antes de eu fazer e o resto depois q eu terminasse e mostrasse o sistema... só q essa segunda parcela ele naum me deu e eu naum pude fazer nada pq naum tinha como comprovar q ele tinha me passado a perna... perdi R$6.000,00 de bobeira... portanto tudo q a gente puder fazer pra provar q o sistema é nosso deve ser feito... ou acaba acontecendo isso...OkZ?

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, tem que ter contrato pra essas coisas. Vai no INPI, registra a marca do seu sistema no Brasil e depois coloca isso no contrato. Uma marca não é cara, e considerando que muito do que se faz depois é reaproveitar um sistema antigo, uma só está bom (a marca pode ser bem abranjente, e o serviço pode ainda não ter sido criado). A pessoa assina concordando com a prestação de serviços, valores estipulados, e reconhece firma. Passe recibo do que receber e beleza...

Compartilhar este post

Link para o post

Olá MKBoy ....Não confia no cliente cara ....... pode te certeza .. que se fosse o inverso você ia assinar tanto pael... tanto papel que daria pra dar a volta no mundo....Bom quanto a proteçao do código .... a melhor forma é o contrato mesmo .... mas como programador você pode fazer algumas coisas que lhe auxiliam ... como por exemplo criar algum tipo de funçãi ... código interno que alert você, tipo uma função de copyright, mas algo que fique bem escondido .... sabe ... algo que só você entenda .... pode se usuar algum recurso assim ....tem o esquema de criptografia do código tmb ... em ASP mas aí não manjo nada ....Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii :ph34r:

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.